sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Pousada da Paixão (Nova Jerusalém)

Com certeza você já ouviu falar sobre o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado no brejo pernambucano onde apresenta o espetáculo da Paixão de Cristo durante o período da semana santa.

O Sepulcro e Monte da Ascensão

Templo de Jerusalém

O Cenáculo

Horto das Oliveiras

Palácio de Herodes

Palácio do Imperador

Mas também tenho certeza que você não sabia que dentro das muralhas deste mesmo lugar existe uma pousada tematicamente construída como as ruas de Jerusalém.

Pois é... Vou contar um pouco da história do lugar:

Tudo começou em 1951, quando um fazendeiro decidiu escrever uma peça teatral sobre a Paixão de Cristo. Colocou sua filha Maria Diva como parte do elenco.

Maria Diva aos 15 anos

Diva era atriz figurinista, carnavalesca, artista plástica e escritora. Atuou em filmes como "O auto da compadecida" e como assistente de arte na novela Roque Santeiro, entre outros tantos trabalhos....

Diva Pacheco em 2010

Em 1956 Diva conheceu Plínio e se apaixonou!

Plinio Pacheco era um idealizador e construtor nascido em Santa Maria - RS. Especialista em comunicação,  já havia atuado no cinema como coprodutor, co-roteirista, consultor de longas metragens e produtor executivo.

Ele tinha um sonho: "Construir uma obra capaz de ultrapassar o presente, projetar-se no futuro e, através dos séculos,  marcar a capacidade de trabalho e identificar a cultura de um povo."

Juntando o útil ao agradável,  após conhecer e casar com Diva, em 1962 ele começou a construção da então Nova Jerusalém, que teve seu primeiro espetáculo em 1968.

Plínio Pacheco e o projeto de sua cidade-teatro

Os cenários da cidade-teatro representam uma reconstrução parcial da cidade de Jerusalém (na época de Jesus).

Começaram então a realizar a apresentação da Paixão de Cristo durante a semana santa. Mas apenas em 2000 que o Teatro ficou totalmente pronto. E com o passar dos anos foi ficando tão conhecido que é sucesso até hoje, sendo transmitido até pela Globo.


Plínio perenizou sua própria história, num belo exemplo de persistência e dignidade. Faleceu em 22 de agosto de 2002 e está sepultado dentro da cidade-teatro.


E a pousada? Onde fica?

A pouco mais de 200 km de Recife, no município Brejo da Madre de Deus.


Criada inicialmente para abrigar os artistas que participavam do espetáculo,  atualmente está de portas abertas para receber hóspedes do mundo inteiro. E não só no período da semana santa, mas durante o ano inteiro, e pasmem, com atrações tão encantadoras quanto o grandioso espetáculo.


Quando atravessamos as muralhas e adentramos à pousada, sentimos um mix de emoções que liga o passado ao presente, a história e a arte. Ela realmente faz parte de uma magia inexplicável.


Os quartos ficam localizados em uma construção muito parecida com as ruas de Jerusalém, estreitas e com tijolos aparentes.



Os funcionários atendem vestidos tipicamente com roupas de época. O atendimento é impecável e a comida é extremamente deliciosa. Percebemos que tudo é feito com muito amor e dedicação.


A limpeza do lugar é indiscutível, realçando a beleza e o encanto que ele oferece.




É realmente um lugar encantador para relaxar e se desligar de todo o resto.




Você pode encontrar a programação do ano inteiro no próprio site da pousada, bem como sua localização e fotos. E ainda pode aproveitar para fazer as reservas, pois com certeza você vai querer... Eu super indico!


***

(Fotos tiradas no próprio local, algumas delas como reprodução das que existem dentro do museu que possui na pousada)


Nenhum comentário: