sábado, 27 de maio de 2023

Castrojeriz (Espanha)

Há uns 40km de Burgos, Castrojeriz é uma pequena joia localizada na região de Castilla e Leon (norte da Espanha). Embora seja uma cidade pequena, com uma população que mal ultrapassa os 800 habitantes, ela desempenha um papel significativo para os peregrinos que percorrem o Caminho Francês, uma das rotas mais tradicionais e populares do Caminho de Santiago.




peregrinos do Caminho de Santiago

A cidade está situada em uma colina, o que lhe confere uma vista panorâmica dos campos. A sua rua principal se estende por cerca de um quilômetro e meio e cruza toda a cidade rodeada de construções históricas.













Castrojeriz tem uma história que remonta aos tempos romanos e visigodos, mas foi na Idade Média que a cidade realmente se tornou um importante ponto de parada para os peregrinos no Caminho de Santiago, fazendo com que fossem construídas igrejas, albergues, mosteiros e hospitais para atender os peregrinos, muitos dos quais ainda existem hoje.


É impossível chegar na cidade e não notar as ruínas de um Castelo (Castrillo de Murcia) que domina a paisagem do alto de uma colina. Embora hoje restem apenas ruínas, o castelo já foi uma fortaleza estratégica importante na defesa da região.















O cemitério fica um pouco afastado, mas claro que eu não ia deixar de visitá-lo.




No entanto, não foi a história da cidade que me fez chegar até ela... Eu fui para voluntariar em um albergue turístico para peregrinos. Meu trabalho consistia em servir o café da manhã e o jantar (5 horas por dia) e em troca recebi a hospedagem em um quarto privado, 2 folgas semanais, todas as refeições, vinho e picolé a vontade.







Foram 15 dias vivendo em um lugar onde fui recebida como se fosse da família... Conheci pessoas maravilhosas, tive noites divertidas e pude fazer boas amizades. Ainda fui convidada à voltar na próxima temporada que será em setembro, dessa vez para trabalhar e receber o pagamento em Euro, além de todas as outras coisas que já recebi como voluntária. Com certeza esse lugar mudará pra sempre o rumo de minha viagem.

José, Belén e eu

eu e Belén (dona do Albergue)

eu, José, Belén, Sandra e José Maria

Andrés (atrás), Gabriel, eu e Paty

***

Assista aqui os stories que publiquei no meu Instagram nessa viagem que conta algumas curiosidades sobre meu voluntariado e o Caminho de Santiago: Veja aqui

Nenhum comentário: