segunda-feira, 22 de abril de 2024

Chegada a Luxor e Visita ao Vale dos Reis (Egito)

Após mais uma noite navegando pelo Nilo, finalmente chegamos a Luxor, onde nos despedimos do navio e seguimos direto para o Vale dos Reis.

O Vale dos Reis é um cemitério real, onde os faraós do Novo Império foram enterrados. Do lado de fora parece apenas um monte de montanha de areia dura, mas na verdade são centenas de tumbas ricamente decoradas no seu interior. 

As pinturas nas paredes, os hieróglifos conta a histórias de cada rei com suas jornadas para a vida após a morte. Quanto mais tempo viveu o rei, mais profunda e mais decorada é a tumba. Entrar nelas é como estar diante de um livro de história, e ao mesmo tempo, cada vez que saímos delas, é como estar abrindo a porta de um forno pré-aquecido a 220º, pronto para assar qualquer coisa que venha. Hoje o calor estava literalmente "de matar".

A maioria das tumbas foram saqueadas, A tumba mais famosa é a de Tutancâmon, que apesar de pequena, é icônica pela descoberta de seu tesouro praticamente intacto.

O calor estava insuportável e eu não consegui visitar tudo. Apesar de gostar muito de cemitérios, eu preferi ficar à sombra tomando algo enquanto esperava o restante do grupo.

Depois desse tour, visitamos algumas lojas até a hora de seguirmos ao aeroporto. O próximo destino. Devido às desorganização dos egípcios, as burocracias e um atraso no voo, passamos horas no aeroporto e chegamos super tarde na capital. O cansaço era enorme, mas ao chegarmos ao hotel fomos compensados. O hotel é simplesmente incrível, um verdadeiro conforto no meio do caos do Cairo. Agora, é hora de descansar porque ainda temos muito Egito para explorar!

Nenhum comentário: