quarta-feira, 23 de agosto de 2017

24° Dia – Porto Velho (Rondônia)

Porto Velho é uma cidade nova, com pouco mais de 100 anos, ela foi fundada pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré. No entanto, ela só se tornou Capital em 1943, e era da Amazonas. Só em 1981 que Rondônia foi elevada a categoria de Estado (subdivisão). 


A cidade possui ruas largas, construções atuais, e um céu azul quase sem nuvens!


Passamos uma manhã bem tranqüila, de “pernas pra cima” assistindo televisão... Almoçamos um delicioso peixe ao molho de coco preparado pela Iris, e a tardinha, com o sol mais “frio”, fomos turistar!

A primeira parada foi na Capela de Santo Antônio de Pádua. Construída por padres Jesuítas em 1728 (antes mesmo de Porto Velho existir). A mesma foi incendiada pelos indígenas em 1942 e apenas em 1909 reiniciou sua construção, concluindo em junho de 1914. Hoje é um dos pontos turísticos da cidade.




Na frente da Capela está o monumento que marca o Marco Zero da cidade.



Em sua proximidade existe o Museu de arte indígena, que funciona diariamente das 10h as 16h.


Conhecemos também as três caixas d’água construídas em módulos metálicos (cartão postal da cidade). Também conhecidas como “As Três Marias”, elas foram trazidas dos Estados Unidos em 1910 e serviam para abastecer a cidade. Atualmente, a praça em que elas se encontram é ponto tradicional de eventos da cidade e possui Wifi livre!
olha eu aí: no pé da caixa do meio... para se ter uma ideia de seu tamanho



O Teatro Estadual Palácio das Artes, com capacidade para até 1100 pessoas, é o maior teatro da Região Norte, superando o Teatro Amazonas em Manaus.



Com o calor gostoso da cidade, não tinha nada melhor do que tomar um belo sorvete...


Fizemos algumas compras na farmácia (para não perder o costume) e retornamos pra casa.

Jantamos um maravilhoso creme de milho preparado carinhosamente por Ceiça terminamos a noite com belas lembranças de família, com histórias engraçadas e nostálgicas.

Custos:

Sorvete + água: R$ 14,00
Hospedagem + almoço + tour + jantar + carinho recebido: Não tem preço!

Nenhum comentário: