Escolhi San Cristóbal de las Casas para ser meu último destino no México exatamente por sua proximidade com a fronteira da Guatemala, pois coloquei na minha meta deste ano conhecer os países da América Central.
Existem várias formas de cruzar a fronteira por aqui, pode ser de ônibus, caminhando, de carona ou contratando uma agência de turismo que faz a travessia passando pela migração, e garantindo sua chegada até a cidade de destino escolhida. Essa última custa um pouco mais caro, no entanto, pela segurança e comodidade, escolhi ela.
Fui com mais dois amigos da Espanha (Boni e Benjamim), contratamos o serviço que sai da cidade de San Cristóbal de las Casas no México e leva até a uma cidade (de sua escolha) na Guatemala.
![]() |
Benja, Boni e eu |
A van leva até 15 pessoas e passa recolhendo os viajantes as 7h da manhã... Faz uma pausa de 20 minutos ainda no lado mexicano para que possamos tomar um café da manhã mais reforçado e depois segue viagem.
São mais ou menos 3 horas até chegar na cidade de Cuauhtémoc, a última cidade mexicana antes da fronteira nela carimbados o passaporte com a saída do país.
Depois seguimos um pouco mais até a "zona livre" onde a van estaciona... Nesse momento, já em terras guatemaltecas, em uma cidade chamada La Mesilla, temos que ir caminhando até o setor de migração para carimbar o passaporte com a permissão de entrada na Guatemala.
Para brasileiros não é necessário visto de entrada, apenas o passaporte com validade superior a 6 meses. Existe um Acordo Centro-Americano de livre mobilidade entre os quatro países (Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua) que permite o trânsito entre com um único período de validade. Dessa maneira, a "permissão" (o visto) é o mesmo para todos, e a validade também. Me deram 90 dias.
Depois de todos já autorizados a entrar no país, seguimos em uma nova van, cada um para sua cidade de destino escolhida.
Como escolhemos a cidade de Antigua, ainda tivemos outra troca de van. Ao final chegamos quase as 23h no destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário