terça-feira, 5 de abril de 2022

Cenote Suytun (Valladolid)

O que mais existe em toda península de Yucatan, são cenotes... dos mais variados possíveis!

Cenotes são cavernas inundadas em rochas calcárias formando reservatórios subterrâneos que concectam-se uns com outros... Na maioria, são nascentes de água... Acredita-se que para os Maias, eram portais sagrados através dos quais se comunicavam com os deuses da chuva e da criação. Por isso, constantemente atiravam como oferendas: humanos sacrificados, placas de ouro e tijelas com contas de jade nas profundezas dessas caverna.

Hoje, os cenotes provêm 95% da água potável para boa parte da população local e visitantes do mundo inteiro vão à Riviera Maia em Yucatán para se banhar e mergulhar neles. Se vai até Yucatan TEM que visitar algum cenote.

E existe um específico que é muito famoso por suas belas fotos divulgadas em toda Internet... É quando vemos que um bom marketing faz toda diferença!

Tudo começou quando recebi uma mensagem de Pedrito (um viajante espanhol que conheci quando estava em Bacalar). Ele estava voluntariando em Tulum e eu em Cancun que são relativamente próximos...

Pedrito e eu

Pois bem, ele me enviou uma mensagem dizendo "vamos a Valladolid conhecer o Cenote Suytun, o cenote mais bonito de todo o México, eu reservo um hotel pra gente e saímos cedinho pra lá..."

Bem, com uma proposta dessas, não tem como negar né? Fomos!

Pegamos um ônibus de Cancún até Valladolid (quase 3 horas de viagem) e ao chegar na cidade pegamos um táxi até o Cenote (15 minutos)...



Por culpa do turismo, do Instagram e da moda, o lugar cobra uma entrada que pra mim é relativamente cara para o que ele oferece...




É que na verdade, o cenote está dentro de uma gruta, com uma pequena abertura na superfície que permite a penetração da luz solar... e isso sim, rende belas fotos...




Para melhorar o espetáculo, uma plataforma de pedra foi construída no centro do cenote, e para tomar uma foto ali tem que aguardar numa fila... Sim, o dono de lá deve estar rico!








A água estava muito fria e tinha uns peixes que me davam agonia... E também não era permitido nadar sem coletes, fato que fez com que ficássemos pouquíssimo tempo.




Voltamos para a cidade que estava com um calor infernal, comemos pizza e tomamos o ônibus de volta... hahaha

Ou seja... Muito gasto desnecessário para "uma foto"... Com certeza seria mais atrativo passar um dia em um barzinho na praia escutando música.

Nenhum comentário: