sábado, 27 de março de 2021

Conhecendo o verdadeiro Maranhão

Após 20 dias em Barreirinhas,  digamos que eu já conheci um pouco "do Maranhão"...

Tive experiências únicas... Comi um peixe assado na brasa feito pelo Anderson, acompanhado com juçara e farinha grolada. Juçara é uma fruta que dá na palmeira e é MUITO parecida com o açaí (tamanho, cor e textura). Então,  aqui no Maranhão,  o açaí é juçara.

juçara, farinha e peixe

Comi melancia amarela mas não gostei muito, lembra a melancia vermelha que já conhecemos, porém, essa eu achei um pouco mais "aguada".

melancia amarela

Bebi o famoso guaraná Jesus, que apesar do nome ser "guaraná", pouco tem dessa fruta em sua fórmula. Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado que lembra tutti-frutti. A fórmula dele foi criada por um farmacêutico chamado Jesus Norberto Gomes. Assim como a coca-cola, ele foi inicialmente fabricado para ser um xarope, mas a tentativa frustada de fazer o remédio o transformou em refrigerante. Ficou tão famoso, que chegou a ser o refrigerante mais vendido em um único estado, ganhando inclusive da coca-cola, que ao saber disso comprou a marca.

Guaraná Jesus


Tomei banho de rio em águas cristalinas, bebendo Smirnoff Ice e conversando sobre tudo. O tempo passou que nem sentimos!


Camila, Carlos, Juliana, Well e eu

Comi um dos melhores churrascos da minha vida na beira do rio no Balneário São Roque.  Estava na companhia de pessoas incríveis que me receberam como se fosse da família.

eu, Pedro e Mariana

Cíntia, Mariana, Pedro, eu e Pedro Filho

Tive várias noites de drinks e conversas com pessoas legais...

eu, Well, Patrícia,  Roseli, Juliana e Carlos

Roseli, Camila, eu, Juliana e Patrícia

Eu, Vivian, Leiliane, Michel, Well, Bianca, Carol e Patrick


eu, Bianca e Vanussa

Dancei no melhor Pub de Barreirinhas. O PUB 212 tem uma decoração muito legal, vende Smirnoff Ice gelada, toca todos os estilos de músicas que você imaginar e ainda possui um atendimento maravilhoso da dona Ilce e Sr. Otávio.

o Pub mais animado de Barreirinhas

Well, Sara, Eduardo, Charles e eu

Comi bolo feito com recheio de bacuri no aniversário do Del.

Enfim, tive momentos incríveis, mas ainda não saí do Maranhão. Segui para São Luís (capital do estado). Fomos 4 pessoas compartilhando o carro: Denilson, Michel, eu e Allen.


Michel, Allen, Denilson e eu

A viagem foi muito divertida, ouvimos músicas "das antigas".


Paramos em Morros para um lanche típico, a cidade é bem charmosa e oferece várias opções da juçara,  o interessante é que a polpa não vem congelada como costumamos encontrar no resto do Brasil, aqui ela vem apenas resfriada (em sacos ou numa jarra). Dessa vez comi com camarão, mas o danado estava tão salgado que eu e Michel preferimos colocar açúcar e uma farinha branca feito com goma de mandioca. O Allen preferiu com sorvete. Já o Denilson comeu como um legítimo "caiçara", com farinha e camarão misturados.

Igreja NS Aparecida


não tinha o nome dessa igreja





polpa de juçara





Chegamos em São Luís,  onde Allen finalmente pode ter acesso a um banco 24h (pois em Barreirinhas não tem).


Chove bastante em São Luís e a maioria dos lugares estão fechados devido ao decreto de isolamento.  Então,  a curtição "por enquanto" está sendo dentro do próprio hostel.

Conrrado, Michel, Allen e eu

brigadeiro especial (brisadeiro)


Allen e Michel foram embora hoje, cada um seguiu um rumo diferente e farão muita falta... Esses últimos dias foram muito divertidos... Boa viagem amigos, nos veremos novamente, seja em São Paulo, Minas Gerais ou no México.

Michel, Joana, Allen e eu


3 comentários:

Lincoln Valença disse...

A pessoa vai se conectando com outros viajantes e isso é o verdadeiro encanto de viajar só! Massa demais

Chico Maxwell disse...

Quero provar esse brigadeiro...😏

ANA LUCIA disse...

Mais uma viagem para sua lista, e como não poderia faltar, meus desejos para que tudo dê muito mais que certo!
Que cada esquina valha a pena e que cada pessoa com que interaja acrescente algo de bom na sua vida.
Deus te abençoe!