quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Minha experiência no Trem da Morte

Embarcamos as 18h00, como falei no post anterior, existem dois trens: o Expreso Oriental (o legítimo Trem da Morte) e o Ferrobús (versão mais moderna, que faz o mesmo percurso, em menos tempo e com mais conforto).


Os dias e horários de funcionamento, saindo de Puerto Quijarro são (atualizados em 02/08/2017):

Expreso Oriental: Terças, quintas e Domingos as 13h00 – B$ 70,00 (até Santa Cruz de la Sierra com aproximadamente 17 horas de viagem, descendo antes, em outra cidade, fica mais barato)

Ferrobús: Segundas, quartas e sextas as 18h00 – B$ 235,00 (até Santa Cruz de la Sierra com aproximadamente 13 horas de viagem, descendo antes, em outra cidade, fica mais barato)


“Dizem” que o Ferrobús (o que eu fui) é mais confortável, como não conheci o Expreso Oriental, então só posso falar de um deles, vamos lá:

A Estação Ferroviária fica localizada no vilarejo de Puerto Quijarro, na Bolívia, e não no Brasil como algumas pessoas acreditam. Para chegar em Puerto Quijarro, devemos cruzar a fronteira Brasil-Bolívia através de Corumbá, que fica no Mato Grosso do Sul. 

Divisa de Corumbá, ao fundo fica a Receita Federal onde tem o posto da PF para sair do país
A Polícia Federal funciona na divisa e só abre as 8h00, então, mesmo que você chegue cedo, não conseguirá a permissão para entrar no país (fato que não impede sua entrada). Após adquirir a permissão, você pode seguir caminhando até atravessar a fronteira, logo em seguida, do lado esquerdo, fica o setor de migração, onde você poderá pegar seu visto, não tem como não encontrar, pois verá de cara uma longa fila... Isso mesmo, fila! Leve uma caneta para preencher o formulário de migração, ou compre uma por lá, pois vendedoras de canetas não faltam por ali.

Na fila para a Migração
Depois de estar com o visto em mãos, guarde-o bem, e pegue um taxi ate a estação ferroviária. Os taxistas vão cobrar B$ 10,00 ou R$ 5,00 (por pessoa), mas se você pechinchar, conseguirá por B$ 5.00. Não estranhe se o carro não possuir cinto de segurança ou estiver meio sucateado, a maioria dos transportes de lá são assim. Ah... você vai respirar muita poeira durante o percurso... E vai sair da cidade com cheiro de terra!

dentro do taxi

A cadeira do motorista é bem diferente
Já na Estação, dirija-se ao guichê que vende os bilhetes, ele fecha para almoço a partir das 11h30, mas de vez em quando aparece um funcionário sorridente para atender, se você der sorte conseguirá comprar sua passagem nesse intervalo. A passagem possui descontos para pessoas acima de 60 anos e portadores de deficiência, é só apresentar o documento e pedir o desconto.

local que vende as passagens
Se estiver muito cedo e quiser circular pela cidade enquanto espera o horário da partida, você pode pedir para deixar suas malas na “bodega” da estação, assim você fica sem peso para carregar. A cidade é bem, bem, bem, bem, bem empoeirada, e talvez caminhar por suas ruas não seja uma das melhores opções. Os restaurantes são simples e a maioria deles vende frango (pollo), encontramos um porém que tinha uma excelente picanha.


Mas se você gosta de comprar, pode ir no shopping chinês e poderá desfrutar dos produtos isentos de impostos. Eu não fui, mas já ouvi falar que é o paraíso das compras.

O trem saiu no horário correto, as poltronas são confortáveis e você pode deitá-las para dormir. Na passagem não está incluída a refeição, mas você pode adquirir a “cena” (jantar) por B$ 20,00. Segure bem o prato para ele não derrapar da mesinha com o balançado do trem durante a refeição.

embarcando no Ferrobús



as mesinha para a "cena"

o jantar (cena)
Possui TV, e eu passei boa parte da viagem assistindo aos clipes de Enrique Iglesias...


Apesar do conforto das cadeiras, você irá chacoalhar bastante durante toda a viagem (me senti uma verdadeira vitamina de banana). Além das batidas nos trilhos, a buzina do trem é bem constante.

As portas dos vagões são bem duras, e para abri-las você deve puxar a maçaneta com um pouco de forca, por um grande espaço de tempo eu achei que elas estivessem trancadas, fato que fez com que eu só fosse no banheiro pela manhã... Ah, dê preferência para usar o banheiro quando o trem estiver parado, principalmente se você for homem (a não ser que tenha uma excelente mira).

Durante a noite eles apagam as luzes e você consegue dormir, mas se seu sono for leve, você irá acordar a cada parada, onde as luzes são acesas e sobem mais passageiros. A vista pelas janelas são de vilas e cidades humildes, e há muito lixo por todos os lados!

Bom, foi isso, não morri no Trem da Morte, mas se esse que peguei é o melhor, imagino que o outro realmente deve ser de morrer!

Nenhum comentário: