As Sete igrejas do Apocalipse na verdade são as congregações mais importantes no início do cristianismo, elas são mencionadas no novo testamento.
«...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia.» (Apocalipse 1:11)
Ao sair de Konya, pude prestar mais atenção em sua arquitetura que é repleta de condomínios verticais, não muito altos, e sempre com uma mesquita por perto. Quase não vemos casas por aqui.
Uma de nossas paradas foi em Aksehir, onde vivem um sábio senhor muito famoso e apreciado na Turquia e no Oriente Médio: Nasreddin Hoca.
Ele chamava atenção pela sua inteligência e seu grande senso de humor que era praticado até nas situações mais dramáticas.
Quando já estava idoso, sua longa barba branca o tornou uma pessoa mais respeitada, fazendo com que outros viessem lhe pedir conselhos. Ele foi sepultado no cemitério de Aksehir, e em todo canto podemos ver estátuas dele sentado "ao contrário" em cima de um burro.
Fizemos uma pequena pausa para usar o banheiro e eu retiro o que disse sobre os vasos sanitários serem "engraçados", na verdade, o banheiro turco de verdade é TERRÍVEL: Um buraco no chão, sem papel higiênico, com uma jarra e uma torneira...
Retornamos ao ônibus e seguimos por mais uma hora ouvindo histórias e piadas sobre os turcos, Então fizemos outra pausa para o almoço. Em um restaurante de beira de estrada, com o mesmo sistema dos demais, paga-se um valor e ele te enchem de comida!
Dessa vez foi servido uma sopa de entrada, seguido de salada de tomates com azeite de romã e empanada. O prato principal foi espetinhos diversos, arroz e verdura grelhada. A sobremesa foi iogurte com mel e semente de papoula (ópio).
Curiosidade: Ainda existem fábricas de ópio na Turquia.
Depois de saciar a fome, seguimos em direção a Laodicéa (uma das sete igrejas)
A cerca de 80 km de Éfeso, Laodiceia era uma cidade muito rica, com centro de comércios muito prósperos na época. Atualmente só existem ruínas...
Apesar de ter sido a primeira igreja a ser visitada em nosso tour, Laodiceia foi a última igreja do Apocalipse. Seria impossível seguir a ordem certa das igrejas nessa viagem.
Seguimos à Pumakkale, que é um sítio natural. Seu nome significa "Castelo de Algodão".
Apesar de ter sido a primeira igreja a ser visitada em nosso tour, Laodiceia foi a última igreja do Apocalipse. Seria impossível seguir a ordem certa das igrejas nessa viagem.
Seguimos à Pumakkale, que é um sítio natural. Seu nome significa "Castelo de Algodão".
Ele é formado pelas precipitações calcárias de uma fonte que nasce na encosta, dessa forma, pequenos canais de água sobrecarregados de sais calcários formam bacias com bordas caneladas carregadas de uma brancura linda.
As águas são térmicas e podemos passear por elas a pé, porém, as saídas de água são controladas e nem sempre todas as bacias estão cheias. Quando fui haviam poucas...
Mesmo assim, entrei em uma delas e quase escorreguei no lodo que possui dentro.
Dica: Muito cuidado para quem for visitar esse lugar, pois dentro das bacias é bem escorregadio!!!
Lá também possui uma entrada monumental da época bizantina.
A visita foi rápida e chegamos bem cedo no hotel. Ficamos hospedados no Tripolis, um dos melhores hotéis até então, com muitos serviços para os hóspedes e uma piscina térmica maravilhosa.
Cada um poderia escolher o que quisesse fazer: tomar banho turco, fazer massagens, dormir, beber, até serviços de pedicure com peixinhos... estávamos livres.
Eu escolhi a piscina térmica onde pude fazer hidromassagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário