terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Chipilo (México)

Localizada no Estado de Puebla no México, está uma cidade digamos "menos mexicana"...


Chipilo é um lugar onde as pessoas se comunicam em um dialeto nativo do norte da Itália. Isso mesmo! Desde criança eles aprendem esta língua, antes mesmo do espanhol...

A origem desta cidade é de meados de 1880, quando o Rio Pave devastou a região de Veneto na Itália e as pessoas que moravam lá perderam tudo, daí, quando o presidente mexicano, Porfirio Díaz, disse que daria terras e animais aos fazendeiros que desejassem emigrar, eles não pensaram duas vezes... Foram 38 famílias que fundaram a cidade, fazendo dela a mais italiana de todas.

Os habitantes comem polenta e falam um veneziano arcaico (dialeto do nordeste da Itália), só se relacionam entre sí, para não modificar a linhagem (achei preconceituoso).


Eles se dedicam à agricultura e pecuária, e principalmente a produção de lacticínios, oferecendo uma vasta variedade de queijos.


Porém, os queijos não são a única coisa boa da cidade, os sorvetes também são incríveis...

sorvete de amora com creme de queijo


Diferente de qualquer outra cidade mexicana, lá não possui uma praça principal com uma coreto no centro, existe apenas uma igreja simples e ruas comuns.



A melhor vista da cidade é do alto do Monte Grappa, que além da vista panorâmica é possível observar os vulcões Popocatepetl, Iztaccihuatl e Malinche.






E o cemitério é muito bonito, limpo e tranquilo.







Vale a pena visitar Chipilo, tomar um sorvete e sair de lá com pelo menos dois tipos de queijo...

Nenhum comentário: