Um lugar que inicia seu dia frio e com bastante neblina, Zacatlán possui o clima perfeito para produção de maçãs, e com isso produz mais de 40 tipos delas... Nem eu sabia que existia tantas variedades. Inclusive tem uma bem típica da região chamada "Tonaxocoltl", ela é amarela e esse nome significa "Frudo do Sol" em nahuatl.
A época das maçãs é em agosto e as árvores ficam repleta delas... como estamos em dezembro, eu vi apenas galhos secos...
Mas não deixei de experimentar a variedade de gostosuras que são feitas com a fruta, desde geleias, compotas, licores, vinho e até pimenta.
Aqui eles têm o costume de fazer pão todos os dias, e possui um pão recheado com queijo ranchero que é muito bom por sinal.
Fazer relógios monumentais também é cultural e existe uma grande fábrica de relógios fundada em 1918, que se chama Centenário. Suas criações adornam igrejas, torres e praças não apenas no México, mas no exterior.
Inclusive a "Plaza de Armas" (praça principal da cidade) é adornada com um gigantesco relógio centenário, feito de flores e com dois mostradores, e funciona!
Zacatlán é uma cidade pitoresca, bonita e com pessoas que te recebem sempre com um belo sorriso no rosto, suas ruas parecem ter saído de um livro ilustrado e a natureza que rodeia a cidade traz todo o encanto de contos de fadas.
O cemitério possui um grande muro, todo trabalhado em mosaico feito por artistas mexicanos e de lá temos uma vista incrível da "Barranca de los Jilgueros", lugar que é parada obrigatória dos turistas por causa de seu mirante.
A vista do mirante dá ao fundo para a Cachoeira de Quetzlapan com 100 metros de altura, onde você pode visitá-la descendo 365 degraus (lembrando que tem que subir depois)
Enfim! Vale a pena tirar pelo menos um dia para apreciar a bela vista desse lugar, sentindo frio acompanhado de uma boa companhia, tomando vinhos e licores feitos de maçã.
Um comentário:
lindo!!
Postar um comentário