quinta-feira, 13 de maio de 2021

Palmas (Tocantins)

Passamos a noite em Araguaína (TO), terra das cantoras que formam a dupla Anavitória. Não deu tempo turistar por lá, apenas dormimos, compramos alguns itens de higiene pessoal e seguimos viagem pelas excelentes estradas do Tocantins.

Chegamos na cidade completamente planejada! Palmas: a capital do estado de Tocantins. Possui ruas longas e largas com várias rotatórias e poucos semáforos, tem grandes praças, parques e uma bela orla. Está localizada literalmente no centro do país.

Além de ser a capital mais jovem, também é considerada a mais quente do Brasil, e eu pude sentir na pele com um simples passeio para tirar  fotos... Ainda bem que a maioria dos pontos turísticos da cidade se concentram em uma única praça.

A Praça dos Girassóis é a maior praça da América Latina, e é grande mesmo. Ela possui esse nome porque havia plantações de girassóis nela, mas quando reformaram-na, retiraram as flores e não plantaram mais.


Na praça está o primeiro monumento erguido em Palmas, o Cruzeiro. Trata-se de uma cruz esculpida em pau-brasil e um altar onde foi celebrada a missa em ação de graças pelo lançamento da pedra fundamental da cidade em 1989.


Em frente ao cruzeiro possui 7 esculturas de bronze formando uma família com um carneiro,  em homenagem aos primeiros moradores que ajudaram a construir Palmas. O carneiro expressa o sentimento religioso.

Monumento de Súplica dos Pioneiros

É também nessa praça que está situado o Palácio do Araguaia, é nele que está o Centro Geodésio do Brasil, que é o ponto equidistante dos extremos norte-sul, leste-oeste do país,  ou seja o "meio do Brasil".


O maior Relógio do Sol horizontal do Brasil também fica lá. Não consegui identificar as horas nele, mas tirei a foto.



Ainda na mesma praça está o Memorial Coluna Prestes que foi projetado por Oscar Niemeyer em homenagem ao político comunista Luis Carlos Prestes.

A parte que achei mais legal para tirar fotos foi no Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana.



Esse Monumento foi feito em homenagem aos revolucionários (17 militares e 1 civil) de 1922 que queriam a queda da República velha, possui na verdade 19 esculturas de bronze, pois incluíram o fotógrafo que registrou a cena. Então eu me incluí também...





achei essa estátua parecida com Bolsonaro

A Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo também fica na Praça e está em passando por uma suntuosa obra para poder comportar até 800 pessoas. Por enquanto, as celebrações estão sendo realizadas ao lado da obra, em uma singela Igreja.

Igreja do Divino Espírito Santo

interior da Igreja

Catedral em obras

O lugar que achei mais bonito da praça foi a Cascata, que mais parece um jardim japonês. Ela representa os rios caldalosos e as diversas cachoeiras que existem no estado de Tocantins. A cidade é tão quente que precisa ter um aviso na fonte para que ninguém tome banho...




Saindo da praça e seguindo à "praia", pode-se deslumbrar com a orla da Praia da Graciosa que oferece um pôr do sol incrível.


É isso, 1 dia é suficiente para conhecer a cidade e morrer de calor nela. Mas você tem a opção de passear no Shopping Capim Dourado que possui ar condicionado... Pois com a pandemia, todos os bares, restaurantes e lanchonetes estão fechando as 20h. Fora isso, as melhores atrações estão fora da cidade, em seus arredores.

Ficamos hospedados no apartamento de João,  primo de Chico que mora em Palmas e nos recebeu maravilhosamente bem, com direito a um jantar delicioso regado a vinhos. Meu carro ficará guardado na garagem dele enquanto farei meu voluntariado no Jalapão. 

Um comentário:

ANA LUCIA disse...

Quando você vai de um lugar a outro, sempre procuro ver vídeos referentes a eles pra me situar, mas nada se compara às suas fotos e explanações sobre o lugar. Amei tudo e quase senti o calor da cidade kkkkk. Bjs