quarta-feira, 14 de abril de 2010

Beijo

Exercitar dezenas de músculos, libertar endorfinas, combater a depressão, diminuir o stress, queimar calorias...


Ontem foi o dia mundial do beijo, então resolvi colocar algumas coisas que achei interessante sobre o tema:


Beijos mais populares:


No rosto: De leve e com ternura, mostra afeto e intimidade - entre mãe e filho, por exemplo. Também é com esse tipo que, por hábito, cumprimentamos as pessoas.


Selinho: Rápido, apenas encostando nos lábios de alguém. Demonstra amizade ou carinho, uma forma descompromissada de dizer que se gosta da pessoa.


Na Boca: O beijo calmo pretende seduzir e conquistar. Já o arrebatador quer provocar a excitação sexual no parceiro.


Frases a respeito do beijo:


"o beijo faz ir numa viagem para uma ilha deserta e que parece que todas as pessoas desaparecem. É o tele transporte para um paraíso" (Rute Reizinho)


"Estudos indicam que o beijo ajuda a combater a depressão, ou seja, vai fazer com que a pessoa fique menos stressada, mais calma". (Luisa)


"O beijo dá tanto bem-estar e prazer como um bom sexo, além de que é muito mais fácil de fazer, tanto em público, como na intimidade". (Rute Reizinho)


Como o corpo reage:


O antes:

A ansiedade que antecede o beijo na boca faz com que o organismo libere adrenalina. Aí, os batimentos cardíacos e o suor também aumentam. "Isso ocorre sempre que há uma expectativa em relação a qualquer situação, seja para o bem ou para o mal", diz Sonia Brucki, neurologista da Academia Brasileira de Neurologia.


O durante:

"Ao se experimentar uma sensação que nos faz bem, estimula-se a produção de adrenalina e serotonina, substâncias que fazem parte do chamado ‘sistema de recompensa’ do cérebro. É como se o órgão falasse: vá em frente", garante o psicólogo Thiago de Almeida.


Prontos para o sexo:

"As reações químicas que o beijo provoca criam uma tensão no corpo que costuma ser liberada de maneira prazerosa. No homem vem em forma de ereção e, na mulher, de lubrificação", diz Carmita Abdo, médica e coordenadora geral do ProSex, Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP. A partir daí aparece a necessidade do ato. Por isso que dizem que o beijo é o primeiro passo para o sexo. Ele é mesmo!


Arrase na hora H:

Essa é a melhor maneira de melhorar sua técnica! "O beijo amadurece. Ninguém nasce sabendo beijar, mas somos predispostos a ele e aprendemos de forma bem rápida", define Thiago Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo. Além disso, para que ele seja perfeito, o casal deve ter uma boa química.


Mas tome cuidado, pois alguns tipos de beijo não costumam agradar. Dois exemplos: aquele bem molhado, com uma mordida forte nos lábios, e aquele mais "duro", sem que a língua explore a boca do parceiro. Para ter certeza de acertar ao beijar um gato, vá devagar. "Não faça muitas acrobacias com a língua ou com os lábios. À medida que a excitação aumentar, intensifique o beijo", diz Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan.


Interessante, muito interessante:


Para que serve o beijo?


* Demonstrar interesse

Beijar alguém na boca é uma forma de deixar claro que você gosta dela - ou, no mínimo, sente uma forte atração. Antes de tudo, porém, o primeiro beijo entre um casal estabelece um contato íntimo, que marca a aproximação. Além disso, em geral é o primeiro passo para uma noite de sexo.


* Para medir se o amor esfriou

Além de deixar evidente o desejo sexual, o gesto indica se um relacionamento caminha para o fim. "Quando um casal está apaixonado é muito comum que sempre se beijem", mas se o interesse diminui, os beijos não farão mais parte da rotina - nem mesmo na cama. "Pode ser que, no ato sexual, os dois avancem direto para os genitais, excluindo o beijo. Isso mostra que a relação envelheceu e perdeu a força", alerta a especialista. Se este é o seu caso, avalie se seguir numa relação assim vale mesmo a pena.



***


Então? O que estão esperando???


Boa saúde para todos.

Nenhum comentário: