segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cholula (México)

Localizada no Estado de Puebla, Cholula é famosa por possuir a maior pirâmide do mundo em termos de volume... Isso mesmo! Maior que as pirâmides do Egito.

O nome oficial da cidade é Cholula de Rivadavia, porém, é formada por dois municípios que são San Andrés Cholula e San Pedro Cholula.



A famosa Grande Pirâmide de lá possui em cada um de seus lados 400 metros, que é o dobro da Pirâmide do Sol em Teotihuacán e quatro vezes mais do que a Pirâmide de Quéops no Egito. No entanto, para minha decepção, e imagino que também de muitos outros turistas, apenas um pequeno pedaço dela está "a vista".


Piramide de Tepanapa

O que aconteceu é que ela estava totalmente coberta quando chegaram os espanhóis,  e achando que "aquilo" era uma montanha  eles construíram uma igreja no topo.

Santuário de la Virgen de los Remédios


Em um dia não nublado pode-se apreciar a vista dos dois vulcões mais famosos de Puebla, o popocatepetl e o iztaccihuatl, existe até uma história de amor para explicar a criação deles, que inclusive é contada nas escolas aos mexicanos...


Infelizmente eu fui em um dia com névoa,  mas ainda pude ter uma bela vista da cidade....



atrás da névoa há um vulcão

Cholula também é a cidade do México com mais igrejas católicas registradas, ela possui 147 e há festa de padroeira todos os dias... Visitei apenas algumas, senão teria que passar mais de um mês por lá... A parte de dentro das igrejas são incríveis,  mas na maioria não é permitido fotografar. 

Igreja de San Francisco Acatepec


Templo de Santa Maria Tonantzintla

Convento de San Miguel Arcánjel


Convento de San Miguel Arcánjel



O Museu Regional de Cholula é legal, não paga e possui um banheiro extremamente limpo, o que recomendo,  pois o banheiro do santuário no topo da pirâmide além de ser pago, é terrivelmente sujo.




Existe também o museu de sítio, onde pode ver a parte interna da pirâmide,  mas infelizmente estava fechado.


Eu aproveitei e fiz um tour naqueles ônibus de turismo, o que me permitiu escutar muitas lendas sobre a cidade e visitar algumas igrejas, foi muito legal. 


Cholula é uma cidade charmosa e vale a pena conhecer, a noite dela é ainda mais incrível tendo vista que existem muitas baladas, bares e restaurantes... para quem quer ir à um custo menor, todos os domingos sai da cidade de Puebla um trem turístico para Cholula em vários horários, e é de graça!




Por ser muito próxima a cidade de Puebla, é muito comum ir até Cholula para curtir a noite com sua boa gastronomia e baladas incríveis...





Maria, Gina, Guile, eu e Viridiana (no centro)


Maria, Gina e eu

Maria, Gina e eu


domingo, 28 de novembro de 2021

Pra você, meu lindo!

Este texto não é uma indireta, está direcionado único e exclusivamente para uma pessoa... Pessoa essa que atualmente passa a maior parte do seu tempo falando de mim ou buscando saber da minha vida... Fuça minhas redes sociais e aborda meus amigos... Uma pessoa que um dia eu admirei, mas hoje só sinto pena... Se não é você,  então nem precisa se dar o trabalho de ler.


***

Você não deveria dizer que "eu estava querendo voltar para minha antiga vida"... Você me conhecia a menos de 1 ano e nem se quer sabia como era "minha antiga vida"...

Eu não quero voltar para vida nenhuma!!! Eu estava feliz, estava mesmo! Gostava do que estava sentindo e de como estava vivendo... Eu te amei, AMEI MUITO MESMO! Não acredito que tenha sido o maior amor da minha vida, porque não tive forças para continuar ou acreditar que poderia ser diferente. Desisti logo para não sofrer mais... Pois já estava sofrendo.

"O problema é o que você é!" Não falo de sua sexualidade, isso NUNCA foi problema pra mim, e você sabe disso. Mas o fato de você não falar a verdade, ou estar sempre encontrando argumentos para distorcer a verdade faz de você um mentiroso. E isso sim, é um problema.

E quanto a minha ilusão? Sim... me iludi muito por achar que gays não eram machistas... Me iludi em fugir de "homens másculos" achando que o problema estava neles... Mas você me fez perceber que o machismo independe de masculinidade... Obrigada por ter me mostrado isso, me fez perceber que eu estava usando rótulos...

Obrigada mesmo! Hoje posso ver que existem homens másculos não machistas e eles são incríveis.

Eu já imaginava que você ia falar mal de mim... Alguém que sempre falou mal de tod@s @s ex: onde um tem o pinto pequeno e é filho da "evangélica sapatão mais pervertida de JP", outra tem síndrome de bordeline e fazia sexo online com mais de 200 pessoas, outra transmitiu HPV, e a última, coitada, ocupava muito espaço na cama, é tão estabanada que derrubava tudo dentro de casa, chora até com o pôr do sol e o pior: depois que terminou a única coisa que fez falta foi a senha do TeleCine)...

É... Realmente... Num é de se estranhar que seria diferente comigo, não!?! Pois mesmo sabendo que fui EU quem terminou o namoro, prefere dizer a todo mundo que a relação acabou porque você não estava mais aguentando tanto sexo... Ah! E que eu sou promíscua! Porque admirar outras pessoas na sua frente é promiscuidade, mas enviar nudes para amigos ou chupar o pau de um desconhecido durante o vôo não é...

Não seria melhor contar o real motivo do término? NÃO! CLARO! Pois seria MUITO constrangedor.

Mas mesmo assim, com tudo isso... Eu nunca abrirei a boca para falar mal de você! NADA! Pois o que vivemos foi realmente incrível e intenso... Pena que não estávamos na mesma sintonia.

Ah... Se você não consegue emprego, é um problema seu! Quando estávamos juntos apareceram oportunidades, mas você não quis, achava melhor viver as minhas custas e de seus pais, pois sempre teve pessoas para pagar suas contas, inclusive ainda estou pagando uma delas.

Não tenho raiva de você, mas não quero contato, não quero proximidade e não vou retirar a queixa, pois você não respeita meu tempo, você não respeita meu espaço e não me respeita. E isso me machuca muito.

Então, realmente eu só tenho a desejar que você fique bem, que consiga um emprego e seja feliz... Mas sem afetar a minha vida.

Um novo ciclo inicia, e eu estou fechando esse.

***

Iemanjá, pode levar de volta sua oferenda!



terça-feira, 23 de novembro de 2021

Desisti de voltar...

Hoje sería minha volta ao Brasil... SERIA!

Pois é... por isso digo que não adianta fazer planos pra nada... hahaha


Eu tinha tantos planos: voltar ao Brasil por Brasília, comprar um motohome e ir dirigindo ele até João Pessoa... Montar um hostel com um studio de tatuagens e viver intensamente cada segundo... Estava, digamos, tudo planejado.

Mas mudei de ideia! Eu realmente preciso que algumas feridas sejam fechadas antes de abrir novas...

Ficarei pelo México... Estou com um novo objetivo: ser fluente em espanhol. Ficarei por aqui até conseguir.

Despedida com Shushi "mexicano"

Em meu último dia na Cidade do México Miguel me levou para comer sushi. Mas não é qualquer sushi... Se já achamos que o brasileiro é muito criativo alterando essa iguaria japonesa incluindo goiabada com queijo e muito cream cheese, imagina no México que eles comem com pimenta?!

Fomos ao Sushi Roll, onde eles vendem por "rolo"... Isso mesmo! aquí você pede um rolo que vem em torno de 10 peças do mesmo sabor... Eu não pude apreciar tanto porque não estava me sentindo muito bem... Talvez pelo pulque que bebi no dia anterior... Como meu organismo demora muito a responder,  só tive reação mais de 24h depois...

Mesmo assim ainda experimentei alguns sabores de sushi: Salmão cru, pepino e camarão empanado, coberto com pera asiática, creme cheese e um molho doce parecido com leite condensado. O outro sabor foi abacate, camarão empanado e cream cheese com manga e algo caramelizado em cima... Achou estranho? Eu também... kkkkk


Bossanova roll

Quase todos vem com abacate e pimenta... E o shoyo é com limão... Enfim, espero retornar me sentindo melhor para experimentar mais.


Teotihuacán e o Pulque Don Toño

Localizada a pouco mais de 40 km da Cidade do México, no município de San Juan Teotihuacán, o sítio arqueológico de Teotihuacán se tornou um dos lugares mais visitados por turistas devido as suas pirâmides consideradas Patrimônio mundial pela UNESCO.


Os historiadores concluíram que os fundadores desta civilização faziam parte de um povo do qual não se tem qualquer conhecimento. Ou seja, ninguém sabe exatamente quem construiu.

A Pirâmide do Sol é a maior do lugar... É também a segunda maior em tamanho de todo o México. Está orientada para o ponto exato onde o Sol nasce e tem 65 m de altura. Estudos e escavações descobriram uma gruta sob a pirâmide... O acesso à gruta é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide, mas não podemos ter acesso.





A Pirâmide da Lua tem seus vértices à mesma cota e possui uma altura de 45 m.


A avenida principal do sítio, conhecida também como a "Rua dos Mortos", é o eixo central da cidade e fica repleta de ambulantes vendendo artesanatos... Tem seu início no recinto da pirâmide da Lua e termina 4 km depois...





O lugar é enorme e vale a pena a visita, e se tiver disposição para acordar bem cedo, faça o passeio de balão para visualizar tudo do alto.














Como os museus ainda não estavam abrindo para o público, aproveitamos o tempo de sobra para visitar outro lugar...

Fomos então até o Don Toño beber Pulque...




O "Pulque" é uma bebida alcoólica feita do suco fermentado de um tipo de agave, o "maguey" (foto abaixo).


Isso mesmo! não é um cacto, como parece, mas sim um agave, pertencente às espécies Agave salmiana e Agave atrovirens.



A higiene passa um pouco longe, mas bebi quase um litro... O sabor é semelhante ao da cerveja, só que um pouco doce... Aos que tem um sistema digestivo um pouco sensível, eu não aconselho, no dia seguinte eu vomitei bastante e tive muita diarreia... kkkk