Localizada no Estado de Puebla no México, está uma cidade digamos "menos mexicana"...
Chipilo é um lugar onde as pessoas se comunicam em um dialeto nativo do norte da Itália. Isso mesmo! Desde criança eles aprendem esta língua, antes mesmo do espanhol...
A origem desta cidade é de meados de 1880, quando o Rio Pave devastou a região de Veneto na Itália e as pessoas que moravam lá perderam tudo, daí, quando o presidente mexicano, Porfirio Díaz, disse que daria terras e animais aos fazendeiros que desejassem emigrar, eles não pensaram duas vezes... Foram 38 famílias que fundaram a cidade, fazendo dela a mais italiana de todas.
Os habitantes comem polenta e falam um veneziano arcaico (dialeto do nordeste da Itália), só se relacionam entre sí, para não modificar a linhagem (achei preconceituoso).
Eles se dedicam à agricultura e pecuária, e principalmente a produção de lacticínios, oferecendo uma vasta variedade de queijos.
Porém, os queijos não são a única coisa boa da cidade, os sorvetes também são incríveis...
sorvete de amora com creme de queijo |
Diferente de qualquer outra cidade mexicana, lá não possui uma praça principal com uma coreto no centro, existe apenas uma igreja simples e ruas comuns.
A melhor vista da cidade é do alto do Monte Grappa, que além da vista panorâmica é possível observar os vulcões Popocatepetl, Iztaccihuatl e Malinche.
E o cemitério é muito bonito, limpo e tranquilo.
Vale a pena visitar Chipilo, tomar um sorvete e sair de lá com pelo menos dois tipos de queijo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário