Meu vôo saiu as 7h da manhã de Cancún até o aeroporto de Tuxtla Gutiérrez, Capital do estado de Chiapas. Durou menos de 2 horas...
O aeroporto fica em uma zona distante da cidade, arrodeada de montanhas e sem nenhuma opção de transporte público, apenas táxi...
Como meu próximo voluntariado só ia começar em 2 dias e eu estava com bastante tempo livre para desfrutar, tomei um táxi para uma cidade chamada Chiapa de Corzo, considerada uma das cidades mais antigas do continente americano, desde que foi fundada em março de 1528.
Chiapas de Corzo foi inicialmente habitada por espanhóis, mas, devido ao clima quente da região, eles migraram para San Cristóbal de las Casas, e desta forma, Chiapa foi habitada em seus primórdios pelos frades dominicanos e pelos indígenas da região, pelo qual foi chamado de "Chiapa de los Indios". Depois seu nome foi alterado em homenagem a Don Ángel Albino Corzo, um proeminente político liberal de Chiapas.
Sua beleza arquitetônica é baseada nos estilos barroco, exemplo disso é a Fuente de la Pila localizada na praça principal, que, inspirada nos estilos árabes foi feita exclusivamente de tijolos.
![]() |
Fuente de la Pila |
Esta cidade conquista os viajantes por suas belas construções e uma grande variedade de artesanatos...
No entanto, sua maior atração é uma das maravilhas naturais mais impressionantes de todo o México: o Cañón del Sumidero.
O Cañón del Sumidero é uma falha geológica com uma altura de mais de 1.000 metros acima do nível do mar, se estende por cerca de 32 quilômetros acima do rio Grijalva e possui uma profundidade superior a 250 metros.
O passeio é feito em uma jangada motorizada na qual vamos com outras 30 pessoas em baixo de um sol de lascar...
Em 2007, o lugar foi classificado como uma das 13 Maravilhas Naturais do México, mas muitos a nomeiam como uma das Sete Novas Maravilhas Naturais...
Ao longo do passeio podemos observar suas paredes quase verticais, algumas cavernas e cachoeiras. Suas paredes, que chegam a mais de 1 km de altura, tornaram-se uma paisagem realmente impressionante...
O lugar também abriga uma grande variedade de animais como crocodilos, macacos-aranha, garças e pelicanos.
Em uma das paredes existe uma formação calcária de 750 m de altura que foi criada por uma cachoeira... Toda coberta de musgo se parece com uma grande árvore de natal.
O barco faz uma parada de alguns segundos no "portão do cânion", lugar no qual aparece no brasão do estado de Chiapas, para que todos possam tirar sua foto.
Dentro da área também está a hidrelétrica de Chicoasén, uma das maiores obras mexicanas de engenharia hidráulica, com um reservatório de 32 quilômetros de extensão que cobre todo o cânion.
Ah... também tem um barco no meio do rio que vende água, refrigerantes, cervejas e salgadinhos... Bem interessante!
Depois do passeio almocei bem relaxada, sem pressa e depois peguei uma van até Tuxtla Gutiérrez... Olha que engenhosidade a forma de abrir a porta da Van.
Nenhum comentário:
Postar um comentário