Ah, João Pessoa, minha querida cidade! Eu sou completamente apaixonada por cada cantinho deste lugar.
Dessa vez decidi tirar a manhã inteira para passear pelo centro histórico, que embora alguns lugares vivam em uma eterna reforma, sua beleza e arquitetura é um pedido de clics para qualquer celular ou máquina fotográfica.
Apesar do calor escaldante que estava fazendo, foi emocionante caminhar pelas ladeiras de paralelepípedos e imaginar tudo que já passou por ali. Visitei alguns lugares que me conectou ao passado, a minha adolescência, e ao mesmo tempo, percebi a importância dessa herança cultural para o nosso presente e futuro. Por isso compartilho com vocês.
![]() |
Hotel Globo |
O Hotel Globo é uma joia arquitetônica, possui uma fachada imponente e clássica, o edifício é um testemunho dos dias dourados da cidade. Foi construído em 1928 e é um marco da era do turismo no Nordeste brasileiro. Atualmente, ele é tombado pelo patrimônio histórico e cultural do estado da Paraíba e nos oferece uma vista linda do Rio Paraíba que forma uma paisagem estonteante com pôr do sol.
![]() |
Casa da Pólvora |
A Casa da Pólvora é outro prédio histórico que remonta ao século XVII, em que foi construído para armazenar armas e munições. Suas paredes de pedra, arcos e cúpulas, é um dos exemplos mais significativos da arquitetura militar colonial do Brasil. Atualmente, abriga exposições temporárias, atividades culturais e eventos que celebram a história e a cultura da cidade.
![]() |
Catedral Basílica NS das Neves |
A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves foi construída no século XVI, a igreja é um exemplo notável da arquitetura barroca brasileira e é considerada um marco histórico e cultural da cidade.
![]() |
Igreja de São Francisco |
A Igreja de São Francisco é outra joia arquitetônica que merece destaque. Construída no século XVIII, é um exemplo notável da arquitetura barroca brasileira e é considerada uma das mais belas igrejas do país. A fachada é um espetáculo à parte, com seus detalhes em pedra e madeira que retratam cenas da vida de São Francisco de Assis.
Enfim, eu me sinto uma pessoa de muita sorte por ter crescido nesta cidade e fico muito feliz em poder compartilhar um pouco da beleza dela aqui no blog.
E apesar de em breve eu ter que me despedir mais uma vez desse lugar, sei que um dia vou voltar para admirar novamente.