Passamos a noite em Araguaína (TO), terra das cantoras que formam a dupla Anavitória. Não deu tempo turistar por lá, apenas dormimos, compramos alguns itens de higiene pessoal e seguimos viagem pelas excelentes estradas do Tocantins.
Chegamos na cidade completamente planejada! Palmas: a capital do estado de Tocantins. Possui ruas longas e largas com várias rotatórias e poucos semáforos, tem grandes praças, parques e uma bela orla. Está localizada literalmente no centro do país.
Além de ser a capital mais jovem, também é considerada a mais quente do Brasil, e eu pude sentir na pele com um simples passeio para tirar fotos... Ainda bem que a maioria dos pontos turísticos da cidade se concentram em uma única praça.
A Praça dos Girassóis é a maior praça da América Latina, e é grande mesmo. Ela possui esse nome porque havia plantações de girassóis nela, mas quando reformaram-na, retiraram as flores e não plantaram mais.
Na praça está o primeiro monumento erguido em Palmas, o Cruzeiro. Trata-se de uma cruz esculpida em pau-brasil e um altar onde foi celebrada a missa em ação de graças pelo lançamento da pedra fundamental da cidade em 1989.
Em frente ao cruzeiro possui 7 esculturas de bronze formando uma família com um carneiro, em homenagem aos primeiros moradores que ajudaram a construir Palmas. O carneiro expressa o sentimento religioso.
![]() |
Monumento de Súplica dos Pioneiros |
É também nessa praça que está situado o Palácio do Araguaia, é nele que está o Centro Geodésio do Brasil, que é o ponto equidistante dos extremos norte-sul, leste-oeste do país, ou seja o "meio do Brasil".
O maior Relógio do Sol horizontal do Brasil também fica lá. Não consegui identificar as horas nele, mas tirei a foto.
Ainda na mesma praça está o Memorial Coluna Prestes que foi projetado por Oscar Niemeyer em homenagem ao político comunista Luis Carlos Prestes.
A parte que achei mais legal para tirar fotos foi no Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana.
Esse Monumento foi feito em homenagem aos revolucionários (17 militares e 1 civil) de 1922 que queriam a queda da República velha, possui na verdade 19 esculturas de bronze, pois incluíram o fotógrafo que registrou a cena. Então eu me incluí também...
![]() |
achei essa estátua parecida com Bolsonaro |
A Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo também fica na Praça e está em passando por uma suntuosa obra para poder comportar até 800 pessoas. Por enquanto, as celebrações estão sendo realizadas ao lado da obra, em uma singela Igreja.
![]() |
Igreja do Divino Espírito Santo |
![]() |
interior da Igreja |
![]() |
Catedral em obras |
O lugar que achei mais bonito da praça foi a Cascata, que mais parece um jardim japonês. Ela representa os rios caldalosos e as diversas cachoeiras que existem no estado de Tocantins. A cidade é tão quente que precisa ter um aviso na fonte para que ninguém tome banho...
Saindo da praça e seguindo à "praia", pode-se deslumbrar com a orla da Praia da Graciosa que oferece um pôr do sol incrível.
É isso, 1 dia é suficiente para conhecer a cidade e morrer de calor nela. Mas você tem a opção de passear no Shopping Capim Dourado que possui ar condicionado... Pois com a pandemia, todos os bares, restaurantes e lanchonetes estão fechando as 20h. Fora isso, as melhores atrações estão fora da cidade, em seus arredores.
Ficamos hospedados no apartamento de João, primo de Chico que mora em Palmas e nos recebeu maravilhosamente bem, com direito a um jantar delicioso regado a vinhos. Meu carro ficará guardado na garagem dele enquanto farei meu voluntariado no Jalapão.
Um comentário:
Quando você vai de um lugar a outro, sempre procuro ver vídeos referentes a eles pra me situar, mas nada se compara às suas fotos e explanações sobre o lugar. Amei tudo e quase senti o calor da cidade kkkkk. Bjs
Postar um comentário