Bem ao lado de João Pessoa, quase se misturando com a capital, está localizada a cidade de Cabedelo.
Apesar de pouco divulgada ou até confundida como uma cidadezinha da região metropolitana, Cabedelo é o município mais rico do estado paraibano com o PIB superior a 2,2 bilhões de reais.
É lá que inicia a tão famosa rodovia transamazônica, mais especificamente o kilômetro zero da BR 230.
Considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil, ela liga a cidade de Cabedelo à Lábrea no Amazonas (cruzando os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará). Um dia ainda farei esse percurso!!!
A cidade foi fundada em torno de uma fortaleza, o Forte Santa Catarina, que hoje é um ponto turístico e também local utilizado para eventos como casamentos e festivais de vinho.
Ao lado da fortaleza, caminhando um bocado pela praia (pois não é permitido o acesso de carro), pode-se conhecer o "dique" que foi reformado recentemente e oferece uma bela vista do pôr do sol.
Apesar de ser um visual lindo, não ganha da espetacular praia fluvial do Jacaré, que para mim possui o pôr do sol mais lindo do planeta.
Além do espetáculo da natureza ao som do Bolero de Ravel, o local possui várias lojinhas de artesanato com ótimos preços e bares e lanchonetes com muitas opções de lanche.
Um dia foi pouco para tanta beleza. Vale a pena conhecer essa cidade linda e passar pelo menos três dias para conhecer também suas praias... Ah... é lá que eu costumo ir para degustar o melhor caranguejo.
Veja também o vídeo desse dia:
As maravilhas de Cabedelo (PB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário