Desde que marcamos nossa viagem juntos, combinamos de tentar desbravar o máximo das maravilhas de cada lugar sem que ficasse exaustivo.
Provence é uma região da França que faz fronteira com a Itália e fica na costa do Mar Mediterrâneo, é conhecida pela diversidade das suas paisagens, que vão desde os Alpes e das planícies de Camargue até vinhedos, oliveiras, florestas de pinheiros e campos de lavanda. Se fossemos conhecer cada um desses lugares por conta própria, íamos necesitar o dobro do tempo. Então, como teríamos poucos dias e não falamos francês, achamos melhor contratar um tour.
![]() |
Doubleday e eu |
Conseguimos visitar "o melhor da Provence" em apenas um dia, com direito a guia e transporte confortável. Contratamos o pacote quando ainda estávamos no Brasil, pela Explora Turismo.
Uma van nos buscou as 9h, o dia estava lindo, sem chuva e não muito frio.
A primeira parada foi na famosa Fontaine de Vaucluse que é uma nascente de água localizada no sul da França. É considerada uma das nascentes mais poderosas da Europa, pois produz em média cerca de 630 milhões de litros de água por dia.
A nascente está localizada em uma caverna no pé do Mont Ventoux e a água que emerge da Fontaine vem das montanhas circundantes sendo filtrada através de rochas calcárias antes de emergir na superfície. A melhor água da França até agora, pois todas tem um gosto salobra (até as de garrafa que vende no supermercado).
Seguimos o tour passando por várias cidades e vilarejos:
- Gordes (listada como "uma das vilas mais bonitas da França"), é uma pequena cidade histórica, a mesma está situada em uma colina íngreme, com vista para o vale do Luberon e é considerada uma das mais belas cidades da região.
Gordes é famosa por suas casas de pedra, que são construídas em terraços e dispostas em círculos concêntricos ao redor do castelo medieval que fica no topo da colina. O castelo, que data do século XI, é um dos principais pontos turísticos da cidade.
- Roussillon é uma charmosa vila conhecida como o "Colorado Provençal", possuu impressionantes formações rochosas e falésias de ocre vermelho que criam um ambiente mágico.
A história de Roussillon remonta a tempos antigos, tendo sido habitada desde a Idade do Bronze. Conhecida pela extração de ocre vermelho, a cidade possui pitorescas ruas de paralelepípedos entre casas com tons vermelhos e pastel. Lá, a parada foi mais demorada, o que deu tempo almoçar e visitar um cemitério.
![]() |
Cemitério de Roussillon |
Passamos por Saint-Paul-de-Mausole, uma instituição psiquiátrica em Saint-Rémy-de-Provence, onde o pintor Van Gogh viveu e criou muitas de suas obras famosas enquanto estava lá. Pude conhecer um pouco sobre a vida e pinturas de Van Gogh através das apaixonantes palavras do guia Nico que era um grande apreciador do falecido artista.
Caminhamos pelas ruínas da cidade romana de Glanum e seguimos para o próximo destino.
Fomos para Les-Baux-de-Provence, uma pequena aldeia medieval super preservada, com suas lojas turísticas em estreitas ruas que levam a um grande castelo. Lá pudemos caminhar, tomar sorvete de lavanda e ainda apreciar vistas deslumbrantes.
Antes de regressar à Avingnon (onde estamos hospedados), encerramos o tour com a famosa Pont du Gard, que é um dos mais bem preservados aquedutos romanos do mundo e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ele foi construído no século I d.C. para transportar água doce de uma nascente na região de Uzès para a cidade de Nîmes, a cerca de 25 km de distância. O aqueduto tem uma altura de cerca de 50 metros e se estende por mais de 275 metros, atravessando o rio Gardon em três níveis de arcos.
![]() |
Eu e Doubleday |
Foi um passeio realmente incrível e eu amei cada lugar visitado.
No final do tour, o guia foi tão legal que nos deixou bem no centro de Avingnon, onde pudemos disfrutar um pouco mais. E como ainda teremos outra noite aqui, os detalhes dessa cidade eu deixarei para a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário