Localizado a 15 minutos das Cachoeiras de El Chiflón, está esse paraíso...
Chucumaltik é uma cratera de 200 metros de diâmetro e quase 80m de profundidade, coroado pela folhagem verde de árvores da região... Suas águas cristalinas permitem uma visibilidade incrível de sua profundeza.
Chamam-no de Cenote porque alguns acreditam ser uma nascente, no entanto, outras pessoas acreditam ser um vulcão desativado que se encheu com água de chuvas, pois existem em suas profundezas várias chaminés de enxofre, além de que a temperatura dele é sempre 23 e 24 graus, muito diferente das águas geladas dos outros cenotes.
O lugar é perfeito para nadar, mergulhar, saltar ou até mesmo passar o dia inteiro na beirada apenas admirando sua beleza.
No fundo há árvores petrificadas, depósitos de quartzo, um altar construído para Nossa Senhora das Dores, cavernas e estalagmites de algas. Mas precisa estar com equipamentos de mergulho ou muito fôlego para vê-los.
Foi outro lugar incrível que passamos todo o dia. Enquanto os turistas vinham e iam, desfrutando por 1 hora em média, a gente nadava, mergulava, flutava...
Pulamos para fazer vídeos, tiramos selfies, observamos os turistas saltando de uma altura de 8 a 15 metros, até cochilamos...
E por um bom momento tivemos essa preciosidade exclusiva, SEM MAIS NINGUÉM!
Só fomos embora porque já ia escurecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário