segunda-feira, 7 de março de 2022

Chetumal (México)

Levei quase 24 horas de viagem desde a Cidade do México até a capital do estado de Quintana Roo... Apesar de longa, a viagem até que foi confortável, pude assistir boa parte da segunda temporada de "Oscuro Deseo", dormir e ver belas paisagens enquanto atravessávamos 4 estados até chegar em Chetumal.


A cidade não oferece muita opção de transporte público... Na verdade existem uns "motocarros" e umas vans que circulam por lá "recolhendo" os passageiros, até os táxis trabalham com lotação (onde cabe gente, eles vão parando e enchendo o carro)... Era 10h da manhã e eu inventei de ir caminhando da rodoviária até o Hostel... Pois pelo Google Maps estava bem pertinho. Foi minha pior escolha!

O problema é que a cidade é uma mistura dos climas de Pombal (PB) × Cuiabá (MT) × Boa Vista (RR)... Cada passo que eu dava era como se eu tivesse dissolvendo...

A única vantagem foi que no meio do caminho passei pelo cemitério da cidade, e claro, entrei!





Depois fui até o Mercado para almoçar e descansar um pouco do calor... Pedi um prato de fígado acebolado que estava muito gostoso... 

Diferente do PF (Prato Feito) brasileiro, este veio com 3 pedaços de carne (no Brasil são 2), bem pouco arroz (no Brasil vem mais da metade do prato com arroz), o feijão estava liquidificado (fato impossível no Brasil, porém muito comum aqui no México) e a única salada que veio foi o abacate (pois eles comem abacate com tudo, já no Brasil seria nossa tão gostosa farofa).


Ah... E claro: tortilhas,  sal, limão e molho de pimenta para acompanhar...

acompanhamento típico mexicano

Cheguei no Hostel e fui direto tomar um banho daqueles de mais de uma hora até me recompor... E só saí de lá quando o sol já estava se pondo.

Conhecida como o lugar onde "inicia o México", Chetumal é uma cidade comum que não tem muito a oferecer... Sua orla até que é bonita, com esculturas e uma linda vista do mar e do pôr do sol.













Perto da orla havia um parque de diversão, barracas de comidas e muita, muita criança... Já estava me dando agonia.





Então eu fiz um pequeno tour turístico em uma jardineira...



Depois eu comi um "Dorielotes" (milho, creme de leite e queijo ralado dentro de um pacote de doritos). SIM, isso é mais comum por aqui do que você imagina...

dorielotes


Depois regressei correndo para o ar condicionado do Hostel... hahaha

temperatura da cidade as 20h

No dia seguinte fui até Santa Elena, que está no estado de Cayo no país de Belize (em espanhol: Belice).

Você não leu errado, é realmente outro país! Há 10km de Chetumal, está a fronteira de Belize, um país de língua inglesa que eu nem sabia que existia, inclusive possui a "zona livre" com o México (assim como o Paraguai - Foz do Iguaçu), onde cruzamos uma ponte e temos acesso a uma centena de lojas, na maioria de produtos chineses e perfumes com preços extremamente baratos, achei muito parecido com a cidade de Lethen na Guiana Inglesa que faz fronteira com Roraima no Brasil (tenho uma postagem aqui no blog de quando fui).

Setor de migração México-Belize


cruzando a ponte que liga os 2 países


loja de bugigangas chinesas

Depois de algumas voltas pelo lugar sem me interessar por absolutamente nada, regressei à Chetumal. 

Almocei no "El Taco Loco", indicação de meu novo amigo mexicano Roberto, que me disse que era a única coisa boa de Chetumal... Comi tacos de frutos do mar e me surpreendi, realmente são deliciosos!!!

Restaurante El Taco Loco


Tacos de polvo e de camarão

Taco de peixe

De bucho cheio, saí correndo da cidade... kkkk 

Ah... Por ser a entrada da grande "Costa Maya", muitos turistas buscam Chetumal como ponto de apoio para visitar os sítios arqueológicos que estão a poucos km da cidade, localizado em meio à selva... Mas com o calor desgraçado que estava fazendo eu nem me empolguei pra conhecer

Rumo ao próximo destino! 

Nenhum comentário: