quarta-feira, 9 de agosto de 2017

10º Dia – Perdendo o Passaporte em La Paz (Bolívia)

Chegamos em La Paz as 5h30 diretamente de Uyuni, pelo ônibus da empresa Illimani, foi a noite inteira de viagem com muito frio. O ônibus oferece um cobertor, mesmo assim, ainda precisamos estar bem agasalhados. Tomamos um café com leite na Rodoviária, compramos a passagem para Copacabana (próximo destino) e fomos para o Hostal de táxi. 

Ficamos hospedados no Hostal Maya Inn, bem no centro, mesmo não estando no horário do checkin, eles nos receberam e já deixaram-nos usar o quarto. Foi ótimo, pois descansamos, tomamos um belo banho, tomamos café novamente e usamos a internet. 


Foi quando mainha deu falta de sua bolsa. Procuramos pelo quarto, nas malas, mochilas e nada! Ela acha que deve ter caído dentro do ônibus durante a noite. No “tira-e-põe” casaco, cobertor e luvas, mainha acha que foi em algum desses momentos que caiu sua bolsa. Nela constava: o passaporte, o visto com a permissão de entrada e saída da Bolívia, o voucher do hotel em Cusco e todos os seus dólares. 

Fomos até o terminal rodoviário para ver se alguém teria encontrado, mas foi sem sucesso, eles disseram que não encontram nada e talvez um “outro passageiro” tenha levado. Espero que tenha sido alguém que esteja precisando de dinheiro, levando em conta que tinha mais de mil dólares na bolsa (1 dólar = 6,95 bolivianos). 

Então fomos à Embaixada Brasileira que fica na Av. Arce. A viagem só não foi perdida porque a atendente, que não fala português, nos orientou a ir na Polícia Turística fazer um BO (Boletim de Ocorrências). 

Embaixada do Brasil, conforme o endereço

verdadeiro local da embaixada, atrás do outro

Fomos de ônibus, pois estamos “quase lisas”... kkkk Quando chegamos na Polícia Turística, eles nos mandaram procurar o setor de Migração, que ficava a umas 15 quadras de lá. Fomos a pé! 


Já na Migração da Bolívia, fomos atendidas super rápido! Como mainha estava com a identidade dela, bastou apresentá-la junto ao meu visto, falamos que entramos juntas na Bolívia e pronto! Ela recebeu um visto novo. 

Mas tivemos que retornar à Polícia Turística, pois tínhamos que fazer um BO pelo “extravio” do passaporte. A policial até que foi bem gentil e fez todo o BO, com um pouco de dificuldade, pois acho que computador era uma novidade para ela, mas conseguiu. No entanto, o general que assina o BO não estava e tivemos que esperar por quase duas horas sentadas lá, sem fazer nada. Enfim! Passamos a tarde toda para resolver isso... 

Então sigam as dicas: 

1 – Sempre guarde o visto em uma bolsa diferente da bolsa do passaporte 
2 – Leve sua identidade também (em outra bolsa) 
3 – Tire foto do seu visto 
4 – Guarde seu dinheiro em bolsas diferentes, nunca tudo em uma bolsa só 
5 – Nunca guarde seu casaco na mesma bolsa com seus documentos... kkkkkk 
6 – E a melhor: Caso você perca seu passaporte ou visto, e estiver em La Paz, procure diretamente o setor de migração que fica na Avenida Camacho próximo ao Mercado Modelo Camacho. Não procure a Embaixada do Brasil! 

Jantamos um Pique Macho e retornamos ao Hostal, ainda bem que estamos bem localizadas, pois amanhã vamos turistar “a pé”!

Pique Macho
Custos (valores na moeda boliviana, que para converter para o Real, basta dividir por 2,05): 

Táxi do terminal até o Hostal: B$ 20,00 
Táxi de volta para o terminal para ver se encontrava a bolsa: B$ 15,00 
Táxi de volta para o Hostal: B$ 20,00 
Táxi até a Embaixada do Brasil: B$ 15,00 
Cópia dos documentos para o BO: B$ 0,75 
Ônibus até a Polícia Turística: B$ 2,00 
Ônibus até o Hostal: B$ 2,00 
Jantar: B$ 65,00 
Hospedagem no Hostal Maya Inn com café da manhã: USD 13,00 (valor por pessoa em dólares para quarto duplo)

Nenhum comentário: