Esquipulas está localizada no Estado de Chiquimula na Guatemala. É considerada uma das cidades centro-americanas mais importantes para a peregrinação católica a nível latino-americano.
Desde antes da chegada dos espanhóis, Esquipulas era um conhecido local de peregrinação na Mesoamérica onde era adorado o deus guerreiro negro Ek Chuah.
Entre os maias era comum que os deuses estivessem relacionados ao submundo, às trevas. O sincretismo do Cristo que existe dentro da igreja de Esquipulas certamente vem dessa divindades. Inclusive, pode haver dois: Ek Chuah, divindade dos mercadores ou Ek Balam Chuah, o puma negro da meia-noite ou o puma negro das trevas que está no fundo da terra.
Outra versão conta que foi utilizada uma madeira escura para esculpir a imagem do Cristo, para que se parecesse com a pele dos habitantes locais, descendentes do povo Chortí. No entanto, durante a sua restauração descobriu-se que originalmente havia sido acabado em tom claro e que anos de exposição à fumaça de velas, e as mãos de milhões de fiéis, lhe deram o tom escuro característico.
A Basílica com o Cristo Negro é a principal atração da cidade que tem um clima bastante quente.... Mas confesso que eu gostei mais foi do cemitério que mais parece uma mini cidade com ruas e casas.
Aproveitei a paz do lugar pra fazer um lanche enquanto sentia uma brisa suave à sombra do mosaleu da Glória.
Sim, foi um dia tranquilo... Tenho descansado muito nos últimos dias, dormi bastante, assisti um montão de séries & filmes e estou comendo super bem.
Tenho recebido apoio financeiro e mensagens motivadoras de pessoas incentivando a continuidade dessa minha trajetória... E isso tem feito eu refletir bastante sobre as pessoas que fazem parte da minha vida e me fazem bem mesmo distantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário