terça-feira, 18 de agosto de 2020

Pombal (Paraíba)

Localizada no sertão, Pombal é a quarta cidade mais antiga da Paraíba. Apesar de ser uma "cidade pequena", ela é grande em território,  sendo a segunda maior do estado, pasmem!


Mapa da Paraíba

Foi lá que morei até meus 12 anos de idade. Minha infâcia não foi exatamente "na cidade", eu morava em uma fazenda com meus pais e minhas irmãs, íamos à cidade apenas para assistir aula, fazer feira ou participar de alguns eventos sociais como os desfiles do dia 7 de setembro, a famosa Festa do Rosário ou as festividades de São João onde dançávamos quadrilha. 

Lembro-me de uma cidade limpa e organizada,  com belas casas e ruas largas.

Depois que fui morar na "capital", voltei poucas vezes em Pombal, na sua maioria das vezes para o funeral de algum parente. E quando visitava a cidade por lazer, ficava sempre na fazenda.

Visitei novamente a cidade. Estava de passagem pelo sertão e fiquei lá por 4 dias.

O centro da cidade está mais moderno, possui um sinal de trânsito e várias lojas onde antigamente eram casarões. Continua bonito, limpo e com as mesmas ruas largas.



Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Curiosidade: A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Bom Sucesso, mas a festa mais famosa de lá é a "Festa do Rosário"


Casa de Cultura (antiga cadeia)

Coluna da Hora

Shopping

Típico de interior: comércio em baixo e residência em cima

Universidade

Terminal Rodoviário


Já não posso falar o mesmo dos novos bairros, por onde a cidade está crescendo. Casas construídas sem nenhum tipo de fiscalização,  com calçadas repletas de batentes tornando impossível o acesso de cadeirantes, deficiente visuais, ou até mesmo um idoso. Parece que a antiga gestão não ligava pra isso...



Mas se tem uma coisa boa nas cidades de interior, é a comida! Comi um espetinho de coração de boi que estava simplesmente delicioso.




Passei pela fazenda onde vivi momentos fantásticos da minha infâcia,  hoje com a casa fechada e os arredores habitados por agricultores e criadores de gado.




casa que morei na minha infância 


Minha tia está morando na "casa grande" de lá, onde meus avós moraram e na maior parte da minha infância ela ficou fechada. Hoje possui um lindo jardim!

Nossa casa ainda está toda mobiliada e repleta de utensílios domésticos,  brinquedos e eletrônicos. Ainda juntei uma caixa de "troços" e relíquias e colocamos o que coube no carro.



Algumas coisas minha irmã quis trazer por valor sentimental,  outras eu trouxe pra vender pela Internet mesmo rsrsrs...


Computador TK 90x

Computador TK 95

Discos de Nelson Gonçalves 

Videogame Odyssey

jogo para o videogame odyssey


Acesse mais na minha lojinha: Lojinha da Alê

Enfim, não sei se retornarei mais à Pombal, não tem nada nessa cidade que me dê vontade de retornar, o clima é exageradamente quente e eu ficava o tempo todo com a sensação de estar coberta por terra. Não teve banho que melhorasse.

Já para os amantes do atraso constante das cidades de interior, acho que vale a pena a visita.

Um comentário:

Claudemir Bezerra disse...



Muito legal! Lembro desse computador dos anos 80, tinha que conectar ele na TV.