sábado, 19 de março de 2022

Bacalar (México)

Apesar de não ser o lugar mais bonito que visitei aqui  o México, pois Mazatlán ainda está em 1° lugar da minha lista, Bacalar foi o lugar que mais gostei (até agora).



Trata-se de uma pequena cidade localizada no estado de Quintana Roo e não muito divulgada (ainda)... Um lugar paradisíaco com várias construções em andamento... E uma das belezas naturais mais encantadoras que já vi em toda a minha viagem, a "Laguna de los 7 colores"














A lagoa tem esse nome por causa das diferentes tonalidades da água devido a profundidade de cada local, sendo mais claras nos lugares rasos e mais escuras nos lugares mais profundos.

diferença notória da cor na divisa com o cenote negro


O número 7 se refere aos 7 "cenotes", que são nascentes, onde juntos formam a grande lagoa. Cada cenote possui uma profundidade diferente, alguns chegando a ultrapassar os 90 metros de profundidade tornando a vista da água super escura.








A lagoa é rodeada de uma vegetação exuberante e muitos manguezais... Há alguns poucos espaços públicos com acesso a lagoa, pois na maior parte são propriedades particulares, hotéis e restaurantes.

Fonte: turismomexico.es

Mas existe na cidade um pier feito pela prefeitura onde você pode ir de graça até a lagoa. Pode se banhar, se bronzear,  fazer top less ou simplesmente ficar olhando para os outros, assim como um "punhetero" mesmo...





O que achei mais espetacular, é que a água é doce, pois a lagoa não tem contato com o mar, é super cristalina, com pouquíssimos peixes devido aos minerais e o melhor de tudo: não é fria!

O lugar é tão espetacular que você quer ficar na água o tempo todo... E como a lagoa possui quase 60 km de extensão, existem diferentes passeios por ela...

Eu ganhei de presente do dono do Hostel que voluntariei, um tour para conhecer alguns lugares (o cenote negro, o cenote esmeralda, cenote cocalitos, canal dos piratas e ilha dos pássaros)...

Cenote Negro

Canal de los piratas

Canal dos piratas

Canal dos piratas





Ilha dos pássaros

Cenote cocalitos

Cenote cocalitos

Cenote Esmeralda

E fui com alguns dos voluntários para "los rápidos", que é um lugar que possui uma leve correnteza onde você vai de kaiak por ela... E ainda pode aproveitar para nadar nas águas cristalinas. 


Eli e Joris

eu e Daniel

Como passei 2 semanas na cidade, pude conhecer também outros hotéis...

Fui convidada por meu mais novo amigo libanês Yusef, para passar o dia no hotel de sua família: Casa Árabe. Um lugar incrível com um restaurante típico com receitas de sua família. AMEI!


























Também conheci o Hotel Zensus e seu simpático dono o José Luis, com meu amigo Roberto numa noite super descontraída regada a vinhos.

Cabana do Hotel Zensus

parte de dentro da cabana

vista do banheiro


A noite foi tão descontraída que nem me lembrei de tirar foto nossa... Ainda consegui novos anfitriões para a Worldpackeres...

O Hostel que eu estava fica exatamente atrás da igreja principal, e bem pertinho do Zócalo e do Forte. Ou seja, eu estava muito bem localizada...

Paróquia de San Joaquin

Fuerte de San Felipe


Aproveitei para experimentar uma "fruta preparada" que já tinha visto em Mazatlán mas ainda não tinha comido... Aqui era a manga (também pode ser outra fruta, ou várias frutas, mas como está na temporada de manga, ela é a da vez).




Coberta com "chamoy" (que é um molho típico mexicano feito de frutas em conserva, pimenta, sal e açúcar).... Combinado com limão e "tajin" (que é uma mistura de pimentão seco granulado, limão desidratado e sal), o sabor fica incrível. AMEI!


Em Bacalar eu relaxei, descansei, conheci novas pessoas, novas receitas e me diverti... É mais um lugar na minha lista de "tenho que voltar um dia".

Nenhum comentário: