Também conhecido como "Cristo de Copoya", esse monumento é um dos mais visitados por quem está em Tuxtla Gutiérrez.
Copoya é uma pequena cidade de origem Zoque que está localizada ao sul na região metropolitana de Tuxtla Gutiérrez, na planície das encostas do morro Mactumactzá (onde foi construído o Cristo).
![]() |
rua em obras para a semana santa |
O projeto do arquiteto Jaime Latapí López mede 64 metros de altura (48 metros + 16 metros de base). E é considerado o maior Cristo do mundo, maior inclusive que o do Rio de Janeiro (apesar de não parecer).
Curiosidade: A obra significa dois momentos da vida de Jesus Cristo, o primeiro sua crucificação e o segundo sua ressurreição. No fundo é um Cristo que abençoa todo o povo de Chiapas. Também é um Cristo sacerdotal porque está vestido. É um Cristo de luz porque a luz passa do sul para o norte e torna visível um perfil dourado e com raios que chegam à cidade. E também um Cristo universal de unidade entre todos os cristãos.
O revestimento da cruz é em aço inoxidável prateado e dourado e sua fundação é de concreto armado. Quanto à base, a forma piramidal revela parte da história pré-hispânica e sobretudo da mistura de cultura existente.
É realmente uma construção bem interessante... Além de que, de lá você pode ter uma bela vista de toda a cidade de Tuxtla Gutiérrez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário