quarta-feira, 16 de junho de 2021

Rumo à Vitória

Desde que eu soube da existência do trem da Vale que faz viagem de passageiros ligando os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, fiquei com muita vontade de conhecer...

E quando soube que podia pegar esse trem em Itabira, minha excitação foi a mil.

A Vale é uma empresa privada que atua em mais de 30 países. Atualmente ela é a maior produtora de minério de ferro entre outros. Também atua na logística com ferrovias, portos e terminais de última geração..  No entanto, o mais legal é que a mineradora também opera trens de passageiros ligando algumas cidades no Brasil:

Belo Horizonte (MG) - Vitória (ES)

Ouro Preto (MG) - Mariana (MG)

Paraupebas (PA) - São Luís (MA)

Além do preço das passagens serem bem acessíveis, eles seguem a legislação brasileira com a gratuidade legal de passagens para deficientes e idosos.

Nem pensei duas vezes, deixei meu carro no estacionamento da pousada em Itabira e seguimos "rumo à Vitória"... Pegamos um ônibus até a estação ferroviária para embarcar no tão famoso Trem da Vale.

na parada do ônibus

dentro do ônibus

na estação ferroviária

dentro do trem

O trem é bem confortável e faz essa viagem diariamente passando por 42 municípios com 30 paradas de embarque e desembarque. Ladeando o Rio doce, a paisagem é um presente a parte, tendo em vista que nenhuma outra forma de viagem poderia proporcionar tamanho espetáculo.








O trajeto total dura 13 horas, mas como não saímos de Belo Horizonte, a viagem foi um pouquinho mais curta... Uma viagem realmente incrível que vale a pena fazer, e o fato de não precisar dirigir me animou tanto que cometi até alguns delitos...



Chegamos em Vitória a noite e eu estava com a sensação de missão cumprida! Realmente minha viagem mudou completamente o rumo, as rotas e o propósito... E assim vou seguindo!


2 comentários:

Chico Maxwell disse...

Já é outra viagem. Outra vez!

ANA LUCIA disse...

E lá vai mais uma aventura...
Te amo!!!