quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

O encanto de suas escolhas

Fiz minha tatuagem!


Só que dessa vez não foi apenas uma tatuagem, mas sim "a tatuagem"...


Desde quando eu era adolescente, eu já queria tatuar uma fada grávida. Isso mesmo que você leu!

Mas o que ela significa?

Ao contrário do que muita gente imagina ou me pergunta,  eu não quero engravidar... A gravidez da fada não tem nada a ver com desejos e vontades... A gravidez da fada significa pra mim "uma escolha", pois EU acredito que a maternidade é  SIM uma escolha.

Nos dias de hoje existem possibilidades infinitas para não engravidar, mas se mesmo com todas essas possibilidades  o destino decidiu que o fato deveria acontecer, você ainda tem a escolha em ficar ou não com a criança. Sim, todos temos essa escolha!

Também acredito que o amor de mãe é um amor inexplicável, acima de qualquer escala, não senti como mãe,  mas sinto esse amor como filha. Mais um motivo para tatuar "uma futura mãe" que está disposta a viver esse amor, independente de qualquer obstáculo que venha aparecer.

E por que uma fada?

Vou voltar a frase que acredito me guiar: "A vida é feita de escolhas e encantos..." (é o texto escrito logo abaixo da minha tattoo)

Se você não tem encantamento nos momentos em que vive, sua vida provavelmente é opaca e sem sentido. Todo momento na vida precisa de um brilho, seja ele o mais simples momento vivido.

Pensando desse jeito, a melhor maneira que achei para ilustrar foi com uma fada, que nada mais é do que um ser imaginário a que se atribui um poder mágico de influir no destino das pessoas.

No início eu queria que ela fosse desenhada nas minhas costas, com suas asas grandes abertas e seu corpo alinhado no centro de minha coluna... Depois quis que fosse no ombro, semelhante a pin-up da Amy Winehouse... Enfim, escolhi colocá-la na minha perna esquerda, onde eu pudesse sempre olhar pra ela e admirá-la.

A parte mais difícil foi fazer o desenho. Eu não tenho o menor talento para desenhar e a imagem estava apenas na minha mente.  Todos dos tatuadores que conheci apenas copiam a arte na sua pele, eles podem até aperfeiçoar o desenho, mas eles não o criam.

Então eu contratei uma desenhista para fazer a arte e com o desenho pronto, busquei o tatuador.

Eu já estava decidida, e queria de todo jeito tatuar ainda esse ano... Deu certo!

Gostei tanto do tatuador que fiz outra tatuagem com ele: um lírio.



Os lírios são flores com perfumes deliciosos, isso devido a feniletilamina, que é substância que produz a endorfina no organismo humano. Agora entendi os efeitos do meu perfume preferido. 

Apesar de não gostar de ganhar flores, gosto de tê-las tatuadas em mim, e adorei a nova aquisição. 

***

Desenhista que fez a fada: Gabriela Oliveira (Cometa Perdido - Estúdio Criativo)

Tatuador: Victor Bellinati (Eclipse Tattoo Studio)

Desenho do lírio: Pinterest

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Pousada da Paixão (Nova Jerusalém)

Com certeza você já ouviu falar sobre o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado no brejo pernambucano onde apresenta o espetáculo da Paixão de Cristo durante o período da semana santa.

O Sepulcro e Monte da Ascensão

Templo de Jerusalém

O Cenáculo

Horto das Oliveiras

Palácio de Herodes

Palácio do Imperador

Mas também tenho certeza que você não sabia que dentro das muralhas deste mesmo lugar existe uma pousada tematicamente construída como as ruas de Jerusalém.

Pois é... Vou contar um pouco da história do lugar:

Tudo começou em 1951, quando um fazendeiro decidiu escrever uma peça teatral sobre a Paixão de Cristo. Colocou sua filha Maria Diva como parte do elenco.

Maria Diva aos 15 anos

Diva era atriz figurinista, carnavalesca, artista plástica e escritora. Atuou em filmes como "O auto da compadecida" e como assistente de arte na novela Roque Santeiro, entre outros tantos trabalhos....

Diva Pacheco em 2010

Em 1956 Diva conheceu Plínio e se apaixonou!

Plinio Pacheco era um idealizador e construtor nascido em Santa Maria - RS. Especialista em comunicação,  já havia atuado no cinema como coprodutor, co-roteirista, consultor de longas metragens e produtor executivo.

Ele tinha um sonho: "Construir uma obra capaz de ultrapassar o presente, projetar-se no futuro e, através dos séculos,  marcar a capacidade de trabalho e identificar a cultura de um povo."

Juntando o útil ao agradável,  após conhecer e casar com Diva, em 1962 ele começou a construção da então Nova Jerusalém, que teve seu primeiro espetáculo em 1968.

Plínio Pacheco e o projeto de sua cidade-teatro

Os cenários da cidade-teatro representam uma reconstrução parcial da cidade de Jerusalém (na época de Jesus).

Começaram então a realizar a apresentação da Paixão de Cristo durante a semana santa. Mas apenas em 2000 que o Teatro ficou totalmente pronto. E com o passar dos anos foi ficando tão conhecido que é sucesso até hoje, sendo transmitido até pela Globo.


Plínio perenizou sua própria história, num belo exemplo de persistência e dignidade. Faleceu em 22 de agosto de 2002 e está sepultado dentro da cidade-teatro.


E a pousada? Onde fica?

A pouco mais de 200 km de Recife, no município Brejo da Madre de Deus.


Criada inicialmente para abrigar os artistas que participavam do espetáculo,  atualmente está de portas abertas para receber hóspedes do mundo inteiro. E não só no período da semana santa, mas durante o ano inteiro, e pasmem, com atrações tão encantadoras quanto o grandioso espetáculo.


Quando atravessamos as muralhas e adentramos à pousada, sentimos um mix de emoções que liga o passado ao presente, a história e a arte. Ela realmente faz parte de uma magia inexplicável.


Os quartos ficam localizados em uma construção muito parecida com as ruas de Jerusalém, estreitas e com tijolos aparentes.



Os funcionários atendem vestidos tipicamente com roupas de época. O atendimento é impecável e a comida é extremamente deliciosa. Percebemos que tudo é feito com muito amor e dedicação.


A limpeza do lugar é indiscutível, realçando a beleza e o encanto que ele oferece.




É realmente um lugar encantador para relaxar e se desligar de todo o resto.




Você pode encontrar a programação do ano inteiro no próprio site da pousada, bem como sua localização e fotos. E ainda pode aproveitar para fazer as reservas, pois com certeza você vai querer... Eu super indico!


***

(Fotos tiradas no próprio local, algumas delas como reprodução das que existem dentro do museu que possui na pousada)


quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

É Natal! O que você fez?

A maioria das pessoas aguardam a chegada do Natal para fazer algo, algo especial, diferente, exemplar, emocionante... Mandam mensagens de carinho para pessoas que não veem há anos, compram presentes, ajudam os outros... Mas por quê esperar o ano todo para isso?

A única coisa que faço realmente de exclusivo na época do Natal é comer cerejas frescas e panetone... Mas isso porque não encontro em outras épocas do ano (pelo menos em João Pessoa)

Geralmente passo a noite do dia 24 com minha família,  na casa da minha mãe ou em algum hotel... Não fazemos festa, geralmente íamos a missa e depois jantávamos... Em algumas vezes fazíamos um amigo da onça e encerrávamos a noite com piadas... As vezes com bastante gente, as vezes apenas com os parentes mais próximos... Terminava sempre cedo (antes da meia-noite). Este ano, depois de alguns contratempos e trabalhos, antecipamos em uma semana o jantar familiar e no dia 24 "a família" foi reduzida a minha mãe e eu. 

Viajamos (pra variar)... O destino? Brejo da Madre de Deus (em Pernambuco), especificamente na Fazenda Nova...

O percurso não poderia ser melhor, sem pressa e sem preocupações, saímos cedo de João Pessoa, passamos por Campina Grande onde demos uma pequena parada na casa de meu tio, depois seguimos rumo a Caruaru, desviando um pouco o percurso para entrar em Santa Cruz do Capibaribe.


Não me considero uma pessoa consumista, mas passar por Santa Cruz sem comprar nada é praticamente impossível, principalmente porque os preços são maravilhosos.



Depois de algumas "aquisições" continuamos nosso percurso... Almoçamos no restaurante Renascer Grill em Toritama (a terra do jeans). A escolha não podia ser melhor,  local limpo, com banheiro limpo, atendimento excelente e churrasco delicioso.


Fizemos uma pequena parada para minha mãe comprar umas bermudas jeans, comprei também umas blusas e seguimos viagem...

A Fazenda Nova, mais conhecida como Nova Jerusalém, fica localizada a poucos kilometros de Caruaru. Isso mesmo, ficamos hospedadas dentro do maior teatro a céu aberto do mundo!

A programação de Natal é bem atrativa,  pois além da hospedagem com pensão completa, podemos assistir um pouco sobre a história bíblica do nascimento de Jesus e ainda entrar no clima teatral. Nada de Papai Noel ou duendes.




Muito legal!

Ainda pisei num galho durante a caminhada e por pouco não arranhei minha nova tatoo... (depois farei uma postagem só sobre essa tatuagem e seu significado)



segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O que pedir?

Essa semana assisti um filme bem legal, o nome é: "O Segredo: Ouse sonhar", é estilo os romances da sessão da tarde... Porém,  ele transmite a mensagem de "O Segredo" que é uma espécie de documentário sobre a lei da atração que eu acho MUITO, MUITO interessante. 

Uma frase desse filme me chamou muita atenção e ficou ainda está na minha mente: "Se você não sabe o que quer, como você pode pedir?"

Vai fazer 1 ano que larguei meu emprego... E eu acho que não poderia ter sido um ano melhor. Apesar de todo o caos da pandemia, foi para mim um ano de muita reflexão e autoconhecimento. 

Pude viver momentos mais próximos de minha família,  reconhecer verdadeiras amizades,  desapegar de objetos e status, conhecer pessoas em lugares incríveis e sentir prazeres nunca explorados.

Valorizei ainda mais minha própria companhia, conhecendo a fundo minhas vontades, desejos e principalmente meu corpo. Pude compreender minhas limitações e sentir meus anseios, que por alguns momentos confundi com tesão (ou falta dele).

Aumentei consideravelmente meu consumo de álcool,  o que talvez não tenha sido um avanço,  mas me deixou mais resistente.

Mesmo com todos esses acontecimentos,  ainda me sinto "sem rumo". Consigo identificar de forma plena o que NÃO QUERO pra minha vida, mas não identifico o que EU quero.

A frase do filme realmente mexeu comigo, em como estou levando minha vida e as atitudes inconsequentes que venho tomando. 

Estou boicotando a mim e meus sentimentos. Querendo viver algo incrível e fugindo dele ao mesmo tempo. Estou rebobinando um filme que já assisti e não queria assistir novamente, pois sei como ele termina.  Mesmo assim, insisto em apertar o play.

Já estou com duas viagens agendadas, uma para Caruaru e outra à Fortaleza. Sei que serão ótimas viagens, com lugares maravilhosos  e experiências incríveis. Mas o que está me fazendo bem mesmo está em João Pessoa, alí pertinho, no meu quintal. E eu estou fugindo disso, em plena consciência de tudo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Prazer, Pipa.

Por mais que eu vá e volte, é SEMPRE um prazer visitar Pipa... Eita lugar que encanta!



Passei mais um final de semana naquele paraíso... Fui muito bem acompanhada, fazendo com que os programas mais simples se tornassem extremamente especiais.

Ah... Pela primeira vez fui ao Exótica, um restaurante lindo que existe na rua principal.  Sempre paquerei com ele, tirava fotos de sua fachada quando ainda eram apenas ruínas, acompanhei sua reforma e ainda estou ansiosa só em saber que lá também será um hotel.





O cardápio é extremamente variado e assinado por dois chefs. Possui pratos que dão água na boca só em ler os ingredientes.


"Dueto Tartare" (robalo e atum fresco com guacamole)

"Tempura Oriental" (camarão e abobrinha)


O atendimento é ótimo e os preços estão na média dos restaurantes de Pipa.

O local possui a mesma energia da cidade, algo que não sei explicar, mas não dá vontade de sair se lá... Adorei!

As ruas estavam bem movimentadas a noite, e a invasão das caixas de som tocando bregafunk tirou um pouco o lado "alternativo" que encantava.

No entanto, as apresentações de rua feitas por viajantes deu um gostinho a mais no entretenimento.

Dessa vez a hospedagem foi no Império Pipa, fica bem próximo ao chapadão, apesar de ser um pouco afastado do centro de Pipa, dá para ir caminhando e possui uma vista maravilhosamente linda!



A maré estava cheia durante o dia e extremamente seca durante a noite, fazendo com que o vinho ficasse cada vez melhor a cada estrela cadente que resolvia iluminar o céu. 


O final de semana foi perfeito, ainda ganhei mais duas diárias para aproveitar a estadia em excelentes hotéis em Natal (RN) ou Porto Seguro (BA)... Agora é só agendar a reserva.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Salve Iemanjá

Enquanto muitas cidades na Paraiba estão comemorando o dia de Nossa Senhora da Conceição em 8 de dezembro, os adeptos de religiões de matrizes africanas daqui de João Pessoa celebram a "Rainha do Mar", orixá africano Iemanjá.

Existe uma tradicional festa com cortejos e oferendas realizada anualmente na Praia do Cabo Branco, porém,  devido a pandemia do coronavírus, esse ano foi cancelada.

No entanto, o feriado permaneceu!

Passei o dia no meu quintal, o mar estava lindo e quentinho como sempre, a praia estava bem movimentada, o camarão delicioso e a companhia não podia ser melhor.

Só estava faltando Smirnoff Ice... Dessa vez eu experimentei a "Cabaré Ice". O sabor até que não é tão ruim, mas ela é mais doce, dando uma "gastura" se beber em demasia. Ainda bem que o baiano apareceu com seus drinks maravilhosos para me salvar.



Quem for à Praia do Bessa, não pode deixar de experimentar os drinks do Baiano,  são os melhores que já bebi! #ficaadica



A praia estava tão maravilhosa que só saí de lá a noite (pra variar)...

Depois de algumas Ices, drinks, boa companhia e um bom papo o dia não podia encerrar melhor... O sal e a areia se tornaram temperos de uma deliciosa noite (ao som da TV da vizinha assistindo "The Voice"). Salve Iemanjá!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A encantadora BF

Distante um pouco mais de 90 km de Natal (Capital do Rio Grande do Norte), e exatamente na divisa com o estado da Paraíba, está localizado o município Baía Formosa.




Conhecida por ser a terra de Italo Ferreira (campeão mundial do surf que venceu Gabriel Medina em Pipeline no Havaí), Baía Formosa tem uma praia linda e aconchegante.



As piscinas naturais que se formam com a maré seca tornam-se o melhor lugar para relaxar e pegar um bronze. Dá até para esquecer a hora, os problemas e o resto do mundo.

Por não ter um acesso fácil àqueles que não possuem transporte, Baía formosa acaba se tornando um paraíso particular para alguns, com poucas opções de baladas e festas públicas. 

Fui no bate-e-volta... Como já falei aqui em outras postagens, João Pessoa fica no centro de tudo, entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, sendo extremamente cômodo se deslocar para qualquer um dos estados e passar o dia apreciando suas maravilhosas praias.

Era o aniversário de uma grande amiga e comemoramos à beira da praia comendo deliciosos guaiamuns.



Saímos as 4h20 da manhã de João Pessoa e curtimos a praia de BF até as 15h. Foi tempo suficiente para retornar à Paraiba colocar uma canga na areia da praia, abrir um vinho e ver a linda lua que mostrou o espetáculo de sua beleza ao nascer as 19h30.


eu, Flávia, Zé Pretinho e "a nega" Karla


a lua "nascendo" na Praia de Intermares


O mês não podia ter começado melhor!