Quando falamos em visitar o Ceará, pensamos logo no calor e suas belas praias.
Porém, existe um lugar que foge totalmente destas imagens tradicionalmente exibidas por turistas.
Com um clima frio, sem praias e uma beleza ímpar, Guaramiranga está localizada na região serrana do estado.
O vislumbre do lugar já começa no caminho com uma estrada de curvas sinuosas cercada por belas árvores.
Essa charmosa cidade fica a pouco mais de 100 km da capital cearense e se destaca pela sua construção histórica, belezas naturais e principalmente pelo clima com a menor média anual de temperatura em todo o nordeste.
A cidade é limpa e bem cuidada. Possui casarões seculares muito bem conservados. Inclusive, eu fiquei hospedada em um deles, o Solar Mattos de Brito, super bem localizado e com um atendimento extremamente atencioso do português Renato.
![]() |
Solar Mattos de Britto |
![]() |
Catedral Nossa Senhora da Conceição |
![]() |
Igreja Nossa Senhora de Lourdes |
É um lugar perfeito para passar um final de semana. E se puder ir acompanhado melhor ainda, pois o clima romântico que o lugar oferece merece uma companhia.
Eu fui com o Henrique, um viajante nomade que conheci no mesmo hostel que estou voluntariando em Fortaleza. Uma companhia perfeita para viajar, além de divertido e com um olhar fotográfico único, ele ama dirigir. Então nem preciso dizer quem foi guiado o QQ por todo o trajeto né?
![]() |
eu e Henrique |
É em Guaramiranga que fica localizado o "Pico Alto", a montanha mais alta do estado do Ceará.
O lugar abriga diversas antenas de TV/rádio da cidade e não oferece a menor estrutura de segurança, mesmo assim fica lotado de turistas que se arriscam para tirar a melhor foto da vista e do pôr do sol, que é realmente belo visto de lá.
A cidade possui uma noite bem movimentada, com várias opções de restaurantes e comidas de rua.
Na primeira noite jantamos no restaurante Bushi que chamava atenção pelos belos pratos exibidos na TV que fica na entrada.
O atendimento de lá é terrível, o garçom parece que vive de mau humor e a pobre da garçonete que estava começando àquela noite era tão despreparada que não sabia nem anotar o pedido. Enquanto isso a dona do estabelecimento ficava atrás do balcão fazendo sei lá o quê enquanto os clientes eram mal servidos.
Os vinhos de lá ficam guardados em pé numa geladeira, fazendo-os ficarem terrivelmente gelados e com a rolha ressecada (esfarelando na hora de abrir).
Quanto ao prato que pedimos, ele até que é saboroso, porém com uma aparência meio duvidosa, veja abaixo e tire suas conclusões.
![]() |
Prato pedido... |
![]() |
Prato servido |
No dia seguinte optamos pela "comida de rua" da barraca de Dona Lourdes. E o pedido não podia ter sido melhor!
Comi o típico mungunzá cearense feito com feijão e carne. Estava igualmente delicioso ao que mainha faz nos domingos para reunir a família.
Estava fazendo 19° a noite...
Mas não é só a parte urbana que encanta, na verdade o que eu mais gostei do lugar está a um pouco mais de 7 km da pequena cidade.
![]() |
cachoeira do perigo |
![]() |
cachoeira do cipó |
![]() |
cachoeira do perigo |
![]() |
Parque das cachoeiras |
A natureza exuberante que rodeia aquelas serras abriga belas cachoeiras de águas frias.
Elas ficam localizadas em áreas privadas e geralmente é cobrado uma taxa entre R$ 5,00 e R$ 10,00 para visitá-las.
O segredo é chegar cedo e preferencialmente em dias de semana, assim você pode ter o "click perfeito" sem muitas pessoas ao redor, além de poder apreciar o som da natureza sem interferências de caixas de som.
Mas tenha cuidado ao se aventurar nos mergulhos, pois enquanto alguns lugares a profundidade pode chegar até 3 metros, existem outros que possui pedras a uma distância perigosamente rasa... Machuquei meus pés em um salto.
Machucados a parte, a viagem foi maravilhosa! A cidade, a natureza, o clima, a companhia e até a trilha sonora combinou harmoniosamente em todos os momentos. Foi um final de semana incrivelmente gostoso, que vai ficar em minha memória por muito e muito tempo.
8 comentários:
Que lugar maravilhoso. E as fotos então... FANTÁSTICAS!!!
Viajei com você!
Aproveite!
Deus te abençoe e proteja!
Lindo lugar!!! Beijos.
Cara Alessandra.
Foi um prazer receber um casal tão simpatico no Solar dos Mattos Brito, casarão do fundador da cidade de Guaramiranda!
Voltem sempre.
Muito obrigado.
Renato de Araújo.
É um lugar lindo mesmo, a senhora ia amar visitar!
Bjo Joana!!!
Renato, eu que agradeço sua atenção e hospitalidade. Obrigada por tudo (inclusive pela linha e agulha).
Que sensacional! Não imaginava que tão pertinho e aqui no Nordeste tivesse um lugar tão bacana. Muito legal mesmo! A sua narração da viagem faz o leitor embarcar junto com vc na aventura. As fotos e todo o registro ficaram incríveis! Prossiga que tá muito massa. Forte abraço! ��
Pois é, e o bom de viajar com calma é que podemos descobrir essas maravilhas... Continue acompanhando, pois com certeza vou encontrar mais maravilhas como esta.
Postar um comentário