sexta-feira, 4 de junho de 2021

Goiânia (Goiás)

Mesmo não estando na rota inicial, conhecer a capital do estado de Goiás foi muito bom. Gostei tanto que fiquei mais dias.


Planejada e com seu projeto feito em estilo Art Déco, a cidade foi criada para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do centro-oeste, o que deu muito certo, considerando o fato de que Goiânia é hoje a segunda cidade mais populosa da região,  perdendo apenas para Brasília.

Catedral Nossa Senhora Auxiliadora

Conhecida também como a capital de mulheres bonitas (que eu prefiro chamar de "mulheres bem arrumadas e maquiadas"), Goiânia tem muitos lugares para visitar e conhecer, mas apesar de ter turistado em alguns, eu passei mais tempo mesmo foi dentro do hotel, relaxando e descansando.

piscina quase exclusiva

Mas vou falar um pouco dos lugares que visitei...

A antiga estação ferroviária funcionou por 20 anos, sendo desativada em 1970  depois disso o prédio passou por várias reformas e hoje funciona como uma unidade do "atende fácil", central de relacionamento da prefeitura. Ao lado do prédio está a Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor da extinta estrada de ferro de Goiás. 





A Praça Civica é considerada o marco inicial da construção de Goiânia. É nela que está o monumento às três raças feito em homenagem as 3 raças que compõe a origem da cidade: o branco (os bandeirantes), o negro (os escravos) e o índio.


Monumento às Três Raças



Coreto

No centro da cidade existe o pedaço de uma rua que é uma verdadeira galeria a céu aberto de arte urbana feito por 145 grafiteiros de Goiânia... A Rua do Lazer (parte da rua 8), é um espaço de convivência com prédios antigos, bancos de praça e dois becos com quadra,  balanços,  academia e um teatro ao fundo... Podemos apreciar melhor as artes quando as lojas estão fechadas.










O Cemitério Santana é antigo, conservado e com mausoléus bem grandes... eu fiquei bastante curiosa por vários deles possuir uma porta, umas abertas, outras fechadas, outras com alguém batendo... talvez isso signifique a passagem dessa vida pra outra... sei lá!







 
O que achei mais legal mesmo na cidade foi o fato de existir de forma permanente e gratuita um parque de diversão. Isso mesmo! O local é aberto ao público de quinta a domingo das 10h às 16h e não paga pra entrar. O Parque Mutirama foi construído em uma área planejada junto com a fundação de Goiânia e foi inaugurado na década de 60. O lugar foi inspirado nos parques da Disney e o nome é a junção de mutirão + autorama. 














Já no horário da noite, vale a pena passar pelo viaduto Latif Sebba para apreciar o monumento dos três marcos que durante o dia nem é tão bonito quanto quando ele está iluminado.



E para ter uma noção do tamanho da cidade o Gra Rooftop é uma ótima pedida para uma vista incrível,  além dos pratos maravilhosos que são servidos lá...




Enfim, eu ia passar apenas 2 noites e acabei ficando 4. Mas apesar do glamour, o que me fez querer ficar mais tempo mesmo na cidade foi sua infraestrutura. Digamos que depois de "tanta natureza" visitada nos últimos dias eu almejava mesmo uma selva de pedras onde eu pudesse ter um salão de beleza para fazer as unhas... rsrsrs

Nenhum comentário: