terça-feira, 23 de novembro de 2021

Teotihuacán e o Pulque Don Toño

Localizada a pouco mais de 40 km da Cidade do México, no município de San Juan Teotihuacán, o sítio arqueológico de Teotihuacán se tornou um dos lugares mais visitados por turistas devido as suas pirâmides consideradas Patrimônio mundial pela UNESCO.


Os historiadores concluíram que os fundadores desta civilização faziam parte de um povo do qual não se tem qualquer conhecimento. Ou seja, ninguém sabe exatamente quem construiu.

A Pirâmide do Sol é a maior do lugar... É também a segunda maior em tamanho de todo o México. Está orientada para o ponto exato onde o Sol nasce e tem 65 m de altura. Estudos e escavações descobriram uma gruta sob a pirâmide... O acesso à gruta é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide, mas não podemos ter acesso.





A Pirâmide da Lua tem seus vértices à mesma cota e possui uma altura de 45 m.


A avenida principal do sítio, conhecida também como a "Rua dos Mortos", é o eixo central da cidade e fica repleta de ambulantes vendendo artesanatos... Tem seu início no recinto da pirâmide da Lua e termina 4 km depois...





O lugar é enorme e vale a pena a visita, e se tiver disposição para acordar bem cedo, faça o passeio de balão para visualizar tudo do alto.














Como os museus ainda não estavam abrindo para o público, aproveitamos o tempo de sobra para visitar outro lugar...

Fomos então até o Don Toño beber Pulque...




O "Pulque" é uma bebida alcoólica feita do suco fermentado de um tipo de agave, o "maguey" (foto abaixo).


Isso mesmo! não é um cacto, como parece, mas sim um agave, pertencente às espécies Agave salmiana e Agave atrovirens.



A higiene passa um pouco longe, mas bebi quase um litro... O sabor é semelhante ao da cerveja, só que um pouco doce... Aos que tem um sistema digestivo um pouco sensível, eu não aconselho, no dia seguinte eu vomitei bastante e tive muita diarreia... kkkk

Nenhum comentário: