sábado, 14 de janeiro de 2023

Montalegre (Portugal)

Ontem alugamos um carro e viajamos de Porto até Montalegre, uma pequena cidade situada no distrito de Vila Real, na região Norte de Portugal.

Dudu, Gabriel, eu, Lua e Dea

Apesar de ser um destino popular para turistas que procuram explorar a natureza, fazer trilhas e desfrutar de atividades ao ar livre, como canoagem, escalada e pesca, nossa ida até lá não foi por nenhum desses motivos.

Há mais de 40 anos Montalegre tem uma tradição muito peculiar em relação à Sexta-Feira 13. Lá, essa data é celebrada com festas, faça chuva ou faça sol, inclusive pode até nevar. Não importa quantas sextas-feiras 13 tenham no ano, sempre haverá uma festa para cada uma delas.


Durante a Noite das Bruxas (nome dado a festa), a cidade é toda decorada com fogueiras e temas assustadores (estilo halloween), e os moradores se vestem com roupas temáticas de bruxas e outros personagens e ficam caminhando pelas ruas. Há também muitas barracas e tendas com a venda de comidas e bebidas típica da região denominadas como Feira dos Esconjuros.




Uma atração popular da cidade é o Castelo Medieval que foi construído no século XIII e oferece uma vista da cidade e das montanhas circundantes, no entanto, como havia muita névoa não deu pra ver muita coisa. O palco principal onde é apresentado o espetáculo fica bem em frente ao castelo.

em cima do Castelo

O tema do espetáculo desse ano foi "O NOVO INFERNO":

«No inferno, duas BRUXAS que foram salvas por LÚCIFER de arder na fogueira em 1506, queixam-se do que as rodeiam. O que mais as chateia é que, quando vivas, eram adoradas ou temidas e, ali, não são ninguém. Estão eternamente agradecidas ao todo poderoso, mas são aliciadas a fugir do inferno: julgam que no mundo dos vivos serão adoradas! As BRUXAS não hesitam em voltar à terra e o luminoso Ser infernal irá mostrar-lhes as verdadeiras trevas. Uma vez na terra, LÚCIFER faz de tudo para só colocar no caminho das BRUXAS todo o tipo de loucuras e extravagâncias. Sendo que as BRUXAS originam de tempos medievais, esta nova realidade choca-as e torna-se um tormento. LÚCIFER engendra um pequeno inferno na terra e as BRUXAS realizam que o mundo não é como imaginavam. Em desespero, tentam voltar ao inferno mas LÚCIFER não as aceita de volta. Mais uma vez as gentes de Montalegre e a Queimada do Padre Fontes excomungam todo o mal! (Fonte: Câmara Municipal de Montalegre)»

Logo após o espetáculo, que já acontece pertinho da meia noite, sobe ao palco o famoso padre Fontes, pároco da cidade e principal atração da festa (foi ele que começou com o evento há cerca de 40 anos). Ele é quem lidera uma das queimadas no qual são servidas bebidas alcoólicas intrínsecas à festa — Tudo grátis, tendo em vista que é um presente da câmara municipal.

Já depois da meia-noite acontece um espetáculo piromusical com muitos, muitos fogos de artifício por mais de meia hora. Como estávamos com Lua, saímos da festa antes dos fogos claro! pois ela sofre muito com eles. Mas festa prolonga-se noite adentro, muitas vezes até o dia amanhecer, principalmente se for no verão.

eu com minha caixinha de vinho antes de perder a memória

Estava fazendo um frio desgraçado, mas a grande quantidade de fogueiras espalhadas pela cidade, apesar de nos deixar podre a fumaça, amenizaram a temperatura. Eu levei 5 caixinhas de vinho dentro da mochila na qual consumi todas elas mais uma dose extra de licor de ginga (tradicional da região). Vomitei tudo no final depois de dançar e me divertir bastante. Não lembro como foi a volta, eu apenas lembro que minha maior preocupação era não deixar o carro sujo de vômito kkkkkk

Adorei a festa, principalmente por ver que era algo bem tradicional e local. Quase não vi estrangeiros ou turistas e espero poder participar novamente dessa festa em uma época menos gelada, quem sabe eu até vou fantasiada?!

Nenhum comentário: