sexta-feira, 21 de maio de 2021

Arraias (Tocantins)

Não imaginava que para chegar no estado de Goiás eu pudesse demorar tanto na estrada. O Google Maps até prevê o tempo que será gasto na rota informada pelo aplicativo, mas na prática mesmo isso pode variar bastante, principalmente se tiver obras pelo caminho, que foi o que aconteceu!

Alem da estrada ser MUITO ruim, durante boa parte da rodovia eu tive que ficar literalmente parada nos "pare e siga"...

Rodovia TO-050

desvio devido a obra


A noite chegou e eu já não enxergava muito bem, estavamos literalmente no meio do nada! Então achamos mais prudente parar na primeira cidade que aparecesse. 


Chegamos em Arraias. Conhecida como "Cidade das Colinas" ela é a cidade mais alta do estado do Tocantins. Por isso eu sentia tanto frio.

O Hotel Japão que fica na entrada da cidade chamou logo nossa atenção, e sem procurar outro lugar fomos pra lá, afinal, precisávamos descansar e não queríamos perder mais tempo procurando lugar para pernoitar. 



O quarto é espaçoso e limpo, as camas são super confortáveis e o banheiro é perfeito. O café da manhã é bem variado e além de estacionamento, o hotel também possui piscina. Foi um lugar que realmente valeu a pena ter parado!






Como meu próximo voluntariado seria com atividades no turno da noite, aproveitamos para conhecer a cidade sem tanta pressa e seguir viagem somente após o almoço, tendo tempo suficiente de chegar até o final da tarde e não comprometer o serviço.


Arraias é antiga e pequena, no centro da cidade podemos ver um pouco da arquitetura colonial portuguesa... Mas apesar de ter mais de 280 anos e possuir um clima maravilhoso em relação ao restante do estado, fora do período das festividades folclóricas o lugar não oferece muita coisa, então,  em poucos minutos vimos tudo.

Capela do Divino Espírito Santo




Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Chico e eu






O sol estava de lascar e o clima seco fez com que um simples sapo ficasse parecido com um monstro de filme de terror.


Na saída da cidade passamos pelo Cemitério Municipal e óbvio que entramos nele. Lá foi o lugar onde ficamos mais tempo...







Achei bastante interessante o fato de ainda construirem Mausoléus grandes nos dias de hoje, como o da Symone que morreu em 2019.

Mausoléu da Symone

Saindo então de Tocantins,  seguimos viagem rumo ao próximo estado: Goiás.  A estrada estava muito boa.



2 comentários:

Chico Maxwell disse...

Eu amo Arraias!💚

ANA LUCIA disse...

Viajar é uma das melhores coisas que a vida nos proporciona. Fico feliz em ver que vocês estão aproveitando e continuam juntos nessa aventura.
Tenham sempre cuidado e procurem não viajar a noite, pois daí em diante as estradas são muito ruins,
Enquanto acompanho de longe essa viagem, mantenho sob controle a saudade que é muito grande.
Um beijo no coração. Abraço em Chico e que Deus os abençoe e proteja!