terça-feira, 18 de agosto de 2020

Pombal (Paraíba)

Localizada no sertão, Pombal é a quarta cidade mais antiga da Paraíba. Apesar de ser uma "cidade pequena", ela é grande em território,  sendo a segunda maior do estado, pasmem!


Mapa da Paraíba

Foi lá que morei até meus 12 anos de idade. Minha infâcia não foi exatamente "na cidade", eu morava em uma fazenda com meus pais e minhas irmãs, íamos à cidade apenas para assistir aula, fazer feira ou participar de alguns eventos sociais como os desfiles do dia 7 de setembro, a famosa Festa do Rosário ou as festividades de São João onde dançávamos quadrilha. 

Lembro-me de uma cidade limpa e organizada,  com belas casas e ruas largas.

Depois que fui morar na "capital", voltei poucas vezes em Pombal, na sua maioria das vezes para o funeral de algum parente. E quando visitava a cidade por lazer, ficava sempre na fazenda.

Visitei novamente a cidade. Estava de passagem pelo sertão e fiquei lá por 4 dias.

O centro da cidade está mais moderno, possui um sinal de trânsito e várias lojas onde antigamente eram casarões. Continua bonito, limpo e com as mesmas ruas largas.



Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Curiosidade: A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Bom Sucesso, mas a festa mais famosa de lá é a "Festa do Rosário"


Casa de Cultura (antiga cadeia)

Coluna da Hora

Shopping

Típico de interior: comércio em baixo e residência em cima

Universidade

Terminal Rodoviário


Já não posso falar o mesmo dos novos bairros, por onde a cidade está crescendo. Casas construídas sem nenhum tipo de fiscalização,  com calçadas repletas de batentes tornando impossível o acesso de cadeirantes, deficiente visuais, ou até mesmo um idoso. Parece que a antiga gestão não ligava pra isso...



Mas se tem uma coisa boa nas cidades de interior, é a comida! Comi um espetinho de coração de boi que estava simplesmente delicioso.




Passei pela fazenda onde vivi momentos fantásticos da minha infâcia,  hoje com a casa fechada e os arredores habitados por agricultores e criadores de gado.




casa que morei na minha infância 


Minha tia está morando na "casa grande" de lá, onde meus avós moraram e na maior parte da minha infância ela ficou fechada. Hoje possui um lindo jardim!

Nossa casa ainda está toda mobiliada e repleta de utensílios domésticos,  brinquedos e eletrônicos. Ainda juntei uma caixa de "troços" e relíquias e colocamos o que coube no carro.



Algumas coisas minha irmã quis trazer por valor sentimental,  outras eu trouxe pra vender pela Internet mesmo rsrsrs...


Computador TK 90x

Computador TK 95

Discos de Nelson Gonçalves 

Videogame Odyssey

jogo para o videogame odyssey


Acesse mais na minha lojinha: Lojinha da Alê

Enfim, não sei se retornarei mais à Pombal, não tem nada nessa cidade que me dê vontade de retornar, o clima é exageradamente quente e eu ficava o tempo todo com a sensação de estar coberta por terra. Não teve banho que melhorasse.

Já para os amantes do atraso constante das cidades de interior, acho que vale a pena a visita.

domingo, 16 de agosto de 2020

O resgate de Gabriel

Há 4 anos minha irmã decidiu ter outro filho, há 4 anos ela fez tudo "como deve ser feito" para adotar uma criança da forma "legal". Não escolheu sexo, nem cor... Não deu preferência para que fosse um bebê... Ela queria apenas outra criança  para amar assim como ama seu outro filho.

Há 5 anos Gabriel foi retirado da família para viver em um orfanato. Com apenas 4 anos de idade ele foi viver com outras crianças, adolescentes, psicólogos,  pedagogos e outros adultos que nunca seriam seus pais.

Por cinco anos ele esperou que o sistema judiciário pudesse lhe dar uma família que o amasse... Durante esse período ele não aprendeu bem o português,  nem as contas básicas de matemática,  muito menos outras disciplinas... Não teve um bom acompanhamento com sua higiene, não sabendo fazer um asseio após usar o banheiro, escovar bem seus dentes ou até mesmo lavar as mãos antes de uma refeição.

Enquanto ele convivia com "profissionais" que não o ajudaram a evoluir, minha irmã tinha que preencher demasiados papéis provando que tinha condições financeiras, uma "boa" idoneidade religiosa, atestado psiquiátrico, entre outros...

E assim o tempo foi passando... Cada um de um lado, sem poderem se conhecer.

Hoje Gabriel tem 9 anos, talvez já com a personalidade formada, talvez com alguns traumas, talvez com algumas dúvidas,  talvez com alguns sonhos...

Mas agora ele tem uma certeza: possui uma mãe que o ama!

Após uma longa espera, minha irmã finalmente recebeu seu filho adotivo, que será amado e terá uma vida cheia de oportunidades.

Infelizmente a morosidade do sistema judiciário teima em manter as crianças sem famílias, algumas até chegar à idade adulta onde seu principal destino é a rua,  sem percepção de futuro e sem preparo algum para encarar a vida. Sendo em sua maioria das vezes adotadas pelo crime.

Que bom que Gabriel pôde encontrar uma família!

Espero que outros tantos Gabrieis que existem por aí no Brasil e no mundo também encontrem um lugar para viver, crescer e aprender o que é amor.

Mainha e seus 4 netos


quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estou vendendo pela internet

Gente, fiz minha primeira venda pela net!

Recentemente conheci a "enjoei" que é uma empresa brasileira de comércio eletrônico de consumo colaborativo. E o que é  isso??? é um site em que várias pessoas do Brasil desapegam de suas coisas e vendem pela internet.

www.enjoei.com.br

Comprei algumas roupas, bolsas e objetos pessoais lá e adorei a facilidade em navegar pelo site, além dos ótimos preços para comprar e a comodidade de receber em casa.

Então pensei: "Tenho muito cacareco em casa amontoando e ocupando espaço... Vou precisar de dinheiro para viajar... Então, por que não vender todos esses trecos e usufruir das belezas do mundo?"

Comecei a separar as coisas, fotografar e publicar... enchi uma mala de "troço" e trouxe à Parnamirim.


O nome do meu perfil no site é: "Lojinha da Alê" (acesse e veja o que estou vendendo):



Vez ou outra, eu publico mais alguma coisa... 

E com apenas três dias que comecei a publicar, já fiz minha primeira venda!

boneco Ken vendido

boneca Barbie vendida

Depois de vendido, o processo para o envio também é muito simples. Como o comprador é quem paga o frete, a própria enjoei nos envia as etiquetas para colocar na embalagem. Então, é só caprichar no embrulho e entregar nos correios!


Quando o objeto chegar ao destino, o dinheiro entra na minha conta $$$$

Não é o máximo?!