Meu voluntariado fica a 1 hora de distância da cidade de Burgos (indo de ônibus), então aproveitei meu dia de folga para ir...
Ah, que cidade encantadora!
Assim que cheguei fui logo atraída pela Catedral, não é à toa que ela é Patrimônio Mundial da UNESCO. É gótica e simplesmente imponente!
Eu passei um bom tempo admirando suas torres e arcos esculpidos com tanto cuidado. Entrei e achei curioso o fato de possuir um monte de capelas dentro dela. São mais de 15, cada uma com seu próprio santo, riqueza de detalhes e com horários de missas diferentes.
Curiosidade: Cada capela foi construída por uma família nobre ou por devotos que queriam ter seu próprio espaço de oração dentro da catedral.
Agora, uma das coisas mais interessantes que eu encontrei dentro da Catedral foi o "Papamoscas". Ele está localizado bem no alto, perto do relógio da catedral, e aposto que muita gente passa despercebido por ele...
Trata-se de uma figura que representa um homem com uma mandíbula que se abre e fecha a cada hora, sincronizada com o badalar do sino. Quando o sino toca, ele abre a boca, como se estivesse engolindo o tempo, daí o nome "Papamoscas", que significa "come-moscas".
Saindo da Catedral, eu caminhei pelas ruas de pedra do centro histórico, com casarões antigos, estátuas de bronze, pracinhas acolhedoras e muitos bares de tapas onde você pode experimentar um pouco da gastronomia local. Inclusive, fiquei um bom tempo tomando vinho em um deles enquanto admirava a vista.
Apesar de turística e passagem obrigatória de muitos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, a cidade não tem aquela agitação das grandes metrópoles, possui uma atmosfera tranquila e amigável com pessoas calorosas e acolhedoras.
Tive a sorte de caminhar por uma rua encantadora entre a parte antiga e a mais moderna...
Essa rua, ampla e rodeada por árvores, tinha uma vibe alegre cheia de bares, mas com aquele toque especial de tranquilidade que parece estar presente em todos os cantos de Burgos.
Meu tempo foi curto, mas saí de lá com a certeza de que é uma cidade que oferece tanto a grandiosidade do passado quanto a serenidade e o conforto da vida moderna. Se eu tiver a chance, certamente voltarei para descobrir ainda mais sobre esse lugar cheio de histórias e belezas escondidas.
***
Assista aqui os stories que publiquei no meu Instagram nessa viagem:
Eu em Burgos