terça-feira, 1 de março de 2022

O Carnaval de Mazatlán (México)

O Carnaval de Mazatlán é considerado o terceiro maior carnaval do mundo, no entanto não chega nem a 1% do nosso carnaval no Brasil, principalmente o de Olinda com seus mais de 30 dias de comemoração.... 

Massssss, como eu já estava sentindo uma falta danado de carnaval,  e estava aqui no México, fui conhecer, claro!

Boa parte dos festejos são realizados no "Malecon" (orla)...




Logo cedo as ruas são lavadas, isso mesmo: lavadas!



Existem barracas de comida (das mais variadas), cervejas, drinks e jogos de azar, artistas de rua, venda de adereços... Eu achei muuuuito parecido com nossas festas de padroeiro.















Os copos já ficam com gelo e tequila, e não derrete










Ah... também tem uns malucos pulando das pedras...


Já a abertura do carnaval acontece com uma queima de fogos...



Sofia e eu







Em alguns lugares fechados, como o estádio por exemplo, acontece a premiação do Rei e da Rainha do Carnaval... Daí, tanto no domingo quanto na terça-feira acontecem os desfiles com os ganhadores, bem como os patrocinadores do evento e de vários carros alegóricos na orla... E se você quiser ter uma boa visão de tudo,  deverá chegar cedo com sua cadeira e pegar um bom lugar.






Os carros dos patrocinadores passam distribuindo brindes e doces... Vai um atrás do outro, cada um com uma música diferente, uma misturada só!











Eu coloquei os vídeos de uma forma bem resumida na minha página do YouTube para quem quiser ver.


Já quando está a noite, começa o desfile dos carros alegóricos... Todos muito bonitos, cada um com um tema diferente, uma música nada a ver com o tema e grupos de dançarinos sem nenhuma sincronização... Foi muito divertido assistir isso!










































Já em um trecho específico da orla (assim como no Marco Zero em Recife) são montados vários palcos onde tocam as mais variadas bandas e com estilos musicais completamente  diferentes, inclusive DJs. Foi o lugar que mais gostei!










Sofia, Javier e eu









Enquanto isso, os bares e restaurantes da "Plazuela Machado" (praça localizada na rua detrás de onde ficamos). apresentam uma grande variedade de atrações....



Ah... durante o período das festividades, os órgãos públicos e escolas param as atividades para que todos possam ser varridos pelo espírito carnavalesco, pois os moradores dizem que o carnaval já faz parte do seu DNA e corre nas suas veias. Alguma semelhança com o Brasil?!

AMEI!

Nenhum comentário: