Depois de receber vários comentários e e-mails devido a meu último post, resolvi abordar dois temas que foram bastante comentados: Traição e Monogamia.
O que vem a ser traição?
“Traição é o rompimento da confiança que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos”.
A traição pode ser vista de várias formas, por percepções diferentes. Mas nada mais é do que você fazer algo que “disse” que não ia fazer. Apenas isso.
E Monogamia?
“Acontece quando um indivíduo só tem um único parceiro sexual durante um determinado período de tempo”.
No entanto, é quando uma pessoa “escolhe” se relacionar sexualmente com apenas uma pessoa, independente de motivos. O fato de você ser monogâmico, não quer dizer que você esteja proibido de ter outros relacionamentos, mas que você se satisfaz com apenas um.
Em primeiro lugar, para ter um relacionamento tranqüilo, não devemos ter medo. Se as duas pessoas se gostam, se respeitam e são honestas naquilo que se comprometem, não há motivo algum para ficar criando minhocas na cabeça.
Realmente, gostar muito de uma pessoa faz com que você não queira dividi-la com ninguém, em alguns relacionamentos isso é bem mais grave: não pode ter amigos, se distancia da família, não fala com ninguém do trabalho (fora do trabalho)... Mas pra quê isso?
O fato de você ser “dividido” não depende da nomenclatura do seu relacionamento, e sim de quão satisfeito vocês estão.
Uma pessoa que está satisfeita com sua atual relação não busca novas relações. O que gera essa busca é a insatisfação. Oportunidades aparecem, sempre! Por mais fechado que seja um relacionamento, sempre pintam novas oportunidades, seja no trabalho, na universidade, no mercadinho da esquina, no ônibus... É inevitável! Mas quando não há a busca, essas oportunidades passam despercebidas.
Você pode ser casado, noivo, ter um relacionamento aberto, ta de rolo... O que seja! Quando tem aquela pessoa que está te fazendo bem, o que mais você quer, é continuar bem.
(minha opinião)
***
Decidi colocar abaixo algumas frases dos e-mails que recebi e me chamaram atenção:
“... nós, seres humanos, não fomos programados para ser monogâmicos”.
“Fazer algo porque “somos forçados a” é diferente de fazê-lo porque “nós queremos”.”
“... ninguém está com ninguém por outro motivo senão por vontade”.
“...um relacionamento a dois, tem que ter espaço pra cada um respirar e conservar suas amizades”
“ ... digamos que em um sábado à noite você não tem nenhum lugar para ir e você espera que a outra pessoa a convide para jantar e assistir um filme, mas a outra pessoa está saindo com alguns amigos para uma boate e com outras garotas, enquanto você estava esperando por ele para jantar com você... Você poderia fazer o mesmo, certo? Nada impede de sair e estar com alguns amigos também, mas o problema é que no fundo você não quer fazer isso. Tudo o que você quer é jantar com ele...”
“ ... a base de qualquer relacionamento firme tem haver com o sentimento de ser amado, amar e principalmente ser escolhido pela pessoa que amamos. E isso inclui um pouco de egoísmo, 'não quero dividir essa pessoa com ninguém’.”
“...o mais importante é não mentirmos pra gente mesmo, isso é até mais perigoso do que mentirmos para os outros. Se o cara não te ligar e você pensar: - tá tudo bem, não existe cobrança. Mas no fundo teu coração diz: - Porra, queria muito que ele tivesse me ligado hoje. A liberdade aí é falsa e a gente se fere do mesmo jeito”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário