segunda-feira, 25 de abril de 2022

Chichicastenango (Guatemala)

Localizada no estado de El Quiché, Chichicastenango é conhecida pelo seu grande mercado a céu aberto...

As ruas parecem verdadeiros formigueiros com pessoas circulando...  Lá vende desde roupas e sapatos velhos a uma imensa diversidade de artesanatos, tecidos coloridos, ervas, verduras, frutas e até animais...




Outra grande atração do lugar são os "xamãs" que ficam na frente das igrejas queimando incensos e invocando espíritos antigos... É que literalmente no meio de toda esss feira, estão duas igrejas, a de Santo Tomás, que foi construída pelos espanhóis em 1540 no topo de um antigo templo maia e vive cheia de mulheres vendendo flores ou xamãs queimando incenso.

Igreja de Santo Tomas




Igreja de Santo Tomás ao fundo


E a Igreja colonial do Calvário, bem menor, com um pequeno pátio na frente onde é comum ver mulheres e homens realizarem alguma cerimónia maia, depositando velas, milho ou incenso.

Igreja do Calvário ao fundo


Igreja do Calvário

Mas o que mais gostei da cidade foi o cemitério, claro! Depois de descer uma ladeira bastante íngreme eu já podia ver os túmulos pintados em cores vivas no topo de uma colina.

Cemitério ao fundo



Turisticamente conhecido, o cemitério Geral é composto por vários becos sem pavimentação cheios de tumbas coloridas das mais diferentes possíveis. 




















Depois caminhei mais um pouco e cheguei no Arco Gukumatz ou Arco da Serpente Emplumada, que foi construído em 1932 pelo arquiteto Quetzalteco Aniceto de León. Segundo a lenda, ele foi construído no mesmo lugar onde antigamente vivia uma serpente gigante que devorou um pobre homem, então, e em sua homenagem decidiram chamar ao arco Gukumatz que significa cobra.




Ah... Na hora da fome observei o que os locais comiam... Vi que pediam um caldo branco e colocavam uns salgadinhos dentro.



É atole, muito diferente do atole do México, é um caldo de milho com alguns grãos de feijão, o salgadinho é para dar crocância...

Enfim, uma manhã é mais que suficiente para visitar esse lugar, a não ser que seja uma pessoa muito consumista pois vai querer comprar tudo, daí necessita ficar o dia inteiro. 

Nenhum comentário: