Fiquei muito feliz quando descobri que o Parque Nacional da Chapada das Mesas ficava no caminho... Como estávamos "descendo" para o Tocantins, demos uma paradinha lá para relaxar.
Trata-se de uma unidade de conservação que abrange mais de 160 mil hectares de cerrado e belezas naturais, para conhecer tudo seria necessário mais uns dias, no entanto, o pouco que vimos foi encantadoramente gostoso.
O parque abrange os municípios de Carolina, Riachão e Estreito no sul do Maranhão. Só o percurso já é uma beleza para os olhos...
Passamos por um complexo particular e turístico chamado Pedra Caída que fica no município de Carolina. Lá possui uma variedade de cachoeiras, teleférico e o ponto mais alto da Chapada: O Morro do Chapéu. Eles oferecem vários passeios guiados a preços acessíveis, possui hospedagem, piscina e uma excelente infraestrutura para turistas. Era final de tarde quando passamos por lá, por esse motivo não havia nenhum passeio disponível naquele horário, mas nos deixaram entrar para uma pequena trilha independente em passarelas de madeira até uma queda d'água com mais de 50 metros, onde pudemos nos banhar, o que foi muito agradável para o calor que estávamos sentido.
Seguimos até o município de Riachão, onde passamos a noite... Mas antes de chegar lá, jantamos em um posto de gasolina onde pude deixar um adesivo do meu blog junto a outros que haviam lá, a maioria de trilheiros em 4x4, e eu coloquei o meu na minha baratinha... hahaha
De manhã logo cedo fomos explorar um pouco mais da região antes de pegar a estrada novamente. Seguimos em direção ao tão famoso Poço Azul, a uns 16 km em estrada de piçarra, nada como ter pneus novos!
O Complexo Poço Azul Ecoturismo é um dos atrativos da Chapada das Mesas que fica situado em Riachão. Lá possui uma super estrutura com restaurante, hospedagem, atividades radicais e um acesso por passarelas de madeiras construídas nos penhascos cercados pela fauna e flora. Custa R$ 60,00 o day use (possui meia entrada para idosos, deficientes, doadores de medula óssea e outros numa lista enorme que tinha lá).
É um lugar incrível para relaxar também. Com cachoeiras de tirar o fôlego e um poço natural que realmente é azul.
 |
Cachoeira Santa Paula |
 |
Poço Azul visto de cima |
 |
Cachoeira Santa Barbara |
 |
Gruta de Santa Barbara |
Fomos embora com vontade de ficar, mas precisávamos seguir viagem antes de anoitecer...
O GPS tava nos enviando para a rodovia Belém-Brasilia, mas ela está muito ruim no trecho que sai de Carolina... então paramos no posto de gasolina para pedir orientação. Um rapaz muito simpático no qual esqueci o nome nos orientou a cruzar a balsa e seguir sentido Araguaina... Ainda jogou água no meu carro que estava tão sujo que nem dava pra ver o adesivo.
Cruzamos os Estados Maranhão-Tocantins por uma balsa que liga a cidade de Carolina (MA) à Filadélfia (TO). De cima da balsa tivemos uma vista muito legal do Morro do Chapéu.
 |
Morro do Chapéu ao fundo da cidade de Carolina |
Em terras tocantinenses já percebemos a diferença na estrad, pude dirigir numa rodovia perfeita com uma vista incrível até o próximo destino.
Um comentário:
Que passeio fantástico!
Adorei esse lugar. É impressionante a riqueza natural, ainda tão pouco conhecida que temos no nosso amado Brasil.
Continuo viajando através de seus olhos e amando cada postagem.
Um beijo no seu coração!
Postar um comentário