A programação da jornada aqui começa diariamente às 9h com atividades de catequese em vários idiomas separados por setores. Mas como estamos hospedados em um hotel um pouco afastado, o horário mais cedo que conseguimos chegar na cidade é as 10h30. A maioria das lojas aqui funciona das 10h às 20h.
A cidade está lotada de peregrinos do mundo inteiro, só do Brasil tem mais de 13 mil. Nossa primeira visita do dia foi para a Basílica da Divina Misericórdia.
Construída nos anos 1999-2002, seu formato lembra uma nave e uma arca da aliança contemporânea, dentro da qual encontram a salvação todos aqueles que confiam na Divina Misericórdia.
Um papel enorme na propagação deste lugar foi desempenhado por João Paulo II, quando em 17 de agosto de 2002 consagrou a nova basílica.
Tinha muita gente, muita gente mesmo! O transito estava interditado e fizeram um esquema especial de visitação do lugar para que todos pudessem pelo menos entrar...
A poucos metros está o complexo conventual, que foi criado no final do século XIX e durante a ocupação alemã, as freiras ajudaram os expatriados conduzindo cursos clandestinos, ações benéficas e cozinha para os pobres. Em 1962, as autoridades comunistas tiraram da Congregação o estabelecimento educativo e a maior parte da propriedade. Em 1989, as autoridades do estado devolveram às freiras o estabelecimento. Hoje em dia ele leva o nome de Centro Educativo de Juventude de Irmã Faustina. Lá também está a Capela da Divina Misericórdia em Lagiewniki.
É impressionante a quantidade de jovens do mundo inteiro cantando em procissão rumo aos lugares santos.
Saímos de lá e pegamos o bonde até o centro da cidade onde almoçamos num restaurante polonês. A comida estava deliciosa.
Depois do almoço caminhamos mais alguns km até chegar à área destinada a Cerimônia de Acolhida ao Santo Padre (o Papa). O local é numa área aberta dividida por setores e cores. Foi divulgado que havia 600 mil pessoas de 189 países, a maioria era de jovens e adolescentes.
Do setor que estávamos (que ficava praticamente no meio de tudo), dava para ver o palco bem distante, com uma visão melhor através dos telões. Havia transmissão simultânea de tudo através de canais de rádio e deu para ouvir em tempo real pelo celular.
O Papa passou pelas ruas da cidade até chegar no campo onde o aguardávamos...
A palavra dele para os jovens foi linda! Dizendo que fica muito triste ao ver jovens que se aposentam aos 25 anos, ou que buscam adrenalinas passageiras.
Havia uma enorme estrutura com banheiros, os mictórios masculinos ficavam no meio...
A palavra dele para os jovens foi linda! Dizendo que fica muito triste ao ver jovens que se aposentam aos 25 anos, ou que buscam adrenalinas passageiras.
Havia uma enorme estrutura com banheiros, os mictórios masculinos ficavam no meio...
A cidade estava fervendo de gente. Ainda paramos em um dos palcos (de vários espalhados) e assistimos um show no “Halleluya Festival” (é nesse palco que a comunidade Católica Shalom se apresenta). É incrível a animação dos jovens assistindo o show cantando, dançando e ao mesmo tempo rezando.
Nenhuma linha de trem ou ônibus funcionava pelas proximidades do centro da cidade, então pegamos um táxi até o ponto de encontro onde fica o ônibus que nos leva de volta ao hotel. Porém, nem todos conseguiram se comunicar e chegar tão rápido ao ponto de encontro, atrasando nossa saída para quase uma hora da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário