Durante o Terceiro Reich, o político alemão Paul Joseph Goebbels proferiu a seguinte frase: "... é mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez."
As vezes uma mentira é tão repetida que faz com que a própria pessoa que a inventou acredite nela. É como se fosse uma defesa para fugir de críticas ou apenas a saída mais fácil de sair do problema.
Pra mim a maior traição é a mentira, principalmente quando é dada a oportunidade para que se fale a verdade. Tento ser a pessoa mais sincera possível, mesmo que esse fato possa causar dor. Acho que nunca é tarde para voltar atrás e contar a verdade, mesmo que talvez os meios não alterem o fim.
Tem pessoas que preferem esconder suas vontades, ou fingir que elas não existem... Tenho amigas que escondem de seus maridos/companheiros o simples fato de consumir uma Ice, ou de que tem dinheiro na conta, ou que fuma, ou simplemente que um dia já beijou outra pessoa... E assim vivem numa relação de mentiras achando que traição é só quando eles "ficam" com outras pessoas.
O que causa esse impulso de viver algo tão irreal? Será o fato de provar aos outros o que não quer ver em si mesmo? Ou simplesmente uma fuga de suas fraquezas?
A insegurança não pode ser tão forte a ponto de iludir outras pessoas... A insegurança deveria atingir apenas quem é inseguro. Atração, desejo, saciedade e vontade nunca foi traição, todos somos sucetiveis a sentir e viver isso, basta estar disposto. Trair é mentir, enganar, iludir... Pode consultar no dicionário.
A mentira pode ser um ótimo consolo quando não se quer ter aborrecimentos, mas é uma péssima saída quando se quer paz.
Para tudo existe os dois lados: o verdadeiro e o falso. E todo mundo é livre para escolher entre mentir ou falar a verdade...
Segundo o crítico, escritor e jornalista português Miguel Esteves Cardoso, “quase todas as mentiras são provocadas. As principais culpadas são as perguntas que se fazem”. Devemos então não perguntar?
Diante deste questionamento, eu só posso confirmar que muito mais do que a mentira em si, por mais irrelevante que ela possa parecer, dói muito mais a sensação de não conseguir mais acreditar.
***
"... O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser... Nunca diga "te amo" se não te interessa... Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem... Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar em lágrimas por causa de ti... A coisa mais cruel que alguém pode fazer com outra pessoa é permitir que ela se apaixone quando não se tem a intenção de viver o mesmo..." (Martha Medeiros - texto resumido e adaptado)