Resolvi escrever sobre esse tema hoje porque estou vivendo algo diferente e ao mesmo tempo extraordinário. Para muitos, pode soar como falta de comprometimento, para mim, soa como “Relacionamento Aberto”.
Na verdade, relacionamento aberto é uma modalidade de relacionamento afetivo no qual não há pressupostos e tudo é acordado entre os dois, sem seguir nenhuma regra social. Primando pela responsabilidade e liberdade.
Muitas pessoas chamam isso de: “você poder pular a cerca sem sentir culpa”.
Eu penso diferente.
Não é porque você possui um relacionamento aberto que necessariamente você vai ficar com outras pessoas. Apesar de estar vivenciando esse tipo de relacionamento hoje, eu ainda sou a favor da monogamia. E sou monogâmica.
Pra mim um relacionamento aberto, como qualquer outro, deve ser baseado em confiança, sinceridade, carinho mútuo e respeito. A diferença dele para os relacionamentos “normais”, é que nesse não existe aquela cobrança excessiva da companhia ou da atenção única. Cada um tem sua liberdade para fazer o que se sente bem, sem que o outro venha proibir ou cobrar.
Isso traz segurança e autoconfiança. O sexo fica revigorado e a certeza do amor que você sente é sempre renovada.
Nele não há traição, esse é um dos grandes problemas dos outros relacionamentos. Não falo de traição como ficar com outra pessoa, mas concordar com uma coisa e fazer outra, a mentira.
Privações e regras em excesso fazem com que alguns relacionamentos deixem de ser verdadeiros por causa do medo, abrindo a porta para mentiras e atitudes inconseqüentes.
Por isso respondo à minha maneira a pergunta que coloquei no título desse post: O que é um Relacionamento Aberto pra você?
É quando duas pessoas possuem harmonia, confiança, respeito, momentos maravilhosos e únicos, regrados por um objetivo comum: a liberdade.
E pra você?
14 comentários:
Você descreveu, exatamente, o que é um relacionamento aberto, outros chamam de " amizade colorida".
A tempos que estava a procura de um relacionamento assim até vivi algum tempo mas vocês mulheres só aceitam por um período de no máximo 01 ano depois diso se acham a mulher do cara me chavam de "sem vergonha" kkkkkkk!!!!
Só não concordo muito da monogamia e sim do "escondidogamia" ( o que os olhos e os ouvidos não vêem o coração não sente) kkkkk ... entendeu né!?
Beijo pra tu
Sergival Amorim
Gostei da comparação com amizade colorida, pois para um bom relacionamento, a amizade deve estar presente, sempre!
Mas não acho certo vc generalizar ("vocês mulheres só aceitam por um período de no máximo 01 ano"), também acho que para alguém chamar o outro de sem vergonha é porque deve ter descoberto algum tipo de "escondidogamia"... Não acha?
É justamente a proposta da amizade colorida que me chamaram de "sem vergonha" agora se vai rolando essa amizade naturalmente sem dizer diretamente AMIZADE COLORIDA ai durou 01 ano.
Tudo bem não generalizar pois você é uma prova que existem exeções em tudo.
O assunto é interessante e analisando a sua opnião sobre "Relacionamento Aberto" pude enxergar pontos em que todos os relacionamentos deveriam se basear, temos que prezar pela confiança e acima de tudo pela liberdade, porque acima de tudo ninguém está com ninguém por outro motivo senão por vontade (seja vontade de ganhar dinheiro, ficar famoso ou amor mesmo rs), prendê-lo ou vigiá-lo não vai trazer segurança nem longevidade ao namoro, que dirá felicidade e realização.
Acho que na nossa cultura o termo "relacionamento aberto" está imbuído de um caráter não monogâmico. Enfim, acho que em um relacionamento a dois, tem que ter espaço pra cada um respirar e conservar suas amizades. Aproveito pra citar um poema de um poeta do RS, chamado Luis Poeta, que diz: "Não te quero só para mim e nem poderia. Quero-te pra ti mesmo e para tua própria vida. Quanto mais fores o que quiseres, mais serás o que eu queria". Bj pra tu.
Rozalma, agora que você falou isso, pude observar um fato bastante interessante, tenho recebido vários e-mails com opiniões diferentes, mas pude perceber um único ponto de vista em comum: A palavra “relacionamento aberto” significa “poligamia”.
O que no caso, faz com que eu ache que sou eu quem deve estar interpretando esse termo de outra forma, por ser monogâmica.
Wister, achei bastante interessante quando você falou que ninguém está com alguém se não for por sua própria vontade, concordo plenamente! (tirando a parte do interesse... rsrsrs). E como você mesmo disse, prender ou vigiar não trás segurança e longevidade. É por isso que prezo pela liberdade, mas não essa liberdade que todos estão interpretando, de ter outros relacionamentos, mas exatamente a liberdade que Zalma falou: “ter espaço pra cada um respirar e conservar suas amizades”.
Em minha opinião um relacionamento a berto é um tipo de relacionamento afetivo ou sexual livre, sem cobrança de ambas as partes e que pode ser poli ou monogâmico.
Ok.Ok. Não é bem assim. A blogueira usou um termo associado à possibilidade de envolvimentos paralelos : historicamente, "relação aberta" sempre remeteu a uma espécie de "vale-chifre" (só para atualizar a semântica). E ela definitivamente não concorda com isso. Quer conferir? Faça uma troca desse termo por outro menos contaminado. Algo como relacionamento "lindo, leve e solto", por exemplo. Agora basta substituí-lo no texto. E releia. Nitidamente, o que salta aos olhos é uma simples declaração de princípios em favor de um envolvimento afetivo no qual o casal respeita mutuamente as aspirações e a alegria de viver do outro, sem demonstrações de dominação e posse.
Ou seja, um ideal romântico moderno, no melhor sentido.
Portanto, essa "relação aberta" da blogueira tem coração e corpo bem fechados. Podemos voltar a dormir em paz.
Caro "Anônimo", não vou negar que sua interpretação em relação ao que escrevi foi a melhor de todas até agora. Realmente você conseguiu descrever em um exemplo simples o que eu quis dizer em tantas palavras. O relacionamento aberto a que me refiro é exatamente dessa forma que você falou : “um envolvimento afetivo no qual o casal respeita mutuamente as aspirações e a alegria de viver do outro, sem demonstrações de dominação e posse.”
Só não entendi muito bem a parte de “coração e corpo bem fechados”, não acredito que eu seja assim.
Ora, eu apenas aproveitei a contradição entre o termo "relação aberta"(no sentido mais banal, não no seu...) com o fato de você ser uma monogâmica convicta. Logo, fechada para outras trocas afetivas que envolvam a consumação do desejo ou uma maior intimidade física.
Pessoal !!!
Vocês que não sabem nem concordam com esse "relacionamento aberto" fiquem ocultos.
Só porque ela não se relaciona, sexualmente, com mais de um parceiro não quer dizer que não exista relacionamento aberto.
Quando eu sitei da "escondidogamia" é um pouco dessa fidelidade, ou melhor, desse respeito com o próximo ( parceiro )
Ninguém suporta saber que sua mina está ou esteve nos braços de outro, então, seja bastante discreto para não feri-lo e essa "escondidogamia" é o que mais existe em todo o tipo de relacionamento até quem não tem ninguém pode ter relacionamento escondido.
Em primeiro lugar, achei a iniciativa do blog excelente. Fiquem feliz em lhe encontrar, nem que tenha sido virtualmente. rsrsrs
Quanto ao tema, concordo plenamente com você, se há cumplicidade de ambas as partes, não vejo problema algum.
Abraços
Junior
Quase sem palavras... Mas ainda me é possivel expressar o quanto gostei deste blog; publicações provocativas e interessantes como esta e divertidas como a dos tipos de "bananas"... Então, como o tempo me sobrava, aventurei-me e mergulhei neste lago emocional de frases e confissões pelos meses adentro, até perto do início, e foi forte, encontrei vida, intensidade, dor (ou dó), paz, amor e sexo, muito sexo, rsrsr, então parei... Ufa! Meio que um filme passou em minha mente, daqueles que lhe deixam atônito, sem ação diante tantas histórias e emoções... É incrível tudo isso!
x
Postar um comentário