Devido a indisponibilidade de locais para dormir na cidade de Montalegre por causa da festa, reservamos um hotel em Chaves que fica a pouco menos de 40 km de distância. Então aproveitamos o dia seguinte para conhecer o lugar antes de retornar à Porto.
Localizada bem pertinho da fronteira com a Espanha, a cidade de Chaves possui várias construções de arquitetura romana, ruas estreitas, muitos edifícios históricos e locais interessantes para visitar, incluindo o Castelo de Chaves com sua torre onde podemos subir e ter uma boa vista da cidade.
![]() |
Castelo de Chaves |
Mas uma das grandes atrações é a Ponte Romana que atravessa o Rio Tâmega e liga o centro histórico da cidade ao bairro de São Bartolomeu. É uma ponte antiga, que remonta à época romana, embora tenha sido remodelada várias vezes ao longo da história.
![]() |
Ponte Romana |
Acredita-se que a ponte tenha sido construída no século I d.C. pelos romanos, para facilitar o transporte de mercadorias e tropas militares durante a ocupação da Península Ibérica. Meu sobrinho foi atirar pedra no rio e infortunadamente seu celular caiu do bolso do casaco adentrando bem no fundo daquelas águas agitadas. Tivemos um breve momento de choque seguido de silêncio e inconformismo. Paramos um pouco e fomos tomar um café "quase almoço" antes de seguir caminhando pela cidade.
Depois do almoço, fomos buscar as famosas fontes de águas termais com propriedades curativas e relaxantes, podemos encontrá-las em locais públicos com canos jorrando a água fervendo. É bem comum ver pessoas enchendo galões por lá.
![]() |
Fonte de água termal |
A água brota naturalmente do subsolo da região e têm uma temperatura média de cerca de 73 graus Celsius. São ricas em minerais, como sulfato, cálcio e bicarbonato, e são conhecidas por ajudar a tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo doenças de pele, dores musculares e articulares, problemas respiratórios e de circulação.
Enchemos uma garrafa de 500 ml que quase derreteu com a temperatura da água e pegamos a estrada de volta à Porto, no entanto, fizemos uma breve parada na cidade de Guimarães.
Guimarães é uma cidade localizada a cerca de 55 km do Porto. É considerada o berço da nação portuguesa, já que foi lá que o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, nasceu. A cidade é rica em história e cultura, com muitos edifícios históricos e locais para visitar, mas como não tínhamos muito tempo, apenas caminhamos pelas estreitas ruas do centro histórico e "almojantamos".
A cidade é uma muito bonita, limpa e bem movimentada, vale a pena ir com mais tempo e desbravar cada esquina. Como estamos no inverno, choveu um pouco e fez frio, mesmo assim, ainda tomamos sorvete, que por sinal são deliciosos.
![]() |
os sorvetes possuem chocolate no fundo da casquinha |
Voltamos para casa já de noite e exaustos, mas com aquela alegria de que apesar dos percalços, valeu apena cada momento que desfrutamos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário