terça-feira, 16 de março de 2021

A cereja do bolo: Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses

A Lagoa Bonita é um dos primeiros lugares que a maioria dos turistas vão conhecer assim que chegam em Barreirinhas. Digamos que é um dos roteiros mais populares daqui.

Como eu já tinha conhecido a Lagoa da Prata, imaginei (de forma ignorante) que todas as lagoas seriam da mesma forma, que mudaria apenas o tamanho e a cor da água, SQN.

Foi depois de uma noite de drinks e boas conversas que me despertou mais ainda a vontade de conhecer a tão famosa lagoa... O Carlos é dono de um dos Hostels daqui de Barreirinhas,  o "Lençóis Park", e estávamos falando sobre como é ter um hostel, vantagens e desvantagens... até que começamos a falar sobre as belezas existentes em cada região.

Foi quando ele disse de forma bem empolgante que a Lagoa Bonita era a "cereja do bolo" dos Lençóis Maranhenses e eu não deveria nunca deixar de conhecer. E me deu de presente o passeio até lá. 

O trajeto é bem parecido com o da lagoa da Prata que já falei aqui. Atravessamos o rio numa balsa e depois seguimos em estrada de terra por aproximadamente uma hora. No entanto, esse passeio é feito no turno da tarde, para concluir com o pôr do sol.




A empresa que fez o passeio foi a "LOTUS Turismo e Aventura", com um guia muito simpático chamado Sr. Antônio que foi contando sobre os moradores que vivem nas comunidades dentro do parque e como eles tiram seu sustento.

Depois de chacoalhar bastante em cima da jardineira,  chegamos em uma base de apoio que conta com artesanatos e produtos locais. O carro fica estacionado lá e seguimos a pé.



Dessa vez não tem trilha, mas sim uma duna de 80 metros que temos que subir para chegar nos Lençóis. Calma! Fizeram uma escada de madeira para ajudar no trajeto.


Todo o esforço da subida é recompensado com a vista espetacular do lugar. A imensidão de dunas faz com que não dê para enchegar o fim, vendo pontinhos longe no horizonte que são pessoas... Uma perspectiva bem diferente de tamanho do que eu já havia visto no sobrevoo.





A princípio paramos em duas lagoas para banho e fotos. A Lagoa do descanso possui vários peixinhos, o que me deixou intrigada por saber que a água das lagoas vem da chuva. Foi quando o guia nos explicou que durante o período de seca os pássaros deixam fezes com ovas na areia, e as mesmas eclodem quando as lagoas enchem. Ou seja, a natureza fazendo seu papel.




Visitamos também a "Lagoa do Clone" que recebeu esse nome após ser cenário da novela O Clone da rede Globo. Aproveitei para experimentar o sacolé de bacuri do Sr. Reginaldo, gostei tanto do din-dim que agora quero provar a fruta.


sacolé de bacuri (R$ 5,00)

Sr. Reginaldo

Por fim, chegamos a tão esperada lagoa bonita, uma imagem digna de qualquer quadro de paisagem ou book fotográfico. E o guia (Sr. Antonio) tem um olhar especial para as lentes, fazendo fotos maravilhosas dos turistas.






Ficamos por mais de uma hora vislumbrando e desfrutando desse encantador cenário da natureza. Como algumas nuvens estavam cobrindo o céu, não pudemos desfrutar do pôr do sol na hora de sua decida, mas ainda conseguimos boas fotos dele.



Ao final, comemos as deliciosas tapiocas feitas pelos moradores locais. Gente, é deliciosa mesmo, fininha e ligada. Quem gosta de tapioca vai entender a minha descrição.




O retorno parece mais rápido e com uma vista diferente: da mata ao anoitecer. Realmente, um passeio que eu não poderia deixar de ir!



Estou amando poder ficar mais tempo em cada cidade que eu visito, assim consigo fazer os passeios de forma mais tranquila,  conheço os moradores locais e como eles vivem e ainda pratico o tão maravilhoso "dolce far niente" quando quero. Depois de quase duas semanas em Barreirinhas, convivendo diariamente com os que moram aqui, digamos que eu já estou me sentindo uma residente...

turma que fez o passeio, Sr. Antônio de boné azul

3 comentários:

Claudemir Bezerra disse...

Belas fotos!

Chico Maxwell disse...

Que beleza!

ANA LUCIA disse...

Que passeio fantástico!
E as fotos... maravilhosas!
Minha linda menina! Te amo!
Que Deus te abençoe cada vez mais!