quarta-feira, 1 de junho de 2022

Laguna y Volcán de Ipala (Guatemala)

Passando pela rodovia que liga as cidades de Jutiapa e Ipala podemos observar um vulcão inativo que mais parece uma simples montanha...

Vulcão de Ipala

Coberto de natureza e arrodeado por algumas vilas, esse lugar esconde uma beleza encantadora no seu interior.

Há milhares de anos o vulcão entrou em colapso e causou uma explosão, deixando uma grande cratera no centro, que ao longo dos anos, com as chuvas, formou uma bela lagoa.


A lagoa tem a forma de um funil e no centro nunca foi possível medir a sua profundidade, nem mesmo em uma época de seca, quando disseram que houve uma feitiçaria que estava fazendo a água acabar.

Segundo a lenda, bruxas roubavam a água da lagoa durante a noite entre risos e gritos, enquanto isso, os moradores de Ipala se refugiaram em suas casas e rezavam, então um padre santificou as águas e as batizou como Laguna Candelaria, depois disso, a lagoa voltou a encher. E a lagoa ficou com dois nomes: Candelária e Ipala.


A subida até lá é um pouco cansativa, mas vale a pena o esforço... Como estamos no inverno, era inevitável não ter nuvens, elas iam e vinham "ameaçando" chover, e no topo do vulcão o clima é bem fresco, chega até a fazer frio, beeeem diferente do calor infernal que faz na parte de baixo.












Fui acompanhada pelo Senhor Don Chabelo, um guia credenciado que mora em uma das vilas ao redor do vulcão.

Don Chabelo e eu

No caminho encontrei um trevo de 4 folhas, na verdade vi vários trevos de 4 folhas... Achei muito interessante porque eu nunca tinha visto 1 e vi logo um monte.

o primeiro que encontrei

os vários que tinham

Ah... Lá também tem uma caverna com uma lenda interessante, se chama "Cueva de la Leona".


Dizem que lá morou por muitos e muitos anos uma leoa com seu filhotes, mas uma grande cheia da lagoa fez a caverna ser inundada fazendo com que eles buscassem um novo destino.



Cueva de la leona

Vale a pena fazer uma visita, tomar um bom mergulho num dia de calor, e se tiver com uma boa turma, sugiro até acampar por lá.

Nenhum comentário: