segunda-feira, 28 de março de 2011

A noite que acabou de dia...

Enquanto passeava pela América do Sul meu querido irmão mais novo ficou hospedado em meu apartamento, pois, como agora ele é universitário, estava precisando de um lugar para reunir seus colegas da faculdade para “estudar”. Então, durante minhas férias, de vez em quando ele levava uma colega no apartamento para revisar uma prova, ou alguns outros colegas para fazer “trabalho em grupo”.

Enfim... Tão bonzinho que aproveitou a estadia para consertar meu sofá que já estava com a mola quebrada a mais de um ano. Na verdade ele trocou as molas, a espuma, algumas partes de madeira e TODO o revestimento. Ou seja, agora eu tenho um SOFÁ NOVO!!!!!!



Para inaugurá-lo, promovi a “Noite da Pizza”, onde reuni alguns amigos. Cada convidado levou um sabor de pizza e sua bebida. Foi uma noite ótima, conversamos, rimos e comemos pra caramba!!!

O único imprevisto foi um pequeno acidente de manhã cedo, onde batemos com o carro no muro de uma casa.




Bem, a dona da casa vai ganhar um muro novo (até que tava precisando), o carro deu perda total, a motorista ficou com a marca do cinto “tatuada”, a outra que estava na frente quebrou a unha, a que estava do meu lado está com o corpo dolorido e eu quebrei o dedo do pé! (o segundo, pertinho da junta)



Tive que fazer uma pequena cirurgia ontem para colocar dois “fios de Kirschner” no dedo do pé, que quebrou. A parte ruim é que não poderei pilotar a moto por um tempo, pois devo passar alguns dias andando com muletas...




Fora isso está tudo bem. Estamos todas vivas, é o que importa!

UFA!

sábado, 26 de março de 2011

Dicas para um viajante independente

Recebi e-mails, mensagens e telefonemas de amigos e até desconhecidos me fazendo perguntas e pedindo dicas relacionados a viagem. Com isso decidi colocar alguns tópicos que considero de grande importância numa viagem assim.

Em primeiro lugar, você deve estar disposto a viajar. Estar saudável e não ter frescuras.

Se tiver poucos dias, saiba pelo menos qual região quer conhecer, pois para conhecer todo o continente é necessário um período bem longo... Como eu tive menos de 15 dias, escolhi o percurso Uruguai – Argentina – Chile.

Ah... Defina a época do ano também, isso é muito importante! Não gosto de frio, então escolhi o verão, não sinto a menor vontade de viajar toda empacotada com casacos, gorros, cachecol... Um short e uma regata pra mim são ideais. Mas isso vai depender de cada pessoa.

Decida com quem você quer/vai viajar, ou viaje sozinho(a), que pra mim foi a melhor escolha. Algumas companhias, se não forem bem escolhidas podem colocar a baixo toda sua viagem. No entanto, acompanhado ou não, você vai se divertir muito e conhecer bastante gente.

Não basta ter o dinheiro de gastar na viagem, você precisará comprar algumas coisinhas antes de ir. A não ser que você já tenha tudo em casa (como eu não tinha, eu comprei, e foram super importantes).

Segue as dicas:

Para alguns países na América do Sul, você pode viajar sem passaporte, no entanto sua carteira de Identidade deve estar em bom estado de conservação e com a data de emissão inferior a 10 anos. Se seu RG é aquele que ainda tem a foto de quando você era adolescente, vá agora providenciar uma 2ª via dele. Ou pague uns R$ a mais e faça logo seu passaporte (assim você ainda ganha uns carimbos legais nas migrações).

Dependendo do tempo de sua viagem, é vantagem você fazer a carteirinha Internacional do Alberguista, ela dá descontos em albergues filiados a HI (Hostelling Intenational), excursões e festas (você pode comprar a carteirinha no próprio albergue, em sua primeira estadia, ou se preferir, faça pela internet).

Compre um par de tênis confortável, de preferência àqueles para trilhas ou caminhadas. Eu comprei um da marca FILA, não fez calos e é super confortável, eu indico! Não precisa levar uma loja de sapatos, um par de tênis e outro de havaianas está perfeito!



No lugar de uma mala, leve uma mochila, é melhor para transportar e não chama tanta atenção (acredite). Leve também uma mochila menor, para o dia-a-dia.




Leve baterias reservas para a máquina fotográfica, elas sempre descarregam nos melhores momentos das fotos.



Leve um Pen drive para fazer back-up de suas fotos, não deixe-as apenas no cartão de memória da máquina.



Coloque todos os seus produtos de higiene em uma nécessaire, irá facilitar quando for tomar banho. Existe umas que possuem um gancho nelas para que você possa pendurá-las no banheiro, SUPER ÚTIL!




Leve batom de cacau para hidratar os lábios, o clima de lá é muito seco.



Não esqueça de levar óculos escuros, a claridade de lá é muito forte.



Lá só funciona telefones da Claro e da Vivo, se você quer continuar tendo contato através do celular, compre um desses chips, e ligue para a central de atendimentos para o desbloqueio. Ah, você paga para receber ligações.

Não precisa levar toalha, em todo albergue, hotel ou qualquer lugar que você se hospede terá toalhas, nem que seja alugada. São limpas e secas, assim diminuirá em sua bagagem e você não terá nada molhado e fedendo na sua mochila.

As tomadas de lá são de 3 furos, então se o seu carregador de celular ou da máquina fotografia é diferente, leve um adaptador.



Não troque todo o seu dinheiro aqui, as casas de câmbio de lá possuem a cotação bem melhor, sendo mais vantagem comprar o dinheiro lá. Tem casas de câmbio nas rodoviárias e aeroportos, e muitas pelas cidades, no entanto, algumas fecham aos domingos e durante a noite, então, dependendo do seu horário de chegada na cidade é bom ter alguma moeda local em mãos. Compre apenas o suficiente para pagar táxi, ônibus, metrô ou emergências.

Quase todo lugar aceita cartão de crédito (Master, Visa, American...), mas deve ser internacional, se você tem um bom limite, use-o para comprar passagens das viagens entre cidades/países, e também nos restaurantes, assim evita que você ande com dinheiro. Alguns albergues no entanto, só aceitam moeda local. É muito comum encontrar bancos “BCI”, Banco Cirrus ou caixas ATM que estão habilitados com as bandeiras dos cartões de crédito para que você possa fazer saques dele. Vale a pena, é seguro e prático. Ah, mas lembre-se de ligar para a administradora do seu cartão de crédito e comunicar que fará uma viagem internacional, para não ser surpreendido com um “bloqueio” repentino.

Os albergues são bem mais baratos que hotéis, são confortáveis e limpos. E são excelentes lugares para conhecer outros viajantes de todo o mundo. Dê preferência aos que possuem agências de viagens dentro deles, assim você economiza tempo e fica “a par” de todos os passeios.

Faça excursões!!! Nelas você conhecerá lugares que com certeza não conheceria apenas caminhando, conhecerá pessoas e estará seguro.

Ande sempre com um mapa na mão, todas as cidades possui centros de informações à turistas que fornecem o mapa da cidade. Além do ter os principais pontos turísticos, ajuda você à não ser enrolado por um taxista (ah... não confie nos taxistas de Buenos Aires).

E o que pra mim foi essencial: Compre o “Guia criativo para o Viajante Independente na América do Sul”. É um livro com todas as dicas possíveis e imagináveis para esse tipo de viagem. Possui mapas, história das cidades, hotéis, restaurantes, rotas, pontos turísticos e muito mais. Pode ter certeza, que foi minha melhor aquisição.



Bem, é o que lembro no momento, pode ser que para algumas pessoas o que coloquei aqui não tenha importância nenhuma, mas pelo menos para mim, foram fundamenteis.

quinta-feira, 10 de março de 2011

De volta!

Cheguei em Recife perto das 17:00h, a noite fui ao show de Silvério Pessoa na praça do Arsenal, eu estava muito cansada e não consegui curtir como queria, mas o show foi um sucesso, o público vibrava a cada música...



A noite se estendeu até o amanhecer... Dormi feito uma pedra depois, acordei umas 13:00h.

Almocei no Tepan, o restaurante é excelente e tudo lá é gostoso! Aproveitei meu vício e comi um gigante guaiamun, tava com uma vontaaaaade!!!





A noite foi encerrada com vinhos, Smirnoff Ice e boas conversas...

Minhas férias chegaram ao fim! Hoje voltei a trabalhar, e tem muuuuuuuuuuuuuita coisa pra fazer, o tempo está curto, mas é bom voltar a rotina.

Recebi um e-mail fantástico hoje, de uma pessoa muito especial que conheci quando estava em Pucón. Devido à meu tempo corrido, não pude fazer o passeio que levava direto a boca do vulcão Villarrica, então ele gravou lá de cima e enviou o vídeo pra mim! ADOREI!!!



Amanhã terá noite de vinhos no prédio da minha mãe, vamos bebemorar minha volta (também comemorarei o aniversário de um bom amigo, presente na minha lembrança).

ADOREI minhas férias...

ADOREI os lugares que visitei...

ADOREI as pessoas que conheci...

TUDO!!!

domingo, 6 de março de 2011

13º dia - Viajando

Esse foi um dos dias mais longos...

Bariloche - Buenos Ayres - Montevidéo

Ufa!!!

Cheguei em Buenos Ayres perto de meio-dia, peguei um ônibus para ir até o Ferry Boat, só que eu queria ir para o "Buquebus" e o FDP do motorista do ônibus me levou até o "Colônia Express" que fica do outro lado, a mais de 20 quarteiroes de distância...

E eu carregando a mochila com quase 15 kg!!!

Tudo bem... depois de algumas caminhadas e um táxi, pude embarcar até Montevidéo.

Cheguei no Hostel as 20:00h, nem vou dormir para nao perder o horário do vôo para o Brasil, que é as 7:00h. tenho que estar no Aeroporto 2 horas antes, e aqui ainda está em horário de verao... Ou seja, já já!!!

Vou direto para Recife, terá show de Silvério Pessoa... Uhuuuuuu!!!!

Ainda dá pra curtir um pouco do carnaval pernambucano.

Pois é, a aventura Sul Americana acabou, obrigada a todos que me acompanharam.

Bjos!!!!

sábado, 5 de março de 2011

12º dia – Bariloche (Argentina)

Como meu tempo na cidade foi bem restrito, aproveitei apenas para conhecer alguns pontos turísticos da cidade.

Comecei pelo Centro Cívico (que é considerado o coraçao da cidade). Ele fica em frente ao lago e é onde existe a prefeitura, os correios e um museu.






Aproveitei para entrar no “Museu da Patagônia”, lá dentro conta um pouco da história dos índios “Mapuches”. Mas o melhor sao os animais empalhados...








Andei pelas ruas da cidade, e fui nas tantas lojas de chocolates que possui, CHOCOLATES DELICIOSOS!!!!





Depois caminhei um pouco mais para cima (aquí faz muito calor!!!)... Subi até o “Cerro Otto”, que é um morro que chega até 1.400m de altitude. Subi de Teleférico.






Em cima do Cerro tem um telescópio que faz você ver algumas casas lá nas montanhas (é incrível acreditar que pessoas moram tao longe).




Lá também existe uma galeria de artes com obras de “Miguel Angel” (escultor italiano), muito bonitas...









Ah... mas a grande atraçao é a “Confiteria Giratoria”, com uma linda vista da cidade!





Na decida conheci dois portugueses que moram em Joao Pessoa!!! Super legal!!!

Bem, foi isso, peguei uma carona de volta até o Hostel e agora vou para a rodoviária, rumo a Buenos Ayres.

11º dia Viajando até Bariloche (Argentina)

Esse foi um dia inteiro de viagem... Acordei as 6:40h e perdi o ônibus para Osorno que era às 6:15h. Por sorte consegui o ultimo assento disponível no ônibus das 8:00h.

A viagem é longa e o ônibus nao é confortável... A parte boa é apenas a vista (mas nao tenho nunhuma foto).

Cegando em Osorno, só deu tempo fazer um lanche rápido na rodoviária e pegar o ônibus seguinte, rumo a Bariloche.

Essa viagem foi ainda mais cansativa! A parada na alfândega é um saco!!!

O caminho é lindo, cheio de montanhas e lagos... (sem fotos de novo!)

Cheguei em Bariloche às 20:00h, morta de cansada!!! Estava fazendo calor (é bom usar short de novo).

Dei um leve passeio pela cidade, jantei e fui dormir.

Estou hospedada no Hostel “Periko’s”, fica perto de tudo e é muito bom por sinal.

Dia 5 pegarei o ônibus à Buenos Ayres (fazendo o caminho de volta), serao 20 h de viagem... Entao nao darei mais notìcias por enquanto.

Bjos

sexta-feira, 4 de março de 2011

10º dia – Ainda em Pucón

Durmi um pouco mais... acordei umas 9:30h... tava um friozinho gostooooso!!!!

Fui direto para o computador acessar a conta do cartao de crédito.

OBA!!!!!

LIBERADO!!!!

LIMITE DISPONIVEL NOVAMENTE!!!

SOU RICA DE NOVO!!!!

Ainda ganhei um crédito na cotacao do dinheiro por ter pago antecipado... Huhuuuuu

Fui correndo ao banco retirar algum dinheiro, aproveitei e passei no supermercado... Comprei uma garrafa de “Pisco” e outras de vinho. Ah... Lá no supermercado vendia “Kit Rum com coca” para lisos... kkkkkkk



O passeio foi pelos arredores de Pucón... Passamos pela Ponte Turbio, que é onde passa um riacho, e também é um canal de saída das lavas do Vulcao em tempo de erupçao.




Ah... Um fato interressante que o Guia falou: O vulcao entra em erupçao a cada 15/20 anos, e a ultina foi em 1987... rsrsrs Bem animador!

Desse ponto dava para ver o Vulcao Lanín, que fica na Argentina, bem próximo a fronteira com o chile.



Passamos por um longo percursso em estradas de terra até chegar nos lagos e rios.

Entramos numa pequena trilha do “Parque Saltos de Marimán”, onde temos uma bela vista do rio, em que aventureiros praticam "Rafting".







Depois fomos até a regiao dos lagos, onde pude ver “Los ojos del Caburgua” (Olhos do Caburgua, é o ponto onde as águas de um rio subterrâneo emergem da terra), e a encantadora “Laguna Azul”... Que é azul mesmo!!!





Continuando o passeio, fomos até o “Rio Caburgua”, aí sim e uma praia!!!





De todos os pontos dava para ver o Vulcao Villarrica, que nao parava de fumaçar...



Encerramos esse maravilhoso passeio ao desfrute de piscinas térmicas!!!!

MARAVILHOSAS!!!






Nessa excursao haviam mais 4 brasileiros, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Alagoas (como é bom falar português... Rsrsrs), entao marcamos de jantar juntos à noite. Os Alagoanos se renderam ao cansaço, fomos apenas eu (claro) e os dois gaúchos.

Fomos à um bar chamado “Mama’s and Tapa’s”, que parecia apenas um barsinho no início, até descobrirmos que dentro era uma boite!!!





A noite foi regada à vinhos chilenos, voltei ao Hostel às 4:00h da madrugada, “extranhamente” cheia de areia vulcânica na roupa e cabelos... rsrsrs