segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Minha triste realidade


Faz uma semana que cheguei em Fez e não sei se é a sensibilidade por estar menstruada ou se estou com alguns gatilhos psicológicos, mas posso dizer que sair sozinha por aqui está me aterrorizando.

A cidade é suja, feia e com uma poeira infinita, a facilidade de se perder pelas estreitas e caóticas ruas onde o Google Maps não funciona e os marroquinos se aproveitam para cobrar gorjetas por qualquer indicação, além de ficar soltando cantadas desagradáveis. Isso faz com que eu me sinta totalmete impotente e insegura aqui. Hoje eu passei 3 horas tentando chegar no hostel que estava a apenas 15 minutos e isso me fez ter uma crise de choro de até soluçar.

Por outro lado, quando estou dentro do hostel, eu me sinto extremamente bem. A cama é confortável, o banheiro é grande com um bom chuveiro quente, a internet funciona e a comida é deliciosa. 

Estou passando a maior parte do tempo vendo séries, documentários e filmes... O que não é ruim, pois amo fazer isso.

Então não sei ainda quanto tempo vou ficar por aqui... Também não sei se mudar de cidade vai melhorar alguma coisa... Enfim, vou viver um dia de cada vez, como tenho feito ultimamente... Pois sei que em alguns meses voltarei a lugares desenvolvidos onde poderei me sentir livre e segura outra vez.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Until someday, my sun

It was in my freedom that I found yours, and I could feel the depths of love through respect and care.

Harry and me

I don’t know how or when we will see each other again, but It was truly enriching to be with you one more week, and I will cherish our memories.

I feel like I would be happier if I could have you with me, but I also realized that at the crossroads of my life, I just can choose the path, if it to be achievable.


terça-feira, 5 de setembro de 2023

My prince, Harry

There were at least about 10 days of exchanging messages and invitations for meetings that never seemed to coincide. Until one Friday, a blue Mini appeared in front of the hostel to pick me up for a glass of wine.


Inside it, a confident man with sunglasses exuding a good smell...

We went to his house, where I felt very comfortable with Jackson, his Labrador.


Harry is respectful, fun, and extremely sexy. He served me wine and was very patient with my difficulties speaking English.

His manners and personality won me over from the begin.

And his touch... oh, his touch! As he caressed me, my heart beat so strongly that it felt like a gong reverberating from my chest in sync with our harmony. We have an incredible night, I didn't even realize when it was already daytime and I needed to leave to the hostel.

We continued to see each other on various other Fridays that we named "Harry's day". The desire to be together led us to add more days of the week to our encounters, including short walks, visits to cemeteries, series marathons, meetings with friends, and sharing meals.


Our harmony was perfected with each encounter, seven times more!

His ability to understand me while also teaching me was, without a doubt, a differentiator.

Harry is the embodiment of everything I admire in a person: education, kindness, and a truly extraordinary soul.


To me, he is a true prince, not only because of the name he carries, but because of the nobility of his character.

We stayed together until my last day in Northern Ireland, and I said goodbye with a broken heart and a strong desire to stay...

Yes, life with him is a journey I would continue with my eyes closed, even knowing that there may be obstacles along the way.

And the only bad thing about this beautiful story is my feeling of loss for having a traveler's life.

domingo, 6 de agosto de 2023

Blood Alê

Uma das séries que mais gosto de assistir quando tenho tempo livre é "Casamento as Cegas", chego a ver um episódio seguido do outro até o final torcendo para que os casais apaixonados deem certo.

Por um breve momento cheguei a questionar se era realmente possível se apaixonar por alguém sem nunca ter visto. Até que aconteceu algo parecido comigo.

Foram muitas trocas de mensagens, músicas, fotos... Falávamos de preferências, de comida, da família, de opiniões... 

Marcamos um encontro pessoalmente e confesso que eu estava ansiosa por esse dia e já imaginava futuros outros encontros... Sim, eu estava com uma leve paixonite.

Fomos a um bar movimentado, lá conhecemos outro casal e conversamos enquanto bebíamos. Apesar de entender o inglês, o sotaque dificultava minha compreensão, mas pude sentir um pouco de autoridade patriarcal no contesto da conversa.

Fomos a outro bar, dentro do hotel que ele reservou para nós. Conhecemos mais pessoas e seguimos disfrutando, até o memento de subir para o quarto.

Acho que em toda minha vida, nunca estive com alguém tão bruto e tão egoísta.

Não consigo relatar exatamente o que aconteceu,  porque não lembro. Tenho apenas alguns flashes na memória. 

Fui acordada as 3h da manhã por um rapaz bonito e muito bem vestido que entrou "por engano" no quarto. Eu estava nua e havia sangue na cama, nos lençóis e na toalha... Eu estava só. 

O rapaz se apresentou, eu não lembro o nome dele, mas ele tinha uma aparência de gente fina e culta, ele disse que era de Londres...

Ele me perguntou quem eu era e porque eu estava ali... Minha cabeça girava, eu estava com o raciocínio meio lento e apenas disse que estava com alguém.

E quando o descrevi, ele falou: essa pessoa está lá embaixo, no bar do hotel, ele não é uma boa pessoa, ele não bate bem da cabeça, o que você está fazendo aqui? Fuja!

Nossa, aquilo foi tão forte! Eu me levantei, me vesti e saí... Eu me tremia... Foi quando me dei conta de todo o sangue... 

O rapaz perguntou se eu queria ir pro quarto dele, ou outro lugar... Eu disse que não, só queria sair dalí. Então ele desceu comigo e me ajudou a sair do hotel sem que o outro me visse.

Já na rua, eu corri, corri sem olhar pra trás. Cheguei no meu hostel tremendo, assustada, meio grog e dolorida. Desliguei meu telefone e deitei na minha cama. Ainda em chock, demorei muito para conseguir dormir.

Queria que tivesse sido apenas um pesadelo, mas infelizmente não foi.

No outro dia meu celular estava cheio de mensagens e ligações perdidas. Não respondi.

Meu coração estava destroçado e o meu corpo ferido. O rapaz que misteriosamente apareceu na madrugada foi um anjo que me salvou e provavelmente nunca mais o verei.

Percebi o quanto eu estava carente de palavras bonitas a ponto de criar fantasias românticas na minha mente...

Me desapontei mais uma vez com o homem, mas não quero permitir que isso me afete ainda mais.


segunda-feira, 12 de junho de 2023

Autocontrole x Respeito x Discernimento

21h30 e o céu está claro como se fosse dia. Fazia 22° quando comecei a escrever esse texto, a temperatura seguiu baixando gradativamente e mesmo sem estar devidamente agasalhada, não sinto frio...


Estou sentada de forma confortável ao som de Elton Jhon em um dos cômodos de um antigo castelo olhando através da janela para uma grande quantidade de árvores enquanto a noite lentamente se apresenta...


Na minha cabeça um turbilhão de sentimentos que tento colocar em palavras mas não encontro-as... Talvez uma das coisas mais fascinantes em estar viajando sozinha é passar por conflitos emocionais e ver como eu mesma reajo diante deles.

Ontem eu senti desejos fortes e devido a não reciprocidade alheia eu me vi em uma situação em que não sei denominar se foi de autocontrole, respeito ou discernimento.

Autocontrole é a capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. Essa habilidade não diz respeito a frear ou impedir que os sentimentos nos atinjam, mas trata de uma forma mais saudável de lidar com as emoções, especialmente as negativas.

Respeito designa um sentimento positivo, consideração pelas qualidades reais do respeitado, seja uma pessoa ou para entidade, e também ações específicas e condutas representativas daquela estima. Não deve ser confundido com tolerância, porque essa não implica necessariamente algum sentimento positivo.

Discernimento é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas. Além da utilização racional descrita acima, o termo discernimento possui acepções e é empregado nas seguintes linhas de pensamento: psicologia, filosofia e espiritualidade.

Na verdade o que aconteceu comigo foi um mix dos 3, eu não imaginada que na Inglaterra pudesse ser tão difícil se relacionar com alguém. Ainda não sei se isso é bom ou ruim... Mas percebi que devo aumentar minha dose de "simancól".


domingo, 4 de junho de 2023

Ulverston (Inglaterra)

Quando me apliquei para esse voluntariado, eu não sabia muito sobre... Fiz como sempre: busquei um lugar que oferecesse as 3 refeições e o mínimo de conforto (quarto e banheiro).

Vim de trem de Liverpool até Ulverston, uma cidade pequena que fica localizada no noroeste da Inglaterra, no condado de Cumbria.

Com um charme histórico e cultural distinto, suas ruas de paralelepípedos extremamente limpas me conquistaram de primeira. Ulverston é conhecida por ser o local de nascimento de Stan Laurel, da famosa dupla de comediantes Laurel & Hardy, ou para nós brasileiros: O Gordo e O Magro, há inclusive um museu dedicado a eles e estátuas por toda a cidade.






No alto da cidade está o Hoad Monument, que é um monumento em formato de farol feito em homenagem ao Sir John Barrow, que foi um explorador naval britânico. Apesar da aparência, ele não é apenas um farol funcional, mas também um museu, e oferece uma bela vista.


A principal atração mesmo da cidade é exatamente o lugar no qual eu estarei voluntariando pelos próximos 30 dias: O Templo Budista Kadampa – Manjushri KMC.


Trata-se de um dos templos budistas Kadampa mais importantes do mundo. Foi fundado em 1975 e se tornou um centro de referência internacional para o budismo moderno. Cercado por bosques e trilhas naturais, fica localizado a 40 minutos de caminhada do centro da cidade.

Não pratico o budismo, nem tenho conhecimento a respeito, mas acredito que terei boas experiências por aqui.

Vídeo do quarto dos voluntários do sexo feminino (sim, dormíamos separados dos homens)

sábado, 3 de junho de 2023

Liverpool - Inglaterra (Reino Unido)

Após a permanência de 90 dias dentro do Espaço Schengen eu tive que buscar algum país para passar o tempo necessário fora dele, que é de no mínimo mais 90 dias.

Então eu fui para o Reino Unido.... A migração até que foi bem tranquila, me perguntaram o que eu vim fazer e se eu tinha dinheiro, daí eu falei que ia para um templo budista (próximos capítulos) e disse que tinha um cartão de crédito com um bom limite.

Cheguei pela cidade de Liverpool... Mas  quando eu comprei a passagem de avião, eu não tinha a  menor ideia de como ou quão famosa era a cidade... Eu apenas comprei o vôo mais barato e mais próximo de onde será meu próximo voluntariado em  Ulverston (Inglaterra).




Liverpool é uma cidade portuária localizada no noroeste da Inglaterra, conhecida por sua rica história marítima, cultura vibrante e, claro, por ser o berço de uma das bandas mais famosas do mundo: os Beatles. Não é a toa que tem um Submarino amarelo no aeroporto.


Tem um ônibus que vai do aeroporto até o centro da cidade, e claro que fui nele...



Liverpool foi fundada em 1207, mas sua ascensão começou no século XVIII, quando se tornou um dos maiores portos do mundo. Durante a Revolução Industrial, a cidade prosperou como um centro comercial, especialmente no comércio marítimo, que incluía importação de algodão, tabaco e até mesmo envolvimento no comércio de escravos.


Atualmente é reconhecida como uma cidade de herança cultural rica. Em 2008, foi nomeada Capital Europeia da Cultura. Abriga várias galerias de arte, museus e teatros.






A arquitetura é linda!!!! E a Catedral é impressionante de grande...



O grupo musical Os Beatles surgiu em Liverpool no início dos anos 1960 e rapidamente eles se tornaram um dos maiores fenômenos culturais e musicais da história.

Eles começaram a tocar em clubes locais em Liverpool, como o famoso Cavern Club antes de assinar um contrato com a gravadora EMI, e é por isso que vemos eles em toda a cidade...



A cidade de Liverpool abraçou sua herança dos Beatles. Há museus dedicados à banda, como o The Beatles Story, e passeios pelos lugares icônicos da cidade, como Penny Lane e Strawberry Fields, que foram imortalizados em suas canções. E CLARO que eu fiz esse passeio...



Rua de Liverpool mundialmente conhecida pela canção dos Beatles

Portão do Strawberry Field

O grupo foi formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. E eu pude passar na frente da cassa que morou 3 deles.

casa que viveu Paul McCartney

casa que viveu John Lennon

casa que viveu George Harrison

Apesar de não entender quase nada do que o guia falava, o tour foi muito bom e eu ainda pude conhecer uma galera legal...

Gil, a garçonete que não lembro o nome, Rodrigo e eu

A noite, ÓBVIO que fui no Caverna né? Lugar massa, música massa, gente bonita, vinho barato... Perfeito!








Voltei caminhando para o hostel as 3 horas da madrugada, bêbada e sozinha. Fiz algumas paradas pelo caminho entrando em outros bares e karaokê... Nunca me senti tão feliz!

Roberval e eu

Nem o fato do dono do Hostel ter me trocado de quarto (sem me avisar), fazendo com que eu sem um pingo de coordenação motora forrasse a cama de cima do beliche sem acordar os demais, para depois subir e dormir... rsrsrsrs

Foram apenas 3 noites, mas eu amei tudo, cada lugar, as pessoas, os bares... Já quero voltar!

domingo, 28 de maio de 2023

Ressaca com TPM

É incrível como os hormônios podem mexer com o emocional de uma mulher... As vezes desejo chegar logo na menor pausa só para deixar de sentir a sensibilidade melancólica da minha TPM.

São quase duas da tarde e estou sentada em uma cafeteria na cidade de Burgos (Espanha) onde provavelmente devo ficar por mais umas 3 horas enquanto espero o ônibus que me levará até Portugal.


Já pedi todo tipo de líquido (sem álcool) desde suco, café, leite, chá e muita, muita água para curar a ressaca de ontem, ressaca alcoólica misturada com ressaca moral. As vezes acredito que romantizo muito a vida... Mas até que não é ruim, a vida de viajante é incrível, principalmente quando queremos "sumir do mapa" passando por dentro dele.

Hoje é um daqueles dias que choro até vendo vídeos no Instagram... Ainda bem que passa!

sábado, 27 de maio de 2023

Castrojeriz (Espanha)

Há uns 40km de Burgos, Castrojeriz é uma pequena joia localizada na região de Castilla e Leon (norte da Espanha). Embora seja uma cidade pequena, com uma população que mal ultrapassa os 800 habitantes, ela desempenha um papel significativo para os peregrinos que percorrem o Caminho Francês, uma das rotas mais tradicionais e populares do Caminho de Santiago.




peregrinos do Caminho de Santiago

A cidade está situada em uma colina, o que lhe confere uma vista panorâmica dos campos. A sua rua principal se estende por cerca de um quilômetro e meio e cruza toda a cidade rodeada de construções históricas.













Castrojeriz tem uma história que remonta aos tempos romanos e visigodos, mas foi na Idade Média que a cidade realmente se tornou um importante ponto de parada para os peregrinos no Caminho de Santiago, fazendo com que fossem construídas igrejas, albergues, mosteiros e hospitais para atender os peregrinos, muitos dos quais ainda existem hoje.


É impossível chegar na cidade e não notar as ruínas de um Castelo (Castrillo de Murcia) que domina a paisagem do alto de uma colina. Embora hoje restem apenas ruínas, o castelo já foi uma fortaleza estratégica importante na defesa da região.















O cemitério fica um pouco afastado, mas claro que eu não ia deixar de visitá-lo.




No entanto, não foi a história da cidade que me fez chegar até ela... Eu fui para voluntariar em um albergue turístico para peregrinos. Meu trabalho consistia em servir o café da manhã e o jantar (5 horas por dia) e em troca recebi a hospedagem em um quarto privado, 2 folgas semanais, todas as refeições, vinho e picolé a vontade.







Foram 15 dias vivendo em um lugar onde fui recebida como se fosse da família... Conheci pessoas maravilhosas, tive noites divertidas e pude fazer boas amizades. Ainda fui convidada à voltar na próxima temporada que será em setembro, dessa vez para trabalhar e receber o pagamento em Euro, além de todas as outras coisas que já recebi como voluntária. Com certeza esse lugar mudará pra sempre o rumo de minha viagem.

José, Belén e eu

eu e Belén (dona do Albergue)

eu, José, Belén, Sandra e José Maria

Andrés (atrás), Gabriel, eu e Paty

***

Assista aqui os stories que publiquei no meu Instagram nessa viagem que conta algumas curiosidades sobre meu voluntariado e o Caminho de Santiago: Veja aqui