domingo, 6 de agosto de 2017

7º Dia – Feira de Tarabuco e Palacio de la Glorieta

Tarabuco é a capital da província Yamparaez, fica a 60km de Sucre e a 3.200m de altitude. Fizemos um bate e volta para lá, pois a feira dominical que comercializa produtos agrícolas e têxteis é bastante conhecida. O ônibus saiu as 8h30 e demorou uma hora e meia para chegar lá...

entrada de Tarabuco

Tarabuco

Confesso que fui com muita, muita, mas muita expectativa para lá, pois achei que iria encontrar algo de outro mundo, ou produtos super baratos... Enfim! O lugar parou no tempo! A maioria lá só fala o “quéchua” (dialeto de seus ancestrais), o povoado é simples, sem tecnologia e quente. Voltamos uns 60 anos... A feira vende uma variedade imensa de tecidos, bonecas, artesanatos, fogão, TV (daquelas de tubo) e até colchão (de palha, em camas com mola). Não podemos fotografar os bolivianos que estão naturalmente vestidos com suas roupas típicas, pois eles acham que a câmera irá “tomar a alma deles”.











O melhor do passeio foi o almoço no restaurante da empresa que fomos, acompanhado por uma apresentação de danças típicas que não chega aos pés do show que vimos na noite anterior.

Restaurante e Museu

banheiro masculino do restaurante (isso mesmo, sem porta)

banheiro feminino
De volta a Sucre, fomos ao Cemitério General, e não foi porque gosto não, lá também é um ponto de visitação da cidade. É muito bonito e limpo, e tem algo que chama muito a atenção: No túmulo das crianças possui vários brinquedos...





Saindo do cemitério, tomamos um ônibus para conhecer o curioso  de La PalacioGlorieta. Dentro não possui mais nenhuma mobília a não ser duas camas sem colchão, várias salas, muitas escadas e uma capela, também não possui guias, mas sua história é bem interessante: O Castelo nunca possuiu reis... o título de “Principado” foi dado pelo Papa Leon XVIII à Francisco Argandoña Revilla e Clotilde Urioste de Argandoña em 1898 simplesmente porque eles eram “caridosos”. Então, como receberam esse título, resolveram construir um castelo.

ida no ônibus lotado

ida no ônibus lotado

já chegando, com o ônibus vazio







torre da capela (réplica do Big ben)





Capela do Castelo

O Castelo hoje é ocupado por um colégio militar, mas vale a pena a visita. Retornamos de ônibus até o centro e caminhamos até o hostal para noite tranquila, afinal, viajaremos logo cedo ao nosso próximo destino: Potosí.

Custos (valores na moeda boliviana, que para converter para o Real, basta dividir por 2,05):

Viagem de Ida e volta à Tarabuco: B$ 40,00
Almoço com suco, sobremesa e apresentação de danças típicas em Tarabuco: B$ 48,00
Ônibus coletivo até o Palácio: B$ 3,00
Ingresso para entrar no Palácio de la Glorieta: B$ 10,00
Ônibus coletivo de volta do Palácio: B$ 3,00

Nenhum comentário: