Cada vez mais minha vida de viajante me faz viver coisas imensuráveis...
Eu não sei se deveria estar me surpreendendo com isso, mas é que por vezes nem acredito nas coisas que acontece. É como se eu estivesse vivendo dentro de um romance desses de banca de revistas em que tudo é bonito e incrível.
Vou tentar por em linhas a magia do último acontecimento. Mas para isso, terei que voltar alguns anos, lá em 2021 quando eu estava voluntariando em Barreirinhas (cidade localizada no estado do Maranhão - Brasil).
Passei 1 mês nesse voluntariado e como sempre, conheci e convivi com outros voluntários. Um deles foi Allen, o americano. Depois que terminamos nosso voluntariado viajamos juntos para Atins e em seguida fomos a São Luis, onde depois de algumas semanas bem divertidas cada um seguiu um rumo diferente...
Após eu criar minha conta no Instagram, pudemos acompanhar um pouco onde cada um estava "pelo mundo"... E quando eu disse a ele que ia para a Europa, ele me disse que estava morando em Madrid, e foi exatamente assim que apareceu a oportunidade de nos encontrarmos outra vez.
![]() |
Allen e eu |
Eu tinha 4 noites antes de começar meu próximo voluntariado e ele fez questão de me receber. Me buscou na estação de trem, me disponibilizou seu quarto onde morava com outros estudantes (indo dormir na casa da namorada para que eu pudesse ficar mais a vontade), e me levou em um bar brasileiro com direito a coxinha, guaraná e música ao vivo (em português)
![]() |
Isela, Allen e eu |
![]() |
a dona do bar |
![]() |
meu presente |
E além dessa recepção maravilhosa, eu tive a oportunidade de disfrutar de lugares lindos enquanto batia perna, pois ele mora bem pertinho da Catedral.
Madrid é a segunda maior cidade da União Europeia e Capital da Espanha. Um lugar que une história com modernidade... Estava fazendo entre 10º e 15º o que é congelante para uma nordestina que nem eu...
Em minhas andanças eu pude passar por lugares incríveis, inclusive a Casa da Moeda que me fez lembrar da série La Casa de Papel (que amei assistir)... Mas só depois, percebendo diferença na arquitetura do edifício que eu admirava com o da série, foi que eu descobri que "o real lugar" das gravações foi outro, em uma universidade um pouco mais distante de onde eu estava. Mas valeu a pena o registro, quem sabe em outra visita, conheço o real lugar das gravações.
Entrei em supermercados para circular todas as gôndolas e ver coisas diferentes das nossas (adoro fazer isso)...
Depois caminhei bastante, admirando tudo antigo, conservado e limpo. O tempo passou tão rápido que nem me dei conta quando meu celular descarregou, e sem o carregador comigo posso afirmar que as belas imagens desse dia ficaram registradas apenas na minha lembrança...
No dia seguinte o tour foi "um pouco" diferente...
Como eu cheguei na semana de comemoração do Padroeiro: São Isidro (que é comemorado nas proximidades do dia 15 de maio, seu dia), a cidade estava bem movimentada e com várias atrações como vários shows, romarias, feiras e atividades, inclusive uma que fiz questão de ir: uma visita guiada ao imenso cemitério de San Isidro com direito a entrar em alguns mausoléus.
![]() |
coube 40 pessoas dentro desse |
![]() |
possuem obras de artes lindas feitas por renomados arquitetos |
Depois da visita ao cemitério, ainda excitada com todas as curiosidades e a imensidão de tudo, decidi seguir caminhando pela feira com várias barraquinhas de artesanatos, produtos locais e comida de rua...
Na semana da comemoração, é tradicional o costume de comer as "rosquillas". São rosquinhas, tipo donuts, e vende em todas as padarias e barraquinhas durante a festa.
Curiosidade: Reza a lenda que San Isidro possuía o dom de encontrar água facilmente, e por este motivo, a celebração das festas tem como tema a relação com a água. Muitos fiéis bebem a "água do santo" que brota de uma fonte situada junto à Ermida de San Isidro. Eles acreditam a água que sai dessa nascente é milagrosa pois ela flui de uma rocha por onde o santo fez uma abertura com o bastão que conduzia os bois em uma época de seca.
Foi muito legal transitar pela feira, experimentar algumas comidas, ver algumas bem exóticas... E o melhor de tudo: me sentir segura em caminhar sozinha pelas ruas.
Madrid é linda e as pessoas são simpáticas, com certeza quero voltar para vislumbrar um pouco mais desse lugar...
Meu destino agora será conhecer outro lugar, no norte da Espanha, onde passarei 2 semanas como voluntária... E assim vou, de trem até Burgos.
***
Assista aqui os stories que publiquei no meu Instagram nessa viagem: Eu em Madrid
Nenhum comentário:
Postar um comentário