Não muito conhecida turisticamente, a pequena cidade de San Carlos está localizada no Estado do Rio San Juan a 293 km da capital da Nicarágua.
O acesso que fiz até lá foi bem inusitado (pra mim). É que como eu estava na Ilha de Ometepe, a melhor opção era em um barco noturno em uma viagem que durava toda a noite. E assim fui!
O barco leva de tudo: mercadorias, animais e passageiros. Possui um vão grande com luzes e música que mais parece uma boate, uma parte climatizada com bancos, e para aqueles que querem descansar e pagar um pouco mais, possui até suites com banheiro privado.
![]() |
os coletes salva-vidas ainda no plástico |
Eu fui na forma mais econômica, dormi em um dos bancos e o nascer do sol fez toda a viagem cansativa valer a pena...
Em San Carlos eu fiquei hospedada na casa da família de Paúl através do Couchsurfing. Um lugar super bem localizado que me permitiu conhecer os arredores do Rio San Juan.
Paúl é um jovem muito tranquilo, simples e trabalhador que sonha em construir uma família. Me apresentou a cidade e me deixou bem a vontade enquanto estive lá.
![]() |
Paúl e eu |
A cidade em si não oferece muita coisa, e a falta de saneamento básico de lá (como em quase toda a Nicarágua) faz com que a população "se acostume" a viver rodeada de lixo sem que isso nem se quer afete seu conceito moral.
![]() |
lixo e sujeira na rua |
No entanto, por se tratar de um porto, de lá também saem barcos para algumas ilhas do Lago Cocibolca e também para os vilarejos que margeiam o Rio San Juan... A parte triste é que como os barcos têm dias específicos da semana para sair, e eu já não tinha tanto tempo livre, não desbravei tudo o que queria.
Mas ainda pude conhecer El Castillo, que é considerado um lugar muito importante para Nicarágua.
Trata-se de uma pequena vila as margens do rio, numa região distante dos principais centros populacionais com uma vegetação densa e condições climáticas muito adversas e um grande número de produtos botânicos para medicina natural.
Também é um ponto turístico muito visitado por causa das Ruínas de sua fortaleza.
O Castelo da Imaculada Conceição do Rio San Juan, como era conhecido anteriormente, foi uma fortaleza.
Mandado construir pela coroa espanhola em 1672 para evitar a invasão de piratas.
Um fato muito interessante é que este lugar também foi rota de trânsito na junção do Atlântico e do Pacífico durante a corrida do ouro no século XIX, mas logo caiu em desuso após a construção do Canal do Panamá.
Foi meu último destino na Nicarágua... depois, segui viagem para mais uma fronteira rumo ao último país antes de voltar para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário