segunda-feira, 15 de março de 2021

Aventurando pelos pequenos Lençóis

Ontem eu pude desfrutar de um passeio extremamente emocionante, divertido e belo...

Com um grupo de moradores e alguns turistas, fomos pilotando quadricículos da cidade de Barreirinhas até a praia de Caburé.

Caburé é um vilarejo de pescadores com uma praia quentinha e vários restaurantes. É parada obrigatória de muitas excursões. Para chegar até lá existem duas opções: pelo Rio Preguiças em embarcações tipo lanchas voadoras, caiaque e barcos, ou por terra em veículos de tração 4x4 e quadricículos.

Quadricículo em Barreirinhas não é artigo de luxo, é pura necessidade. Digamos que depois da moto é o meio de transporte mais comum por aqui. É bem normal ver os moradores carregando feira, material de construção, pessoas ou qualquer outra coisa. Além de ser também um excelente atrativo turístico para aventuras.

O passeio de quadricículo não é muito "glamouroso", então,  nada de bikini sensual, chapéu de praia e looks de arrasar. O negócio é se proteger do sol e da areia que vem com o vento usando óculos,  bonés,  camisa UV, calça... Ou se preferir,  use uma burka que fará o mesmo efeito... rsrsrs


Depois de uma aula básica de 5 min ensinando como pilotar, seguimos a aventura.



O percurso que fizemos foi bem emocionante, passamos por várias trilhas estreitas com poças de água da chuva até chegar nos Pequenos Lençóis, onde subimos dunas e atravessamos algumas lagoas.





Fizemos uma parada rápida no Bar do Maurício para tomar água e usar o banheiro (quem realmente precisasse), e seguimos por mais algumas lagoas e dunas...


trava do banheiro







Bianca, Anderson,  eu e Allen





Paramos no povoado de Vassouras. Lá possui restaurantes,  artesanatos e uns macaquinhos que adoram furtar comida dos turistas.  Eles são bem astutos e literalmente pulam em cima das pessoas, abrem bolsas e "carregam" o que acharem interessante. Um típico "abú" do filme Alladin.










Saindo de lá seguimos em direção a praia, cruzando o parque eólico e continuando pela beira mar vislumbrando uma vista maravilhosa até chegar em Caburé.








Paramos no Restaurante Patrick onde tomamos banho de mar e almoçamos uma deliciosa peixada maranhense e o tradicional arroz de cuxá. O cuxá é um molho da culinária maranhense feito com um arbusto vigoroso conhecido como  vinagreira (as folhas do hibisco) e camarão seco. Também experimentei a típica cachaça tiquira, que é obtida através da destilação artesanal da  mandioca.


Bianca, Vanussa e eu


peixada maranhense

arroz de cuxá

cachaça tiquira

Trocamos o meio de transporte, em vez dos quadricículos seguimos em uma lancha voadora. Paramos no povoado de Mandacaru, famoso pelo farol preguiças e as cachaças com sabor.












Depois de algumas doses, voltamos à lancha. E por mais uma hora aproximadamente,  pudemos apreciar a bela vista de igarapés e manguezais até chegar à cidade.






Passeio incrível, comida deliciosa,  cachaça booooa e pessoas legais. Uma ótima maneira de passar o domingo.

Um comentário:

ANA LUCIA disse...

Que passeio legal!!!
Quanta beleza nesse nosso Brasil!
Que bom que você está tendo essa oportunidade de conhecer tudo isso. Aproveite!!!
Deus te abençoe!
Te amo!